Pesquisar No Site
Escondidinho Dengo de mãe da escola Euclydes Ferreira é o vencedor do Chef Caraguá
Escondidinho Dengo de mãe da escola Euclydes Ferreira é o vencedor do Chef Caraguá
A EMEF Prof.º Euclydes Ferreira foi a grande vencedora do concurso culinário Chef Caraguá. A notícia foi anunciada na noite desta quarta-feira (19/06), em cerimônia realizada no clube Ilha Morena.

#PraCegoVer: Sentadas em auditório, as cozinheiras participantes do concurso Chef Caraguá. (Fotos: Divulgação/PMC)
O prato “Escondidinho Dengo de Mãe” foi o mais bem avaliado pelas crianças que participaram das degustações. Com a conquista, o prato passa a fazer parte do cardápio da rede municipal de ensino.
As autoras da receita são as cozinheiras Helena Isnaldo Ferreira, Graziele Batista Pereira, Beuclisia Alves Lobato, Gislene Ferreira dos Santos, Eliana Luiz Pimenta dos Santos. Elas expressaram sua emoção pela conquista e disseram que se sentiram motivadas por entenderem a importância da boa alimentação na fase de desenvolvimento das crianças. “Todo mundo diz e é verdade, cozinhar é um modo de amar”, disseram.
Como reconhecimento pelo desempenho elas foram premiadas com um cheque no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais), valor que será dividido entre as cozinheiras.

#PraCegoVer: Em pé, os convidados se servem em buffet. O prato servido é o vencedor, Escondidinho Dengo de Mãe. (Fotos: Divulgação/PMC)
A cerimônia contou com a presença do prefeito Aguilar Junior, da secretária de Educação Márcia Paiva, e demais autoridades, além das equipes representantes das 34 unidades escolares que participaram do concurso.
A Diretora de Alimentação Escolar, Fernanda Nunes, destacou que o empenho e dedicação das cozinheiras foram tão grandes que os pratos das duas escolas melhores colocadas atendem aos pré-requisitos e farão parte do cardápio da rede municipal de ensino, pois tiveram boa aceitação por parte dos alunos.
Os pratos que ficaram em 2º e 3º lugar no concurso foram:
Bobó Maravilha da EMEI Maria De Lourdes Lucarelli Perez, elaborado pelas cozinheiras Jandira de Sousa de Freitas e Tania de Souza Menezes.
Balaio de Frango da CEI/EMEI Prof.ª Vera da Silva Santos (Fazendinha), elaborado pelas cozinheiras Glaucia Soares Viana, Angela Maria da Silva e Maria Aparecida Rodrigues de Meira.
O engajamento das equipes foi tão perceptível que outras categorias também foram premiadas:
Prêmio Revelação: CEI Maria Elma Mansano
Prêmio Emoção: EMEF Lúcio Jacinto
Prêmio Apresentação Técnica: CEI Thereza Yanesse
Prêmio Criatividade: EMEF Gardelin
Prêmio Melhor receituário: EMEF Jane Focesi
As participantes receberam medalhas pela participação no concurso e concorreram ao sorteio de prêmios que foram doados por parceiros do projeto, comerciantes e fornecedores locais, que aderiram ao objetivo de valorização do trabalho das cozinheiras.
O prefeito Aguilar Junior declarou que o projeto se tornou uma referência na educação, agradeceu o empenho e dedicação de todos os envolvidos e disse às cozinheiras: “Vocês fazem a diferença na vida das nossas crianças. Parabéns”.
A equipe vencedora, da EMEF Euclydes Ferreira, também foi convidada pelo prefeito a participar da abertura do Festival Gastronômico Caraguá a Gosto.
Após a cerimônia, os convidados se divertiram numa festa com muita música e animação e todos puderam saborear o prato vencedor!
O Concurso
O Chef Caraguá é uma competição culinária idealizada pelo setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação de Caraguatatuba e conta com o apoio da empresa Convida Refeições, empregadora das cozinheiras.
O objetivo é desenvolver novas preparações saborosas e saudáveis para a alimentação escolar, além de valorizar e incentivar o trabalho das cozinheiras.
Pré-requisitos: utilizar somente produtos fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação. Temperos cultivados nas hortas escolares também são permitidos.
Critérios avaliados: sabor, apresentação, tempo de preparo, porcionamento (prato feito), valor nutricional, praticidade e aceitação das crianças.
Veja Também Recentes
Copa da Criança de Futebol abre competição com rodada de muitos gols em Caraguatatuba
O Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) e o Campo do Perequê-Mirim receberam a primeira rodada da Copa da Criança de Futebol, no sábado (29) com partidas nas categorias feminino e masculino. A competição reuniu jovens atletas, familiares, comissões técnicas e amantes do esporte. Na categoria sub-7, o Projeto Nova
Adriano Nunes realiza tarde de autógrafos de “Dicionário de Afetos” de no Macc
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) abre espaço para celebrar a trajetória de mais um artista do município. No dia 29 de agosto, das 15h30 às 18h, o museu recebe o professor, historiador, poeta e artista plástico Adriano Nunes para a tarde de autógrafos de “Dicionário de
Defesa Civil alerta para onda de calor e risco de incêndios
A Defesa Civil de São Paulo alerta para uma massa de ar quente que deve atuar no estado entre sexta-feira (28) e segunda-feira (31), o que favorece temperaturas elevadas e baixos índices de umidade relativa do ar em praticamente todo o território paulista, chegando entre 30ºC e 35ºC, com índice
Caraguatatuba lança novo Currículo Municipal da Educação Infantil e fortalece política pública para primeira infância
A Educação Infantil de Caraguatatuba passa a contar, oficialmente, com um documento que reúne a identidade da rede municipal, organiza as práticas pedagógicas e projeta os próximos avanços da primeira etapa da Educação Básica. Elaborado pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Apoio Pedagógico da Educação Infantil, o novo
Caraguatatuba mantém 14 praias monitoradas pela Cetesb próprias para banho
Caraguatatuba está com todas as 14 praias monitoradas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) próprias para banho. O resultado consta no boletim de balneabilidade divulgado no dia 30 de julho e considera as amostragens realizadas entre 28 de junho e 26 de julho. Foram classificadas como próprias