Pesquisar No Site

Sepedi doa mudas de planta rica em ferro e proteína

Prefeitura distribui mudas de árvores a funcionários da Casa de Saúde Stella Maris
Sepedi doa mudas de planta rica em ferro e proteína

Mudas da planta Ora-pro-nóbis (do latim ‘ora por nós’) estão disponíveis para doação na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no bairro Jardim Jaqueira. Interessados podem retirar gratuitamente as mudas no local.

#PraCegoVer: mulher retira uma muda para doação; ela veste bermuda jeans e blusa preta (Fotos: Laís Fontes/PMC)

As plantas foram doadas pelo aposentado José Odilon de Almeida, 71 anos, que entregou na quinta-feira (11/06), 500 mudas da Pereskia Aculeata, popularmente conhecida como Ora-pro-nóbis.

Seu Odilon sempre teve contato com o meio ambiente e acredita que a planta tenha influência em seu tratamento de câncer. “Todos os dias eu tomava chá das folhas e há 13 anos estou curado, por isso resolvi doar e compartilhar com meus amigos da Sepedi, relatou o aposentado.

José Odilon é frequentador do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) nas atividades de ginástica, musculação e bocha. Atualmente tem plantado outros tipos de muda, fruto de um trabalho de reflorestamento ambiental.

#PraCegoVer: mulher abaixada escolhendo mudas expostas no chão (Fotos: Laís Fontes/PMC)

As folhas da Ora-pro-nóbis são ricas em proteína, podendo ser usadas cruas ou cozidas. A planta é uma cactácea trepadeira folhosa e espinhosa. É bastante rústica, perene, desenvolvendo-se bem em vários tipos de solo, tanto à sombra como ao sol.

Também é usada para fins medicinais, ajudando até a curar anemia, por ser rica em ferro. As folhas também são ricas em vitaminas A, B e C, magnésio, cálcio e fósforo.

Dona Edna Lucia, de 61 anos já garantiu sua muda. “Sempre uso na alimentação. Há anos sou apreciadora da verdura. Com as folhas faço panquecas, pão e outros tipos de massas. É muito fácil, só bater no liquidificador e fica uma delícia, além de ser muito saudável”, disse.

A Sepedi está localizada na Avenida Jorge Burihan, 30 – Jardim Jaqueira (próximo à rodoviária).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Nota Oficial - Pesar
Nota oficial – Pesar

O governo municipal de Caraguatatuba manifesta pesar pelo falecimento de Lúcio Fernandes, ocorrido nesta sexta-feira (6), aos 77 anos. Figura histórica da política local, Lúcio foi vereador por três mandatos consecutivos, entre as legislaturas de 1977 a 1992, além de presidir a Casa de Leis no biênio 1981 a 1983.

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 06/06/2025
Neste sábado tem Projeto Hip Hop na Praça do Travessão
Neste sábado tem Projeto Hip Hop na Praça do Travessão

Neste sábado (31/5), às 19h, será realizada a segunda edição do projeto “Hip Hop nas Praças”, o encontro de cultura urbana de Caraguatatuba. Desta vez o evento é na Praça Jorge de Castro, na Avenida José da Costa Pinheiro Júnior, no bairro Travessão, em frente ao Polo Cultural. O evento

Leia Mais Licitação Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 29/05/2025
Campeonato Máster 50 e 60 anos reúne 17 times e começa neste sábado em Caraguatatuba
Campeonato Máster 50 e 60 anos reúne 17 times e começa neste sábado em Caraguatatuba

O Campeonato Máster 50 e 60 anos de Futebol começa neste sábado (28) em Caraguatatuba. A competição reúne um total de 17 equipes, sendo 12 na categoria Máster 50 anos e cinco na categoria Máster 60 anos, com atletas experientes de Caraguatatuba e região. Os jogos da rodada de abertura

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 26/06/2025
“Mostra Livre de Cinema 2025” traz sessões gratuitas em vários locais da cidade
“Mostra Livre de Cinema 2025” traz sessões gratuitas em vários locais da cidade

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) em parceria com o programa Pontos MIS do Museu da Imagem e do Som, realiza a “Mostra Livre de Cinema 2025″ com entrada gratuita. A Mostra é um festival internacional realizado em diversas cidades do estado de São Paulo e ao longo

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 26/06/2025
‘Jazz nas escolas’ marca início do 7º Festival de Jazz em Caraguatatuba
‘Jazz nas escolas’ marca início do 7º Festival de Jazz em Caraguatatuba

Antes mesmo das primeiras notas ecoarem na Praça da Cultura com a 7ª edição do Festival de Jazz, o evento já começa a encantar Caraguatatuba com o projeto “Vem para o Jazz”, uma ação especial que leva música ao ambiente escolar. O projeto promove uma experiência educativa, interativa e cultural

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 05/06/2025