Pesquisar No Site

Na Semana de Meio Ambiente, alunos da rede municipal participam de visitas ao ecoponto e viveiro municipal

Na Semana de Meio Ambiente, alunos da rede municipal participam de visitas ao ecoponto e viveiro municipal
Na Semana de Meio Ambiente, alunos da rede municipal participam de visitas ao ecoponto e viveiro municipal

Os últimos dias da Semana do Meio Ambiente estão repletos de atividades em Caraguatatuba. Na tarde de quinta-feira (06/06), 19 alunos do 1º ano D da Escola EMEI Prof. Lúcio Jacinto dos Santos, do bairro Tinga, participaram de uma visita ao Ecoponto Golfinhos, onde puderam conhecer o objetivo do espaço, materiais recebidos e também a destinação correta de cada tipo de resíduo. A visita foi guiada pelo técnico Reinaldo Gomes, gestor ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP).

#PraCegoVer: Alunos da EMEI Prof. Lúcio Jacinto dos Santos caminham pelo ecoponto acompanhadas pelo guia. Elas estão passando ao lado das caçambas verdes (Foto: Mayara Peixoto/PMC)

Para a professora Laura Maria da Silva, foi uma experiência bastante interessante. “Os alunos gostaram muito, questionaram e se divertiram. Aprenderam sobre a importância da reciclagem e prometeram cobrar os pais”, comentou.

Na sexta-feira (07/06) pela manhã, foi a vez dos alunos do 9º A, da Emef Profª Maria Moraes de Oliveira, participarem das atividades da Semana de Meio Ambiente. Também guiados pelo técnico Reinaldo, os alunos puderam conhecer o Viveiro Municipal. Os alunos puderam aprender sobre as espécies nativas, mudas e diversas outras curiosidades como a extração do açaí, o crime de extração dos palpitos, a cana de açúcar e os ciclos que são quebrados e levam algumas árvores à extinção.

#PraCegoVer: Alunos da EMEI Prof. Lúcio Jacinto dos Santos posam para foto junto com professora e guia. Abaixo delas está uma caçamba verde repleta de podas de árvores (Foto: Mayara Peixoto/PMC)

De acordo com o aluno Sócrates Porto Alves (14), foi um passeio diferente. “Eu não conhecia. Foi bom poder aprender sobre as plantas e tirar minhas dúvidas”, disse.

Para Poliana Sanches (14), também foi um momento divertido e repleto de coisas novas. “Eu também não sabia que existia um viveiro e com guia ficou muito interessante o passeio. A história do palmito e açaí me chamaram a atenção. Além disso pude conhecer as mudas e muitas árvores diferentes. Agora quero plantar árvores”, destacou a aluna.

#PraCegoVer: Alunos da Emef Profª Maria Moraes de Oliveira no Viveiro Municipal escutam explicação sobre tipos de plantas. Eles estão reunidos em um pequeno círculo. Há uma placa com a descrição do viveiro (Foto: Mayara Peixoto/PMC)

Segundo a professora Aline, passeios como esses são estimulantes. “Eles participaram de uma gincana na escola e receberam esse passeio como prêmio. Eles gostam, interagem e voltam mais animados para a sala de aula”.

Para o gestor Reinaldo Gomes, atividades como essas, que despertam o interesse nas questões ambientais, são fundamentais. “Eles são curiosos, querem aprender, então é preciso estimular cada vez mais um olhar para isso. Precisamos preservar, reciclar, plantar e proteger nosso meio ambiente e eles são nossos maiores agentes fiscalizadores”, explicou.

As escolas que tiverem interesse em realizar visitas guiadas educativas no Viveiro Municipal, Ecopontos ou Cooperativas, devem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, no setor de Projetos e Educação Ambiental pelo telefone (12) 3897-2530 ou direto no setor responsável na Secretaria de Educação, no número (12) 3897-7000.

Mais informações, no site: www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/meio-ambiente/

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Enviar mensagem para o Whatsapp é a mais nova forma para pagar o estacionamento rotativo Zona Azul
Enviar mensagem para o Whatsapp é a mais nova forma para pagar o estacionamento rotativo Zona Azul

Caraguatatuba conta com mais uma facilidade para fazer o pagamento do estacionamento rotativo de vagas na região central da cidade, a zona azul. Com acesso pelo WhatsApp, o interessado pode enviar uma mensagem para o número 81-4003-1476. Em seguida, irá selecionar a opção desejada: 1- Cadastrar placa para notificação e

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 04/04/2024
Caraguá tem representante no reality de confeitaria “Que Seja Doce”, exibido no canal GNT
Caraguá tem representante no reality de confeitaria “Que Seja Doce”, exibido no canal GNT

O município de Caraguatatuba está sendo representado pelo confeiteiro Felipe Barreto Pereira na 10ª temporada do reality de confeitaria ‘Que seja Doce’, exibido pelo canal GNT. Morador de Caraguá há oito anos, onde atua como professor de confeitaria, Felipe passou pela primeira prova do reality e agora, no dia 9

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 05/04/2024
Cerca de 150 mil atendimentos foram realizados durante cinco anos no Pró-Mulher
Cerca de 150 mil atendimentos foram realizados durante cinco anos no Pró-Mulher

O Centro de Referência da Mulher, o Pró-Mulher, completa cinco anos neste sábado (20). O equipamento é um diferencial nos cuidados com a saúde da mulher, garantindo mais qualidade de vida, através de um olhar diferenciado, acolhimento e mais atenção às pacientes. Neste período, o Pró-Mulher realizou cerca de 150

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/04/2024
Prefeitura faz alteração no trânsito da Miguel Varlez para obras e ônibus mudam rota
Prefeitura faz alteração no trânsito da Miguel Varlez para obras e ônibus mudam rota

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, fará alteração temporária no trânsito da avenida Miguel Varlez, no trecho entre o Trevo 1º Centenário (do Supermercado Silva Indaiá) até a ponte sobre o rio Santo Antonio (ao lado do Hospital Stella Maris). O

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 15/04/2024
Caminhada do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo reúne mais de 200 pessoas em Caraguatatuba
Caminhada do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo reúne mais de 200 pessoas em Caraguatatuba

A Caminhada alusiva ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, realizada neste domingo (8), reuniu mais de 200 pessoas na Praça da Cultura, na orla da praia do centro. Com o tema “Valorize as capacidades e respeite os limites”, a caminhada fechou a série de eventos sobre o autismo,

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Secretaria de Esportes e Recreação Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 08/04/2024