Pesquisar No Site
Caraguatatuba sedia capacitação de supervisores do Programa Criança Feliz

Caraguatatuba sedia capacitação de supervisores do Programa Criança Feliz
Terminou nesta sexta-feira (24/05), a XI Capacitação de Supervisores do Programa Criança Feliz, realizada durante a semana (20 a 24 de maio) em Caraguatatuba, com a participação de representantes das cidades de Araçariguama, Arujá, Caraguatatuba, Fernandópolis, Francisco Morato, Igaratá, Peruíbe, Poá, Sumaré, Registro, Rio Grande da Serra, São Roque e Tremembé.

#PraCegoVer: Coordenadora do Programa Criança Feliz em Caraguatatuba entrega um kit bebê a uma gestante, doado pelo Fundo Social de Solidariedade (Foto: Cláudia Moysés/PMC)
O curso foi promovido pelo Governo do Estado (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social – SEDS) com o apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das equipes das Secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde, Banco de Alimentos, Fundo Social de Solidariedade e Pastoral da Criança.
A formação continuada no “Método de Cuidados com o Desenvolvimento da Criança” (CDC), aplicado nas visitas domiciliares com as famílias beneficiárias, propõe o reforço do vínculo afetivo da mãe e do cuidador com o bebê, estímulos ao desenvolvimento infantil e orientações para o enfrentamento à violência e à pobreza.
Entre as atividades desenvolvidas se destacaram: visita na creche CEI/EMEI Profª Maria Carlita Saraiva Guedes (Morro do Algodão); visita domiciliar nas casas das famílias já atendidas pelo Programa na região Sul; participação em um grupo de gestantes articulado pelo Comitê Gestor Municipal dos Programas Criança Feliz e São Paulo pela Primeiríssima Infância, no Núcleo Social do Morro do Algodão.
Luciana de Lima Silva, 33 anos, moradora do Balneário dos Golfinhos, grávida de dois meses do terceiro filho, participou do encerramento. “É a primeira vez que tenho contato com uma rede de apoio à gestante. Para mim, é uma novidade. Estou aprendendo e descobrindo novos conceitos”, declarou.
Rosana Cardoso e Sônia Regina Morato, da SEDS, responsáveis pela formação, agradeceram a acolhida e elogiaram o trabalho feito em rede (Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Fundo Social de Solidariedade), no município. “Ao encontrarmos com famílias assistidas em Caraguatatuba, constatamos o resultado do trabalho em rede feito no município. Que a administração municipal continue a investir e apoiar o projeto”, destacou.
A coordenadora do Programa no município, Lívia Bachiega Yamamura Catarina, ressaltou a importância do programa para o município. “Trabalhar em prol da Primeira Infância é sempre gratificante. A cada ano alcançamos melhores resultados. Ficamos muito felizes em sediar a capacitação”, afirmou.

#PraCegoVer: Salão do Núcleo Morro do Algodão. Dezoito mulheres estão de pé e cinco mulheres agachadas, elas posam para foto (Foto: Cláudia Moysés/PMC)
Criança Feliz – É um programa federal, instituído através do Decreto Federal nº 8.869 de 5 de outubro de 2016, de caráter intersetorial com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida, em consonância com a Lei nº 13.257 de 8 de março de 2016. O Programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares e tem como público famílias com gestantes e crianças até 3 anos beneficiárias do Programa Bolsa Família e crianças até 6 anos beneficiárias do BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Em Caraguatatuba o Programa acontece através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania com equipe vinculada ao CRAS Sul.
#pracegover Salão do Núcleo do Morro do Algodão. Várias mulheres de idades diferentes sentadas em semicírculo em cadeiras de plástico. Em pé, a coordenadora do Criança Feliz em Caraguatatuba fala com o público. Ao fundo, lousa digital com a imagem de um recém-nascido de bruços apoiado em dois braços. Acima da imagem lê-se a palavra vínculo.
Veja Também Recentes

Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva
No dia em que se comemora a Luta pela Educação Inclusiva, Caraguatatuba promove atividades que abordam o tema para estudantes da rede municipal de ensino. Na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, no bairro Travessão, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de uma sessão de

Neste sábado tem Saída Fotográfica no Rio Juqueriquerê em Caraguatatuba
O fotógrafo e artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Gustavo Grunewald, realiza neste sábado (26/4), das 14h30 às 18h30, uma saída fotográfica pelas margens do rio Juqueriquerê. O ponto de encontro será no entreposto de pesca do Porto Novo. A inscrição deve ser realizada pelo formulário

Arquivo Municipal de Caraguatatuba realiza palestra sobre cultura e identidade das religiões de matriz africana
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”, realizou na última quinta-feira (10/4), no Salão Monteiro Lobato (Secretaria Municipal de Educação), a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A palestra foi ministrada pela

Cerimônia “Barcos ao Mar” marca fim do defeso do camarão neste domingo
A 26ª edição da tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, que marca o fim do defeso do camarão, será realizada neste domingo (27/4), às 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Na ocasião, a comunidade pesqueira do município se reúne para pedir a proteção de São Pedro Pescador e

Neste sábado tem exibição do filme “Yvy Pyte – Coração da Terra” no Espaço Hartãt
Neste sábado (12/4), às 19h, o Espaço Hartãt, em Caraguatatuba, realiza a exibição do filme “Yvy Pyte – Coração de Terra” – uma produção documental que traça um percurso entre as terras Guarani e desfaz fronteiras físicas e simbólicas. A ação tem entrada gratuita. A iniciativa é do Ponto de