Pesquisar No Site
Caraguatatuba possui vagas de emprego para pessoas com deficiência

Caraguatatuba possui vagas de emprego para pessoas com deficiência
Deficiente auditiva bilateral, Fernanda Regina Oliveira, de 30 anos, tem um desejo: oferecer uma vida melhor aos filhos com a futura contratação em uma loja de departamentos. Gustavo Vieira de Oliveira, de 18 anos, diagnosticado com autismo, conseguiu há duas semanas o tão sonhado emprego com carteira assinada.

#PraCegoVer: mulher em cadeira de rodas conversa com duas pessoas com deficiência que estão sentadas em circulo. (Foto: Luis Gava/PMC)
As duas histórias são fruto do trabalho realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e o PAT, que promovem e incentivam a inclusão de pessoas com deficiência (PcD) no mercado de trabalho.
Nesta semana, o setor de empregabilidade da Sepedi conta com cinco vagas de emprego, nas áreas de atendente, ajudante e vendedor. Segundo Ana Canuto, responsável pelo setor, as vagas mais procuradas são, repositor de loja, atendente, promotor de vendas, administrativa, motorista, empacotador e ajudante de caminhão.
Para realizar a inscrição e ser encaminhado à oportunidade de trabalho é necessário que o candidato compareça à Sepedi com laudo médico com CID (validade depende do tipo de deficiência), RG, CPF e currículo ou envie por email: emprega.pcd@caraguatatuba.sp.gov.br.
De janeiro a maio deste ano, 11 pessoas com deficiência foram empregadas em diversas áreas e empresas da cidade. A Sepedi realiza a intermediação entre o empregador e os candidatos, por meio do envio de currículo.

#PraCegoVer: jovem segurando caixas de tinta de cabelo e colocando na prateleira; (Foto: Luis Gava/PMC)
Segundo o setor de empregabilidade da Sepedi, esses números poderiam ser maiores. “As pessoas ainda têm preconceitos, quando deveriam pensar que contratar uma pessoa com deficiência é promover a inclusão”, explica Ana Canuto.
Ela ainda destaca: “A empresa só tem a ganhar. Para muitas pessoas com deficiência, trabalhar vai além da questão financeira, mas sim, adquirir experiência, interação social e também trabalhar o emocional, ocupando o tempo”.
Fernanda estava desempregada há dois anos. Ela conta que cria os dois filhos sozinha e precisava muito de um emprego. “Quando soube que a Sepedi realizava este cadastro, corri e me inscrevi. Em menos de uma semana me ligaram e agendaram entrevista para uma loja de departamentos da cidade”, disse.
Atualmente Fernanda está em processo de contratação. Toda a documentação já foi entregue, aguardando apenas a admissão. “Sou muito grata a todos que me ajudaram, hoje respiro aliviada”, relatou.
Já Gustavo, contratado por uma grande rede de farmácias, vê no primeiro emprego, a oportunidade de um futuro melhor, ganhando experiência e desenvolvendo suas habilidades. “Todos têm capacidade, é só saber explorar e se conhecer melhor. Arrisque!”, destacou o jovem.
O subgerente da loja, Thiago Monteiro Mathias, vê a contratação de pessoas com deficiência como qualquer outra vaga de trabalho. “Para nós é normal, sempre contratamos e todas as experiências foram boas e até melhores que com pessoas que não têm deficiência, pois eles se doam mais e querem ofertar o melhor para a empresa”, conta Thiago.
“Os comércios precisam abrir essas portas e acreditar no potencial e capacidade do candidato. É uma chance de ofertar uma vida melhor e mostrar que todos podem fazer o que quiserem, basta acreditar”, afirmou o subgerente.
A Sepedi está localizada na Rua Jorge Burihan, 10 – Jardim Jaqueira, telefone: 3886-3071 – horário de atendimento, das 8h às 17h.
Veja Também Recentes

Festival de Tênis de Mesa da Apae reúne atletas de dez cidades em Caraguatatuba
O município recebeu o 4º Festival de Tênis de Mesa da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) na última quarta-feira (24), nas dependências do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). O evento reuniu atletas das Apaes de Guararema, Itaquaquecetuba, Jacareí, Ilhabela, São Sebastião, São José dos Campos, Arujá,

Sessão ExistênciaS apresenta filme ‘Suçuarana’ nesta sexta-feira na Videoteca Lúcio Braun
A Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, exibe nesta sexta-feira (26/9), às 19h, o filme ‘Suçuarana’ (2025), dirigido por Clarissa Campolina e Sérgio Borges. A exibição integra a ‘Sessão ExistênciaS’ – uma realização do Ponto de Cultura Cineclube Sambaqui. A entrada é gratuita. O longa-metragem conta a história de Dora, uma

Resultado final da avaliação de títulos de docentes da 2ª chamada do Concurso de 2023 de Caraguatatuba é divulgado
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) publicou o resultado definitivo complementar da avaliação de títulos de cargos do magistério do Edital 03 do Concurso Público de 2023 do governo municipal de Caraguatatuba na Edição 1.703 do Diário Oficial Eletrônico do Município da última segunda-feira (6/10) e no site https://conhecimento.fgv.br/concursos/prefcaraguatatuba/3. A convocação

Produtores locais de Caraguatatuba participam da 6ª Feira Agroecológica na Unidade de Tratamento de Gás
A Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) recebeu, na segunda-feira (13), a 6ª edição da Feira Agroecológica. O evento contou com a participação de produtores da agricultura familiar de Caraguatatuba e de empreendedoras locais que comercializam produtos saudáveis. A feira tem como objetivo aproximar os colaboradores da UTGCA

3º Mutirão de Cirurgia Oral agiliza atendimentos para extração de siso no Centro de Especialidades Odontológicas
Caraguatatuba recebeu o 3º mutirão de cirurgia oral no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no último sábado (27), com objetivo de diminuir a fila de espera para extração de dentes do siso. Durante a ação, 11 dos 15 pacientes agendados compareceram para a realização das cirurgias. Foram realizadas 13 extrações