Pesquisar No Site

Na Semana de Meio Ambiente, alunos da rede municipal participam de visitas ao ecoponto e viveiro municipal

Na Semana de Meio Ambiente, alunos da rede municipal participam de visitas ao ecoponto e viveiro municipal
Na Semana de Meio Ambiente, alunos da rede municipal participam de visitas ao ecoponto e viveiro municipal

Os últimos dias da Semana do Meio Ambiente estão repletos de atividades em Caraguatatuba. Na tarde de quinta-feira (06/06), 19 alunos do 1º ano D da Escola EMEI Prof. Lúcio Jacinto dos Santos, do bairro Tinga, participaram de uma visita ao Ecoponto Golfinhos, onde puderam conhecer o objetivo do espaço, materiais recebidos e também a destinação correta de cada tipo de resíduo. A visita foi guiada pelo técnico Reinaldo Gomes, gestor ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP).

#PraCegoVer: Alunos da EMEI Prof. Lúcio Jacinto dos Santos caminham pelo ecoponto acompanhadas pelo guia. Elas estão passando ao lado das caçambas verdes (Foto: Mayara Peixoto/PMC)

Para a professora Laura Maria da Silva, foi uma experiência bastante interessante. “Os alunos gostaram muito, questionaram e se divertiram. Aprenderam sobre a importância da reciclagem e prometeram cobrar os pais”, comentou.

Na sexta-feira (07/06) pela manhã, foi a vez dos alunos do 9º A, da Emef Profª Maria Moraes de Oliveira, participarem das atividades da Semana de Meio Ambiente. Também guiados pelo técnico Reinaldo, os alunos puderam conhecer o Viveiro Municipal. Os alunos puderam aprender sobre as espécies nativas, mudas e diversas outras curiosidades como a extração do açaí, o crime de extração dos palpitos, a cana de açúcar e os ciclos que são quebrados e levam algumas árvores à extinção.

#PraCegoVer: Alunos da EMEI Prof. Lúcio Jacinto dos Santos posam para foto junto com professora e guia. Abaixo delas está uma caçamba verde repleta de podas de árvores (Foto: Mayara Peixoto/PMC)

De acordo com o aluno Sócrates Porto Alves (14), foi um passeio diferente. “Eu não conhecia. Foi bom poder aprender sobre as plantas e tirar minhas dúvidas”, disse.

Para Poliana Sanches (14), também foi um momento divertido e repleto de coisas novas. “Eu também não sabia que existia um viveiro e com guia ficou muito interessante o passeio. A história do palmito e açaí me chamaram a atenção. Além disso pude conhecer as mudas e muitas árvores diferentes. Agora quero plantar árvores”, destacou a aluna.

#PraCegoVer: Alunos da Emef Profª Maria Moraes de Oliveira no Viveiro Municipal escutam explicação sobre tipos de plantas. Eles estão reunidos em um pequeno círculo. Há uma placa com a descrição do viveiro (Foto: Mayara Peixoto/PMC)

Segundo a professora Aline, passeios como esses são estimulantes. “Eles participaram de uma gincana na escola e receberam esse passeio como prêmio. Eles gostam, interagem e voltam mais animados para a sala de aula”.

Para o gestor Reinaldo Gomes, atividades como essas, que despertam o interesse nas questões ambientais, são fundamentais. “Eles são curiosos, querem aprender, então é preciso estimular cada vez mais um olhar para isso. Precisamos preservar, reciclar, plantar e proteger nosso meio ambiente e eles são nossos maiores agentes fiscalizadores”, explicou.

As escolas que tiverem interesse em realizar visitas guiadas educativas no Viveiro Municipal, Ecopontos ou Cooperativas, devem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, no setor de Projetos e Educação Ambiental pelo telefone (12) 3897-2530 ou direto no setor responsável na Secretaria de Educação, no número (12) 3897-7000.

Mais informações, no site: www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/meio-ambiente/

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Parque Natural do Juqueriquerê recebe visita de idosos e PcDs do Ciapi
Parque Natural do Juqueriquerê recebe visita de idosos do Ciapi

O Parque Natural Municipal do Juqueriquerê (PNMJ), em Caraguatatuba, recebeu na tarde dessa sexta-feira (15) a visita de 59 idosos e pessoas com deficiência (PcDs), do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI-Acalento). O objetivo do passeio foi oferecer ao grupo uma tarde de lazer

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 15/03/2024
FLIC 2024 terá mais de 100% de aumento na participação de escolas particulares
FLIC 2024 terá mais de 100% de aumento na participação de escolas particulares

A secretária de Educação, Márcia Paiva, e a equipe do Apoio Pedagógico da Secretaria de Educação de Caraguatatuba se reuniram na manhã desta terça-feira (5/3) com representantes de escolas particulares para apresentação da Feira Literária de Caraguatatuba com o objetivo de despertar nos dirigentes o interesse em participar da maior

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 05/03/2024
Caraguatatuba recebe a 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 em abril
Caraguatatuba recebe a 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 em abril

Caraguatatuba receberá a 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 no dia 14 de abril, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), a partir das 8h. As inscrições devem ser concluídas até o dia 9. A expectativa para este ano é bastante positiva já que são esperados 1.300 pessoas, entre

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 25/03/2024
Prefeitura fiscaliza denúncia de extravazamento de esgoto na Prainha e desmatamento na Martim de Sá
Prefeitura fiscaliza denúncia de extravazamento de esgoto na Prainha e desmatamento na Martim de Sá

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, e em parceria com a Polícia Militar Ambiental, realizou uma fiscalização após denúncia de um suposto extravazamento de esgoto na Prainha, região central da cidade. Na oportunidade, acompanhado de técnicos da Sabesp, a equipe da Prefeitura e os policiais ambientais

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 12/03/2024
Programa Educa Sabesp promove capacitação para professores da rede municipal de Caraguatatuba
Programa Educa Sabesp promove capacitação para professores da rede municipal de Caraguatatuba

Em comemoração ao Mês da Água, a Sabesp realiza nesta quinta-feira (14/3), das 8h às 11h, na Estação de Tratamento de Água (ETA) Porto Novo, uma capacitação para 20 professores da rede municipal de Caraguatatuba junto ao Programa Educa Sabesp. A iniciativa da Companhia, em parceria com a Prefeitura de

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 13/03/2024