Pesquisar No Site

Caraguatatuba possui vagas de emprego para pessoas com deficiência

Destaques
Caraguatatuba possui vagas de emprego para pessoas com deficiência
Caraguatatuba possui vagas de emprego para pessoas com deficiência

Deficiente auditiva bilateral, Fernanda Regina Oliveira, de 30 anos, tem um desejo: oferecer uma vida melhor aos filhos com a futura contratação em uma loja de departamentos.  Gustavo Vieira de Oliveira, de 18 anos, diagnosticado com autismo, conseguiu há duas semanas o tão sonhado emprego com carteira assinada.

#PraCegoVer: mulher em cadeira de rodas conversa com duas pessoas com deficiência que estão sentadas em circulo. (Foto: Luis Gava/PMC)

As duas histórias são fruto do trabalho realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e o PAT, que promovem e incentivam a inclusão de pessoas com deficiência (PcD) no mercado de trabalho.

Nesta semana, o setor de empregabilidade da Sepedi conta com cinco vagas de emprego, nas áreas de atendente, ajudante e vendedor. Segundo Ana Canuto, responsável pelo setor, as vagas mais procuradas são, repositor de loja, atendente, promotor de vendas, administrativa, motorista, empacotador e ajudante de caminhão.

Para realizar a inscrição e ser encaminhado à oportunidade de trabalho é necessário que o candidato compareça à Sepedi com laudo médico com CID (validade depende do tipo de deficiência), RG, CPF e currículo ou envie por email: emprega.pcd@caraguatatuba.sp.gov.br.

De janeiro a maio deste ano, 11 pessoas com deficiência foram empregadas em diversas áreas e empresas da cidade. A Sepedi realiza a intermediação entre o empregador e os candidatos, por meio do envio de currículo.

#PraCegoVer: jovem segurando caixas de tinta de cabelo e colocando na prateleira; (Foto: Luis Gava/PMC)

Segundo o setor de empregabilidade da Sepedi, esses números poderiam ser maiores. “As pessoas ainda têm preconceitos, quando deveriam pensar que contratar uma pessoa com deficiência é promover a inclusão”, explica Ana Canuto.

Ela ainda destaca: “A empresa só tem a ganhar. Para muitas pessoas com deficiência, trabalhar vai além da questão financeira, mas sim, adquirir experiência, interação social e também trabalhar o emocional, ocupando o tempo”.

Fernanda estava desempregada há dois anos. Ela conta que cria os dois filhos sozinha e precisava muito de um emprego. “Quando soube que a Sepedi realizava este cadastro, corri e me inscrevi. Em menos de uma semana me ligaram e agendaram entrevista para uma loja de departamentos da cidade”, disse.

Atualmente Fernanda está em processo de contratação. Toda a documentação já foi entregue, aguardando apenas a admissão. “Sou muito grata a todos que me ajudaram, hoje respiro aliviada”, relatou.

Já Gustavo, contratado por uma grande rede de farmácias, vê no primeiro emprego, a oportunidade de um futuro melhor, ganhando experiência e desenvolvendo suas habilidades. “Todos têm capacidade, é só saber explorar e se conhecer melhor. Arrisque!”, destacou o jovem.

O subgerente da loja, Thiago Monteiro Mathias, vê a contratação de pessoas com deficiência como qualquer outra vaga de trabalho. “Para nós é normal, sempre contratamos e todas as experiências foram boas e até melhores que com pessoas que não têm deficiência, pois eles se doam mais e querem ofertar o melhor para a empresa”, conta Thiago.

“Os comércios precisam abrir essas portas e acreditar no potencial e capacidade do candidato. É uma chance de ofertar uma vida melhor e mostrar que todos podem fazer o que quiserem, basta acreditar”, afirmou o subgerente.

A Sepedi está localizada na Rua Jorge Burihan, 10 – Jardim Jaqueira, telefone: 3886-3071 – horário de atendimento, das 8h às 17h.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura recebe novos equipamentos de musculação para academia do CIAPI
Prefeitura recebe novos equipamentos de musculação para academia do CIAPI

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, adquiriu 15 novos equipamentos de musculação para uso na academia do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI). A aquisição foi feita com recursos do Fundo Municipal do

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 09/04/2024
Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição
Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição “Entre as Cores: Da serra ao Mar”

Em um mundo cada vez mais desconectado da natureza, a ceramista e artista plástica Claudia Canova apresenta um olhar único sobre a temática através de suas cerâmicas. Pequenos insetos, geralmente ignorados ou até mesmo temidos, assumem proporções grandiosas em suas obras, convidando o público a um encontro inesperado e transformador.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024
Enviar mensagem para o Whatsapp é a mais nova forma para pagar o estacionamento rotativo Zona Azul
Enviar mensagem para o Whatsapp é a mais nova forma para pagar o estacionamento rotativo Zona Azul

Caraguatatuba conta com mais uma facilidade para fazer o pagamento do estacionamento rotativo de vagas na região central da cidade, a zona azul. Com acesso pelo WhatsApp, o interessado pode enviar uma mensagem para o número 81-4003-1476. Em seguida, irá selecionar a opção desejada: 1- Cadastrar placa para notificação e

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 04/04/2024
Credenciamento Shows de Aniversário – 167 Anos
Credenciamento Shows de Aniversário – 167 Anos

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Comunicação Social, informa que liberou a solicitação de CREDENCIAMENTO DOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO que desejam realizar a cobertura dos shows de aniversário da cidade, que serão realizados dias 19 e 20 de abril de 2024 na Praça da Cultura. Os pedidos de credenciamento deverão

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 11/04/2024
CREAS e CMDMC promovem evento que destaca os direitos das mulheres
CREAS e CMDMC promovem evento que destaca os direitos das mulheres

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caraguatatuba (CMDMC) promoveu, na última semana, uma reunião nas dependências do Creas, com o tema “Empoderamento Feminino”. O evento, que faz parte das celebrações do mês das mulheres, teve o

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 03/04/2024