Pesquisar No Site
Caraguatatuba registra aumento de 51% no número de MEI’s nos últimos quatro anos

Caraguatatuba registra aumento de 51% no número de MEI’s nos últimos quatro anos
O número de Microempreendedores Individuais (MEI’s) registrados em Caraguatatuba subiu de 4.475 para 6.766 entre os anos de 2015 e 2019, período afetado pela crise econômica brasileira iniciada em 2014. A quantidade de MEI’s cadastrado no município aumentou em 51% nos últimos quatro anos.

#PraCegoVer: Agente de desenvolvimento do Posto do Sebrae Aqui atendendo empresário (Foto: Luis Gava/PMC)
De acordo com o Escritório Regional do Sebrae/SP de São José dos Campos, muitos desses novos empreendedores formalizados já exerciam algum tipo de atividade econômica informalmente como “hobby” ou “bico” para complementar a renda familiar.
Desde o início da crise, em 2014, o montante de desempregados no Brasil praticamente dobrou, passando de 6,75 milhões para 13,4 milhões atualmente.
Mais de 1,2 milhão de pessoas entraram para a população desocupada no primeiro trimestre do ano, na comparação com o último trimestre de 2018. Com isso, o total de pessoas à procura de emprego no país chegou a 13,4 milhões. A taxa de desocupação subiu para 12,7%, mas ainda é inferior aos 13,1% atingidos no primeiro trimestre do ano passado. Esses são os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada hoje pelo IBGE.
O consultor de negócios do Sebrae/SP, Alexandre Garcia, disse que muitos desses MEI’s exerciam já alguma atividade econômica como uma espécie de hobby para ajudar nas finanças. “Com a crise dos últimos anos, essa atividade deixou de ser uma segunda fonte de renda para se tornar a principal”, avalia. “Ao se formalizar como MEI, o profissional passa a ter CNPJ e facilidades com a abertura de conta bancária, empréstimos, emissão de notas fiscais, obrigações e direitos de uma pessoa jurídica, bem como direito a auxílio-maternidade, afastamento remunerado por problemas de saúde, aposentadoria, entre outros benefícios”, destaca.
De acordo com Garcia, a Sala do Empreendedor e o Posto do Sebrae Aqui da Prefeitura de Caraguatatuba oferecem todo o suporte para o segmento. “Os MEI’s, microempresários e empresários de pequeno porte contam com um atendimento contínuo na Sala do Empreendedor e no Posto do Sebrae Aqui, que envolve planejamento, capacitação, consultoria e orientação em função do investimento da Prefeitura de Caraguatatuba”, concluiu.
Sala do Empreendedor e Posto do Sebrae Aqui
Em abril desse ano, Prefeitura de Caraguatatuba entregou oficialmente a Sala do Empreendedor, por meio de uma parceria com Escritório Regional do Sebrae/SP de São José dos Campos.
O espaço é para MEI’s (Microempreendedores Individuais) receber orientações de como sair da informalidade, além de obter informações sobre abertura de empresa, atividades desenvolvidas, recolhimento de taxas e encaminhamentos para a inscrição municipal.
Quando um profissional autônomo informal se cadastra como um MEI, passa a ter CNPJ, ou seja, tem facilidades com a abertura de conta bancária, no pedido de empréstimos e na emissão de notas fiscais, além de ter obrigações e direitos de uma pessoa jurídica, auxílio-maternidade, afastamento remunerado por problemas de saúde, aposentadoria e enquadramento no Simples Nacional para isenção dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL).
A Sala do Empreendedor está instalada em frente ao Posto “Sebrae Aqui”, inaugurado em janeiro do ano passado. O Sebrae Aqui auxilia os empresários, empreendedores e microempreendedores individuais na criação ou no aprimoramento do negócio (MEI, ME e EPP) com cursos, palestras, oficinas e consultorias presenciais nas áreas de empreendedorismo, gestão, inovação e mercado.
A Sala do Empreendedor de Caraguatatuba (no prédio da Secretaria de Governo) está localizada na Av. Frei Pacífico Wagner, 1.011 – Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3889-1410 ou pelo e-mail sala.empreendedor@caraguatatuba.sp.gov.br
O Posto do Sebrae Aqui de Caraguatatuba fica na Av. Frei Pacífico Wagner, 1.011 – Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3882-3854 ou e-mails sebraeaqui@caraguatatuba.sp.gov.br ou pae.caragua@gmail.com.
Veja Também Recentes

Saúde promove ação com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo
A Secretaria de Saúde, por meio dos setores de coordenação e articulação de Saúde Mental, da coordenação do Centro de Reabilitação e da coordenação da Saúde da Mulher fez uma ação conjunta com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), nessa sexta-feira (4), onde foi proporcionado um

Kits para Corrida de Aniversário da Cidade são entregues a competidores
A sede do Fundo Social de Caraguatatuba ficou lotada na manhã desta quinta-feira (17), para a entrega dos kits da Corrida de Aniversário da Cidade. Mais de mil corredores estão confirmados para a edição de 2025. A lista completa de inscritos está disponível no site oficial da Prefeitura de Caraguatatuba

Travessão recebe 1ª audiência pública do PPA 2026-2029 e LDO 2026 de Caraguatatuba nesta quinta-feira
A primeira audiência pública descentralizada do Plano Plurianual (PPA) de 2026 a 2029 e da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de Caraguatatuba para 2026 será nesta quinta-feira (24/4), às 19h, na Emei/Emef Profº Alaor Xavier Junqueira, no Travessão. A apresentação das peças orçamentárias continua nas próximas sexta e

Programação dos Jogos Abertos da Juventude sub-18 continua no fim de semana
A programação esportiva dos Jogos Abertos da Juventude sub-18 continua no próximo fim de semana em Caraguatatuba, com as modalidades ‘basquete masculino’ e ‘tênis de mesa masculino’. Pelo ‘basquete masculino’, Caraguatatuba entra em quadra para enfrentar São Sebastião, na casa do adversário, no Ginásio Municipal “Gringão” (José de Souza Gringo),

Videoteca Lúcio Braun exibe documentário “Viajante das Marés” de Litiane Fernandez em maio
A Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, apresenta no dia 16/5 (sexta-feira), às 19h, a pré-estreia do documentário “Viajante das Marés”, de Litiane Fernandez. A sessão tem entrada gratuita e convida o espectador a um mergulho em um universo no qual a tradição é tanto bênção quanto fardo, e o mar é