Pesquisar No Site

Caraguatatuba sedia capacitação de supervisores do Programa Criança Feliz

Destaques
Caraguatatuba sedia capacitação de supervisores do Programa Criança Feliz
Caraguatatuba sedia capacitação de supervisores do Programa Criança Feliz

Terminou nesta sexta-feira (24/05), a XI Capacitação de Supervisores do Programa Criança Feliz, realizada durante a semana (20 a 24 de maio) em Caraguatatuba, com a participação de representantes das cidades de Araçariguama, Arujá, Caraguatatuba, Fernandópolis, Francisco Morato, Igaratá, Peruíbe, Poá, Sumaré, Registro, Rio Grande da Serra, São Roque e Tremembé.

#PraCegoVer: Coordenadora do Programa Criança Feliz em Caraguatatuba entrega um kit bebê a uma gestante, doado pelo Fundo Social de Solidariedade (Foto: Cláudia Moysés/PMC)

O curso foi promovido pelo Governo do Estado (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social – SEDS) com o apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das equipes das Secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde, Banco de Alimentos, Fundo Social de Solidariedade e Pastoral da Criança.

A formação continuada no “Método de Cuidados com o Desenvolvimento da Criança” (CDC), aplicado nas visitas domiciliares com as famílias beneficiárias, propõe o reforço do vínculo afetivo da mãe e do cuidador com o bebê, estímulos ao desenvolvimento infantil e orientações para o enfrentamento à violência e à pobreza.

Entre as atividades desenvolvidas se destacaram: visita na creche CEI/EMEI Profª Maria Carlita Saraiva Guedes (Morro do Algodão); visita domiciliar nas casas das famílias já atendidas pelo Programa na região Sul; participação em um grupo de gestantes articulado pelo Comitê Gestor Municipal dos Programas Criança Feliz e São Paulo pela Primeiríssima Infância, no Núcleo Social do Morro do Algodão.

Luciana de Lima Silva, 33 anos, moradora do Balneário dos Golfinhos, grávida de dois meses do terceiro filho, participou do encerramento. “É a primeira vez que tenho contato com uma rede de apoio à gestante. Para mim, é uma novidade. Estou aprendendo e descobrindo novos conceitos”, declarou.

Rosana Cardoso e Sônia Regina Morato, da SEDS, responsáveis pela formação, agradeceram a acolhida e elogiaram o trabalho feito em rede (Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Fundo Social de Solidariedade), no município. “Ao encontrarmos com famílias assistidas em Caraguatatuba, constatamos o resultado do trabalho em rede feito no município. Que a administração municipal continue a investir e apoiar o projeto”, destacou.

A coordenadora do Programa no município, Lívia Bachiega Yamamura Catarina, ressaltou a importância do programa para o município. “Trabalhar em prol da Primeira Infância é sempre gratificante. A cada ano alcançamos melhores resultados. Ficamos muito felizes em sediar a capacitação”, afirmou.

#PraCegoVer: Salão do Núcleo Morro do Algodão. Dezoito mulheres estão de pé e cinco mulheres agachadas, elas posam para foto (Foto: Cláudia Moysés/PMC)

Criança Feliz – É um programa federal, instituído através do Decreto Federal nº 8.869 de 5 de outubro de 2016, de caráter intersetorial com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida, em consonância com a Lei nº 13.257 de 8 de março de 2016. O Programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares e tem como público famílias com gestantes e crianças até 3 anos beneficiárias do Programa Bolsa Família e crianças até 6 anos beneficiárias do BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Em Caraguatatuba o Programa acontece através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania com equipe vinculada ao CRAS Sul.

#pracegover Salão do Núcleo do Morro do Algodão. Várias mulheres de idades diferentes sentadas em semicírculo em cadeiras de plástico. Em pé, a coordenadora do Criança Feliz em Caraguatatuba fala com o público. Ao fundo, lousa digital com a imagem de um recém-nascido de bruços apoiado em dois braços. Acima da imagem lê-se a palavra vínculo.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba inicia semana com 207 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 207 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 207 oportunidades de emprego. Destaque para 30 vagas de eletricista montador, 12 de sinaleiro, oito de operador de roçadeira e sete de soldador. O PAT informa que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 18/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba chama mais bolsistas do PEAD para reforço na limpeza pública
Prefeitura de Caraguatatuba chama mais bolsistas do PEAD para reforço na limpeza pública

A Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais cinco bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) para se apresentar até a próxima quarta-feira (17/4), das 9h às 11h e das 13h às 16h, ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura do contrato, os bolsistas vão

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 15/04/2024
Fundacc abre 5ª Mostra de Arte “Comemoração ao Dia do Artesão”
Fundacc abre 5ª Mostra de Arte “Comemoração ao Dia do Artesão”

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) por meio da Comissão Setorial de Artesanato abriu na última sexta-feira (15/3), a 5ª Mostra de Arte “Comemoração ao Dia do Artesão” no saguão da Secretaria de Turismo de Caraguatatuba. Dia 19 de março é comemorado o Dia do Artesão, data escolhida por ser dia de São José, santo

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 18/03/2024
Prefeitura investe em arborização e realiza plantio de 60 mudas nesta semana
Prefeitura investe em arborização e realiza plantio de 60 mudas nesta semana

A Prefeitura de Caraguatatuba tem realizado um importante projeto de arborização urbana. Somente esta semana, foi realizado o plantio de 60 mudas de árvores nativas em vários locais do município. O entorno da pista de bicicross e a cabeceira da ponte sobre o Rio Santo Antônio, no Centro, foram contemplados

Leia Mais Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 28/03/2024
Caraguatatuba vacina 4 mil pessoas contra gripe e imunização segue nas unidades de saúde para grupos prioritários
Caraguatatuba vacina 4 mil pessoas contra gripe e imunização segue nas unidades de saúde para grupos prioritários

Caraguatatuba continua com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) para grupos prioritários. Até o momento, 4.149 pessoas foram imunizadas. A Secretaria de Saúde estima que 66 mil devam ser vacinadas. Este ano, o Ministério da Saúde antecipou a vacinação em razão do aumento da circulação de vírus

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 10/04/2024