Pesquisar No Site
Na Semana de Meio Ambiente, alunos da rede municipal participam de visitas ao ecoponto e viveiro municipal
Na Semana de Meio Ambiente, alunos da rede municipal participam de visitas ao ecoponto e viveiro municipal
Os últimos dias da Semana do Meio Ambiente estão repletos de atividades em Caraguatatuba. Na tarde de quinta-feira (06/06), 19 alunos do 1º ano D da Escola EMEI Prof. Lúcio Jacinto dos Santos, do bairro Tinga, participaram de uma visita ao Ecoponto Golfinhos, onde puderam conhecer o objetivo do espaço, materiais recebidos e também a destinação correta de cada tipo de resíduo. A visita foi guiada pelo técnico Reinaldo Gomes, gestor ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP).

#PraCegoVer: Alunos da EMEI Prof. Lúcio Jacinto dos Santos caminham pelo ecoponto acompanhadas pelo guia. Elas estão passando ao lado das caçambas verdes (Foto: Mayara Peixoto/PMC)
Para a professora Laura Maria da Silva, foi uma experiência bastante interessante. “Os alunos gostaram muito, questionaram e se divertiram. Aprenderam sobre a importância da reciclagem e prometeram cobrar os pais”, comentou.
Na sexta-feira (07/06) pela manhã, foi a vez dos alunos do 9º A, da Emef Profª Maria Moraes de Oliveira, participarem das atividades da Semana de Meio Ambiente. Também guiados pelo técnico Reinaldo, os alunos puderam conhecer o Viveiro Municipal. Os alunos puderam aprender sobre as espécies nativas, mudas e diversas outras curiosidades como a extração do açaí, o crime de extração dos palpitos, a cana de açúcar e os ciclos que são quebrados e levam algumas árvores à extinção.

#PraCegoVer: Alunos da EMEI Prof. Lúcio Jacinto dos Santos posam para foto junto com professora e guia. Abaixo delas está uma caçamba verde repleta de podas de árvores (Foto: Mayara Peixoto/PMC)
De acordo com o aluno Sócrates Porto Alves (14), foi um passeio diferente. “Eu não conhecia. Foi bom poder aprender sobre as plantas e tirar minhas dúvidas”, disse.
Para Poliana Sanches (14), também foi um momento divertido e repleto de coisas novas. “Eu também não sabia que existia um viveiro e com guia ficou muito interessante o passeio. A história do palmito e açaí me chamaram a atenção. Além disso pude conhecer as mudas e muitas árvores diferentes. Agora quero plantar árvores”, destacou a aluna.

#PraCegoVer: Alunos da Emef Profª Maria Moraes de Oliveira no Viveiro Municipal escutam explicação sobre tipos de plantas. Eles estão reunidos em um pequeno círculo. Há uma placa com a descrição do viveiro (Foto: Mayara Peixoto/PMC)
Segundo a professora Aline, passeios como esses são estimulantes. “Eles participaram de uma gincana na escola e receberam esse passeio como prêmio. Eles gostam, interagem e voltam mais animados para a sala de aula”.
Para o gestor Reinaldo Gomes, atividades como essas, que despertam o interesse nas questões ambientais, são fundamentais. “Eles são curiosos, querem aprender, então é preciso estimular cada vez mais um olhar para isso. Precisamos preservar, reciclar, plantar e proteger nosso meio ambiente e eles são nossos maiores agentes fiscalizadores”, explicou.
As escolas que tiverem interesse em realizar visitas guiadas educativas no Viveiro Municipal, Ecopontos ou Cooperativas, devem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, no setor de Projetos e Educação Ambiental pelo telefone (12) 3897-2530 ou direto no setor responsável na Secretaria de Educação, no número (12) 3897-7000.
Mais informações, no site: www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/meio-ambiente/
Veja Também Recentes
Conselho Municipal de Educação aprova currículo da Educação Infantil de Caraguatatuba
O Conselho Municipal de Educação (CME) de Caraguatatuba aprovou, durante reunião ordinária realizada na terça-feira (7), a minuta do Currículo Municipal da Educação Infantil. O documento, elaborado pela Secretaria Municipal de Educação por meio do Apoio Pedagógico, passa a orientar as práticas pedagógicas da rede municipal de ensino e reafirma
Alunos do curso de instalador de ar-condicionado tipo Split recebem certificação em Caraguatatuba
A primeira turma do curso de Instalador de Ar-Condicionado Tipo Split formada por 16 alunos concluiu as aulas, terça-feira (7). A qualificação foi oferecida, gratuitamente, pela Secretaria Municipal de Governo dentro do programa Profissionaliza Caraguá e teve carga horária de 56 horas. A capacitação foi ministrada pelo instrutor do Serviço
Prefeitura de Caraguatatuba realiza plantão do Refis na quinta e sexta-feira do feriado estadual da Revolução de 32
Moradores e veranistas podem aproveitar o feriado prolongado da Revolução Constitucionalista de 1932 para aderir ao Programa de Recuperação Fiscal (Refis – LC 152/2026 – anistia) da Prefeitura de Caraguatatuba nas próximas quinta e sexta-feira, dias 9 e 10 de julho, das 8h às 14h, na Seção de Recuperação de
Arraiá da Paróquia Santa Terezinha começa na sexta-feira com tradição, fé e cultura em Caraguatatuba
A Paróquia Santa Terezinha, localizada no bairro Martim de Sá, realiza o 26º Arraiá a partir desta sexta-feira (3/7) até o dia 26 de julho, com comidas típicas, show de prêmios, festas e missas para fiéis, moradores e visitantes. A festa integra a Rota das Quermesses, iniciativa que reúne as
Caraguatatuba recebe Mundial de Sambo de Praia e evidencia esporte de combate inédito no país
Caraguatatuba recebe, nos dias 12 e 13 de setembro, o Campeonato Mundial de Sambo de Praia, evento esportivo de luta realizado pela primeira vez no Brasil. A competição deve reunir atletas de mais de 30 países e faz parte do calendário da Federação Internacional de Sambo (FIAS). Na edição de