Pesquisar No Site

Escondidinho Dengo de mãe da escola Euclydes Ferreira é o vencedor do Chef Caraguá

Publicado em: 20/06/2019
Destaques
Escondidinho Dengo de mãe da escola Euclydes Ferreira é o vencedor do Chef Caraguá
Escondidinho Dengo de mãe da escola Euclydes Ferreira é o vencedor do Chef Caraguá

A EMEF Prof.º Euclydes Ferreira foi a grande vencedora do concurso culinário Chef Caraguá. A notícia foi anunciada na noite desta quarta-feira (19/06), em cerimônia realizada no clube Ilha Morena.

#PraCegoVer: Sentadas em auditório, as cozinheiras participantes do concurso Chef Caraguá. (Fotos: Divulgação/PMC)

O prato “Escondidinho Dengo de Mãe” foi o mais bem avaliado pelas crianças que participaram das degustações. Com a conquista, o prato passa a fazer parte do cardápio da rede municipal de ensino.

As autoras da receita são as cozinheiras Helena Isnaldo Ferreira, Graziele Batista Pereira, Beuclisia Alves Lobato, Gislene Ferreira dos Santos, Eliana Luiz Pimenta dos Santos. Elas expressaram sua emoção pela conquista e disseram que se sentiram motivadas por entenderem a importância da boa alimentação na fase de desenvolvimento das crianças. “Todo mundo diz e é verdade, cozinhar é um modo de amar”, disseram.

Como reconhecimento pelo desempenho elas foram premiadas com um cheque no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais), valor que será dividido entre as cozinheiras.

#PraCegoVer: Em pé, os convidados se servem em buffet. O prato servido é o vencedor, Escondidinho Dengo de Mãe. (Fotos: Divulgação/PMC)

A cerimônia contou com a presença do prefeito Aguilar Junior, da secretária de Educação Márcia Paiva, e demais autoridades, além das equipes representantes das 34 unidades escolares que participaram do concurso.

A Diretora de Alimentação Escolar, Fernanda Nunes, destacou que o empenho e dedicação das cozinheiras foram tão grandes que os pratos das duas escolas melhores colocadas atendem aos pré-requisitos e farão parte do cardápio da rede municipal de ensino, pois tiveram boa aceitação por parte dos alunos.

Os pratos que ficaram em 2º e 3º lugar no concurso foram:

Bobó Maravilha da EMEI Maria De Lourdes Lucarelli Perez, elaborado pelas cozinheiras Jandira de Sousa de Freitas e Tania de Souza Menezes.

Balaio de Frango da CEI/EMEI Prof.ª Vera da Silva Santos (Fazendinha), elaborado pelas cozinheiras Glaucia Soares Viana, Angela Maria da Silva e Maria Aparecida Rodrigues de Meira.

O engajamento das equipes foi tão perceptível que outras categorias também foram premiadas:

Prêmio Revelação: CEI Maria Elma Mansano

Prêmio Emoção: EMEF Lúcio Jacinto

Prêmio Apresentação Técnica: CEI Thereza Yanesse

Prêmio Criatividade: EMEF Gardelin

Prêmio Melhor receituário: EMEF Jane Focesi

As participantes receberam medalhas pela participação no concurso e concorreram ao sorteio de prêmios que foram doados por parceiros do projeto, comerciantes e fornecedores locais, que aderiram ao objetivo de valorização do trabalho das cozinheiras.

O prefeito Aguilar Junior declarou que o projeto se tornou uma referência na educação, agradeceu o empenho e dedicação de todos os envolvidos e disse às cozinheiras: “Vocês fazem a diferença na vida das nossas crianças. Parabéns”.

A equipe vencedora, da EMEF Euclydes Ferreira, também foi convidada pelo prefeito a participar da abertura do Festival Gastronômico Caraguá a Gosto.

Após a cerimônia, os convidados se divertiram numa festa com muita música e animação e todos puderam saborear o prato vencedor!

 

O Concurso

O Chef Caraguá é uma competição culinária idealizada pelo setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação de Caraguatatuba e conta com o apoio da empresa Convida Refeições, empregadora das cozinheiras.

O objetivo é desenvolver novas preparações saborosas e saudáveis para a alimentação escolar, além de valorizar e incentivar o trabalho das cozinheiras.

Pré-requisitos: utilizar somente produtos fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação. Temperos cultivados nas hortas escolares também são permitidos.

Critérios avaliados: sabor, apresentação, tempo de preparo, porcionamento (prato feito), valor nutricional, praticidade e aceitação das crianças.

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Água Viva Coral_Caraguá Canta e Encanta
Água Viva Coral celebra 32 anos de história e reúne grupos da região no “Encontro Caraguá Canta & Encanta”

O Água Viva Coral completou 32 anos de história no mês de junho e, para celebrar, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) promove no dia 1º de agosto (sábado), a partir das 18h30, no Teatro Mario Covas, o “Encontro Caraguá Canta & Encanta”. A entrada é gratuita. O

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 30/06/2026
06_26- Roda de concersa CAPS II Apresentração do livro O Caminho do Meio de Leopoldo Pontes- Foto Luís Gava(PMC) (5)
CAPS II promove roda de conversa a partir de livro escrito por paciente em Caraguatatuba

O Grupo de Biblioterapia do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) de Caraguatatuba promoveu, na última sexta-feira (26), uma roda de conversa sobre o livro “O Caminho do Meio”, escrito por Leopoldo Luiz Rodrigues Pontes, de 68 anos, paciente atendido pela unidade. A atividade reuniu usuários do serviço para discutir

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 30/06/2026
Exposição “Carelli – O tom de uma vida inteira” abre nesta sexta no Macc com obras inéditas do artista
Exposição “Carelli – O tom de uma vida inteira” abre nesta sexta no Macc com obras inéditas do artista

Com pinturas, mosaicos e painéis cerâmicos, a mostra centenária de Antonio Carelli tem abertura nesta sexta-feira (3/7), às 19h, no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc). Com curadoria de Bel Galvanese, Bernadete Silva, Ana Dias, Edson Macedo e Rafael Marotti, integrantes do Núcleo Desenho Vivo, “Carelli – o tom

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 03/07/2026
Líderes no serviço público de Caraguatatuba concluem treinamento Conexão Liderança
Líderes no serviço público de Caraguatatuba concluem treinamento Conexão Liderança

O treinamento “Conexão Liderança”, iniciativa da Secretaria de Governo, Secretaria de Administração, por meio da Escola de Governo, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) São José dos Campos, reuniu cerca de 30 servidores públicos em cargos de liderança, em três dias de

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 07/07/2026
Programa Ruas da Esperança realiza ação integrada de abordagem com 24 pessoas em situação de rua em Caraguatatuba
Programa Ruas da Esperança realiza ação integrada de abordagem com 24 pessoas em situação de rua em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou, na manhã da última quarta-feira (8), mais uma ação integrada do Programa Ruas da Esperança, que percorre diferentes regiões do município com o objetivo de oferecer acolhimento, orientação e encaminhamentos à população em situação de rua, além de promover a limpeza e organização dos espaços

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 13/07/2026