Pesquisar No Site

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba recebe 2ª fase da exposição ‘Memórias’

Publicado em: 25/04/2019
Exposição Memórias
Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba recebe 2ª fase da exposição ‘Memórias’

A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba abriu a 2ª fase da exposição fotográfica ‘Memórias’ no MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba. O acervo pode ser visitado gratuitamente de terça-feira a sábado, das 10h às 18h.

#PraCegoVer: Pessoas ajoelhadas em volta de uma das obras em cerâmica, exposta no Museu (Fotos: JC Curtis/Fundacc)

‘Memórias’ explora o dinamismo da paisagem e as expressões do desenvolvimento urbano através de fotografias do acervo do Arquivo Público e de fotógrafos da cidade.

Para a pesquisadora e museologista Hawiza Banheza, “a fotografia é a ponte para a percepção e a recuperação, composta por tempo e memória, que nos permite refletir sobre a construção da nossa história, nosso desenvolvimento e nossas transformações”.

A exposição ‘Memórias’ foi idealizada pela Fundacc e apresentada ao público como parte das comemorações do aniversário de 162 anos de Caraguatatuba.

Heranças

O MACC também abriu no último sábado a exposição ‘Heranças’, do grupo Ubuntu. O evento contou com a presença do prefeito Aguilar Junior, da presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, e dezenas de convidados.

São mais de 60 peças em cerâmica criadas pelos artistas plásticos que compõem o grupo – Carlo Cury, Cláudia Canova, Lu Chiata, Zandoná, Rita Engi e Rose Teles de Caraguá, e Lícida Vidal e Érica Sanches, de Ubatuba. Como convidado, participa Ennio Bertoncini com suas telas.

A exposição é definida por Carlo Cury como ‘herança’ do que ficou após o trabalho realizado pelo grupo com o projeto Origens, onde os ceramistas trabalharam o negro, o índio e o caiçara. “É tudo aquilo do qual nos apropriamos durante os estudos desses povos”.

A aposentada Maria da Graça Rocha Nardi, 68 anos, foi visitar os trabalhos no primeiro dia e relata que para ela é uma terapia. “Faço cerâmica há 10 anos, mas ainda sou uma aprendiz”.

Um dos trabalhos que lhe chamou atenção foi a roda de ‘homenzinhos moldes’ que representa as 252 etnias brasileiras, de Carlo Cury. Ele conta que já conseguiu estudar o grafismo corporal de 52. “Conforme vou aprendendo, eles ganham a pintura”.

De Lu Chiata, a representatividade da peça que mostra a diferença de tratamento entre os filhos das escravas e da senhora.

“Pensava em como mostrar essa diferença onde a escrava era mãe de leite da criança branca, mas ao mesmo tempo tinha seu filho para amamentar”. Assim, ela criou mais um peito nas costas.

O acervo pode ser visitado de terça a sábado das 10h às 18h na sala Antonio Carelli, no MACC, até o dia 8/6. A entrada é gratuita.

Serviço

2ª fase – Exposição Memórias e Heranças

Visitação: de terça-feira a sábado, das 10h às 18h

Local: Praça Dr. Cândido Mota, 72 – Centro

Mais informações: (12) 3883-9980

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Mais de 600 pessoas são acolhidas na Casa de Acolhimento Temporário Popular de Caraguatatuba
Mais de 600 pessoas são acolhidas na Casa de Acolhimento Temporário Popular de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, recebeu e acolheu 651 homens entre janeiro e abril deste ano na Casa de Acolhimento Temporário Popular (CATEP/SOSANED). Além disso, nove homens em situação de rua conseguiram emprego nos três primeiros meses de 2024, graças ao equipamento de acolhimento

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 19/04/2024
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade

A Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com o trabalho de implantação e  revitalização da sinalização vertical e de solo em toda a cidade. A responsável pela ação é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob). Na terça-feira (9), diversos pontos da região central receberam sinalização de solo reforçada.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 10/04/2024
Inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games seguem até sexta-feira
Prefeitura de Caraguatatuba abre chamamento para empresas que queiram patrocinar o 3º Geek Games

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, está com chamamento aberto para empresas que queiram patrocinar o 3º Geek Games, que será realizado de 02 a 05 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. As propostas devem ser protocoladas até o dia 19 de abril, na

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 15/04/2024
“Na praia com Livros e Histórias” leva literatura e contação de histórias para a população neste sábado
“Na praia com Livros e Histórias” leva literatura e contação de histórias para a população neste sábado

A ação tem como objetivo fomentar o hábito da leitura e valorizar os artistas contadores de histórias A partir das 15h30 deste sábado, 13 de abril, no parquinho ao lado do quiosque do Flávio, no Centro, acontece a ação cultural “Na praia com Livros e Histórias”, promovida pelo departamento de

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 11/04/2024
Secretaria de Saúde de Caraguatatuba reforça atualização de vacinas em escolas do município
Secretaria de Saúde de Caraguatatuba reforça atualização de vacinas em escolas do município

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, reforçou a atualização das cadernetas de vacinação de alunos de escolas municipais e estaduais. A equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) tem percorrido as unidades escolares e aplicado vacinas em atraso em crianças e adolescentes entre zero e

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 04/04/2024