Pesquisar No Site
Curta metragem provoca debate sobre conscientização ambiental
Curta metragem provoca debate sobre conscientização ambiental
A exibição do curta metragem ‘Praia de Plástico’, na noite de sexta-feira (07/06), na Praça do Caiçara, fez os presentes discutirem sobre a importância da conscientização ambiental. A iniciativa ocorreu dentro do projeto ‘Cinema nos Bairros’, da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba como parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente.
Produzido pela Associação Caraguatás Ambiental (ACA), o filme fala sobre a ocupação da Praia da Mococa, na região Norte de Caraguatatuba, e suas consequências. O presidente da entidade, Pedro Caetano, alertou que o município já chegou a contribuir com 45% do total de manguezais do litoral Norte e hoje restam menos de 5%. “Não estamos dando a devida importância para esse tema”.
Já o vice-presidente da ACA, Roque Alves Pereira, destacou estudo do Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo (IOUSP) onde aponta que até o final do século haverá elevação do nível do mar em 1,60 metro, sendo 80 centímetros nos próximos 40 anos. “Muitas casas estão comprometidas e temos de pensar nas gerações futuras, nos nossos filhos e netos que podem encontrar uma região devastada se nada for feito”.
O produtor rural Alexandre Luiz Campos Serra, de Abra de Dentro, destacou que o filme é triste ao mostrar como a população tem prejudicado a vida marinha. “Nós que usufruímos da praia temos de dar atenção ao nosso lixo”.
Na avaliação da professora de Biologia, Ana Rosa, “é preciso sensibilizar para pensar na nossa região que é tão linda, mas está suja. Temos de praticar hábitos saudáveis”.
Ex-escoteiro, Anderson Luis Gonçalves Junior foi fundo no debate: “nada muda se não mudarmos a mentalidade” e fez um questionamento: “Será que não tem outra opção além das sacolas plásticas dos supermercados. O que me preocupa são as pessoas saírem da zona de conforto, de deixar as suas prioridades”.
A coordenadora de Ecologia e Cine, Foto e Vídeo da Fundacc, Bruna Caldas, destaca que o objetivo do encontro foi retomar o projeto Cinema nos Bairros com uma discussão sobre esse tema tão urgente.
As próximas sessões serão nos dias 19, às 13h, no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), com o filme ‘O Exótico Hotel Marigold’, como ação alusiva ao Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, e no dia 29, às 19h, no Campo de Futebol Society do Ipiranga, com o documentário ‘Caiçara – às Margens do Brasil’, em comemoração ao Dia do Pescador.
Veja Também Recentes
Adesão ao Refis da Prefeitura de Caraguatatuba será prorrogada por mais dois meses
Contribuintes terão mais 60 dias para aderir ao benefício do Programa de Recuperação Fiscal (Refis – LC 152/2026 – anistia) da Prefeitura de Caraguatatuba. Um decreto com mais detalhes sobre a prorrogação do vencimento do Refis ainda será editado e publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município, no site https://diariooficial.caraguatatuba.sp.gov.br/public/consulta.
Frutos da Nossa Terra – II Edição marca 9º aniversário do Banco Municipal de Alimentos de Caraguatatuba
O Governo Municipal de Caraguatatuba promove, no dia 28 de agosto, a segunda edição do evento “Frutos da Nossa Terra”, em celebração ao 9º aniversário do Banco Municipal de Alimentos de Caraguatatuba. A programação será realizada das 8h30 às 13h, no Centro Universitário Módulo do campus Martim de Sá, localizado
Feira Casar em Caraguá 2026 abre inscrições para empresas e fornecedores locais
A Prefeitura de Caraguatatuba abriu nesta quinta-feira (20) as inscrições para empresas interessadas em participar da Feira Casar em Caraguá 2026. Promovido pela Secretaria Municipal de Turismo, o evento será realizado nos dias 25, 26 e 27 de setembro, no Mirante do Camaroeiro, e pretende aproximar casais de fornecedores da
PAT de Caraguatatuba oferece 102 vagas de emprego nesta quarta-feira
Quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho pode procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba nesta quarta-feira (19). Ao todo, estão disponíveis 102 vagas de emprego em diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Antes de comparecer ao atendimento, os candidatos devem
Caraguatatuba abre inscrições para cursos gratuitos do Projeto Digital Jovem SP
A Secretaria Municipal de Governo, em parceria com o Instituto Cequalis e o Ministério do Trabalho e Emprego, traz para Caraguatatuba o Projeto Digital Jovem SP, que oferece três cursos gratuitos de tecnologia e capacitação profissional. O projeto é destinado a jovens de 16 a 29 anos, e as inscrições