Pesquisar No Site

Caraguatatuba sedia capacitação de supervisores do Programa Criança Feliz

Destaques
Caraguatatuba sedia capacitação de supervisores do Programa Criança Feliz
Caraguatatuba sedia capacitação de supervisores do Programa Criança Feliz

Terminou nesta sexta-feira (24/05), a XI Capacitação de Supervisores do Programa Criança Feliz, realizada durante a semana (20 a 24 de maio) em Caraguatatuba, com a participação de representantes das cidades de Araçariguama, Arujá, Caraguatatuba, Fernandópolis, Francisco Morato, Igaratá, Peruíbe, Poá, Sumaré, Registro, Rio Grande da Serra, São Roque e Tremembé.

#PraCegoVer: Coordenadora do Programa Criança Feliz em Caraguatatuba entrega um kit bebê a uma gestante, doado pelo Fundo Social de Solidariedade (Foto: Cláudia Moysés/PMC)

O curso foi promovido pelo Governo do Estado (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social – SEDS) com o apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das equipes das Secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde, Banco de Alimentos, Fundo Social de Solidariedade e Pastoral da Criança.

A formação continuada no “Método de Cuidados com o Desenvolvimento da Criança” (CDC), aplicado nas visitas domiciliares com as famílias beneficiárias, propõe o reforço do vínculo afetivo da mãe e do cuidador com o bebê, estímulos ao desenvolvimento infantil e orientações para o enfrentamento à violência e à pobreza.

Entre as atividades desenvolvidas se destacaram: visita na creche CEI/EMEI Profª Maria Carlita Saraiva Guedes (Morro do Algodão); visita domiciliar nas casas das famílias já atendidas pelo Programa na região Sul; participação em um grupo de gestantes articulado pelo Comitê Gestor Municipal dos Programas Criança Feliz e São Paulo pela Primeiríssima Infância, no Núcleo Social do Morro do Algodão.

Luciana de Lima Silva, 33 anos, moradora do Balneário dos Golfinhos, grávida de dois meses do terceiro filho, participou do encerramento. “É a primeira vez que tenho contato com uma rede de apoio à gestante. Para mim, é uma novidade. Estou aprendendo e descobrindo novos conceitos”, declarou.

Rosana Cardoso e Sônia Regina Morato, da SEDS, responsáveis pela formação, agradeceram a acolhida e elogiaram o trabalho feito em rede (Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Fundo Social de Solidariedade), no município. “Ao encontrarmos com famílias assistidas em Caraguatatuba, constatamos o resultado do trabalho em rede feito no município. Que a administração municipal continue a investir e apoiar o projeto”, destacou.

A coordenadora do Programa no município, Lívia Bachiega Yamamura Catarina, ressaltou a importância do programa para o município. “Trabalhar em prol da Primeira Infância é sempre gratificante. A cada ano alcançamos melhores resultados. Ficamos muito felizes em sediar a capacitação”, afirmou.

#PraCegoVer: Salão do Núcleo Morro do Algodão. Dezoito mulheres estão de pé e cinco mulheres agachadas, elas posam para foto (Foto: Cláudia Moysés/PMC)

Criança Feliz – É um programa federal, instituído através do Decreto Federal nº 8.869 de 5 de outubro de 2016, de caráter intersetorial com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida, em consonância com a Lei nº 13.257 de 8 de março de 2016. O Programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares e tem como público famílias com gestantes e crianças até 3 anos beneficiárias do Programa Bolsa Família e crianças até 6 anos beneficiárias do BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Em Caraguatatuba o Programa acontece através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania com equipe vinculada ao CRAS Sul.

#pracegover Salão do Núcleo do Morro do Algodão. Várias mulheres de idades diferentes sentadas em semicírculo em cadeiras de plástico. Em pé, a coordenadora do Criança Feliz em Caraguatatuba fala com o público. Ao fundo, lousa digital com a imagem de um recém-nascido de bruços apoiado em dois braços. Acima da imagem lê-se a palavra vínculo.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba participa da 2ª Edição do Conexão Smart Solutions
Caraguatatuba participa da 2ª Edição do Conexão Smart Solutions

Caraguatatuba esteve presente na 2ª Edição do Conexão Smart Solutions, evento voltado para a troca de experiências entre poder público e empresas privadas sobre o uso de novas tecnologias na gestão de projetos. O evento, realizado no Parque Tecnológico de São José dos Campos, contou com a presença de diversas

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 02/04/2024
Projeto Caraguá tem Contos abre inscrições para oficina de narração de histórias para educadores
Projeto Caraguá tem Contos abre inscrições para oficina de narração de histórias para educadores

O projeto foi  idealizado e produzido por Ailton Guedes, com o apoio da Fundacc e realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo O projeto “Caraguá Tem Contos” realiza em Caraguatatuba apresentações de narração de histórias com Ailton Guedes e artistas convidados da região, trazendo para o público, diversos repertórios de contos

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 03/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba promove palestra “Orientação Ético Disciplinar” para 50 servidores de duas escolas do Travessão
Prefeitura de Caraguatatuba promove palestra “Orientação Ético Disciplinar” para 50 servidores de duas escolas do Travessão

O Departamento Ético Disciplinar, da Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba, realizou um ciclo de palestras sobre ética, disciplina e condutas vedadas no exercício da função nos dias 17 e 23 de abril, no CEI/EMEI Stela da Silva e EMEI/EMEF Alaor Xavier Junqueira, no Travessão, respectivamente. Ao todo, 50

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 26/04/2024
Prefeitura recebe novos equipamentos de musculação para academia do CIAPI
Prefeitura recebe novos equipamentos de musculação para academia do CIAPI

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, adquiriu 15 novos equipamentos de musculação para uso na academia do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI). A aquisição foi feita com recursos do Fundo Municipal do

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 09/04/2024
Massaguaçu recebe projeto Gabinete em Ação a partir de terça-feira
Massaguaçu recebe projeto Gabinete em Ação a partir de terça-feira

Moradores do bairro Massaguaçu e região contam a partir da próxima terça-feira (9/4) com diversos atendimentos da Prefeitura de Caraguatatuba, no projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você”. A ação será realizada até 12 de abril (sexta-feira), sempre das 9h às 17h, em frente a UPA (Rua

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 04/04/2024