Pesquisar No Site

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba recebe 2ª fase da exposição ‘Memórias’

Publicado em: 25/04/2019
Exposição Memórias
Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba recebe 2ª fase da exposição ‘Memórias’

A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba abriu a 2ª fase da exposição fotográfica ‘Memórias’ no MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba. O acervo pode ser visitado gratuitamente de terça-feira a sábado, das 10h às 18h.

#PraCegoVer: Pessoas ajoelhadas em volta de uma das obras em cerâmica, exposta no Museu (Fotos: JC Curtis/Fundacc)

‘Memórias’ explora o dinamismo da paisagem e as expressões do desenvolvimento urbano através de fotografias do acervo do Arquivo Público e de fotógrafos da cidade.

Para a pesquisadora e museologista Hawiza Banheza, “a fotografia é a ponte para a percepção e a recuperação, composta por tempo e memória, que nos permite refletir sobre a construção da nossa história, nosso desenvolvimento e nossas transformações”.

A exposição ‘Memórias’ foi idealizada pela Fundacc e apresentada ao público como parte das comemorações do aniversário de 162 anos de Caraguatatuba.

Heranças

O MACC também abriu no último sábado a exposição ‘Heranças’, do grupo Ubuntu. O evento contou com a presença do prefeito Aguilar Junior, da presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, e dezenas de convidados.

São mais de 60 peças em cerâmica criadas pelos artistas plásticos que compõem o grupo – Carlo Cury, Cláudia Canova, Lu Chiata, Zandoná, Rita Engi e Rose Teles de Caraguá, e Lícida Vidal e Érica Sanches, de Ubatuba. Como convidado, participa Ennio Bertoncini com suas telas.

A exposição é definida por Carlo Cury como ‘herança’ do que ficou após o trabalho realizado pelo grupo com o projeto Origens, onde os ceramistas trabalharam o negro, o índio e o caiçara. “É tudo aquilo do qual nos apropriamos durante os estudos desses povos”.

A aposentada Maria da Graça Rocha Nardi, 68 anos, foi visitar os trabalhos no primeiro dia e relata que para ela é uma terapia. “Faço cerâmica há 10 anos, mas ainda sou uma aprendiz”.

Um dos trabalhos que lhe chamou atenção foi a roda de ‘homenzinhos moldes’ que representa as 252 etnias brasileiras, de Carlo Cury. Ele conta que já conseguiu estudar o grafismo corporal de 52. “Conforme vou aprendendo, eles ganham a pintura”.

De Lu Chiata, a representatividade da peça que mostra a diferença de tratamento entre os filhos das escravas e da senhora.

“Pensava em como mostrar essa diferença onde a escrava era mãe de leite da criança branca, mas ao mesmo tempo tinha seu filho para amamentar”. Assim, ela criou mais um peito nas costas.

O acervo pode ser visitado de terça a sábado das 10h às 18h na sala Antonio Carelli, no MACC, até o dia 8/6. A entrada é gratuita.

Serviço

2ª fase – Exposição Memórias e Heranças

Visitação: de terça-feira a sábado, das 10h às 18h

Local: Praça Dr. Cândido Mota, 72 – Centro

Mais informações: (12) 3883-9980

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Desfile de Cosplay, artes marciais, karaokê, ilusionismo são atrações da 1ª Festa da Cultura Japonesa que inicia sexta-feira
Desfile de Cosplay, artes marciais, karaokê, ilusionismo são atrações da 1ª Festa da Cultura Japonesa que inicia sexta-feira

Nesta sexta-feira (08), a partir das 18h, a Praça da Cultura recebe a 1ª Festa da Cultura Japonesa e uma série de atrações estão programadas para acontecer até domingo (10). A abertura da programação artística será às 18h30, com desfile de Cosplay. A participação é aberta ao público e não

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 07/03/2024
Caraguatatuba recebe amanhã 1ª Etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa
Caraguatatuba recebe amanhã 1ª Etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, realiza neste sábado (23/3), a partir das 8h, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG), a 1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa. O campeonato contará com a presença de pelo menos 160 atletas que vão

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 22/03/2024
‘Gabinete em Ação’ registra cerca de 350 atendimentos no primeiro dia e segue até sexta-feira no Tinga
‘Gabinete em Ação’ registra cerca de 350 atendimentos no primeiro dia e segue até sexta-feira no Tinga

O projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você” iniciou nesta terça-feira (19), no bairro Tinga, com cerca de 350 atendimentos realizados à população. A ação segue até sexta-feira (22), das 9h às 17h, na Praça em frente à escola Prof. Lúcio Jacinto dos Santos, na Rua Denilza

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 20/03/2024
Fundacc lança “Na praia com Livros e Histórias”
Fundacc lança “Na praia com Livros e Histórias”

E se na praia, além do bronze, você também pegasse livros e ouvisse boas histórias? Com o objetivo de fomentar o hábito da leitura e valorizar os artistas contadores de histórias da região, a partir do dia 9 de março, a Fundacc dá início à ação cultural “Na praia com Livros

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 04/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba planeja ações para fomentar o ecoturismo na cidade
Prefeitura de Caraguatatuba planeja ações para fomentar o ecoturismo na cidade

Integrantes da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca da Prefeitura de Caraguatatuba participaram nessa segunda-feira (11), de um encontro para planejamento de ações voltadas para as áreas de turismo e ecoturismo. O evento foi realizado no Auditório do Parque Natural Municipal Juqueriquerê, no bairro Porto Novo, e contou com

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 12/03/2024