Pesquisar No Site

Formatura da 1ª turma da Guarda Mirim lota Teatro Mario Covas

Publicado em: 11/04/2019
Prefeitura de Caraguatatuba forma 2ª turma da Guarda Mirim na próxima semana
Formatura da 1ª turma da Guarda Mirim lota Teatro Mario Covas

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou uma noite de gala, na quarta-feira (10/04), no Teatro Mario Covas, para comemorar a formatura da primeira turma da Guarda Mirim do município.

#PraCegoVer: Oito alunos, seis meninos e duas meninas estão de pé, na plateia do Teatro Mario Covas, Eles usam uniforme da Guarda Mirim – boina azul e camisa de malha com estampa em vários tons de azul. Todos estão com a mão esquerda em cima do peito, próxima ao coração. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

O prefeito Aguilar Junior, secretários de governo, adjuntos, o presidente da Câmara Municipal, Francisco Carlos Marcelino, vereadores, familiares e convidados, prestigiaram o evento que foi aberto com a execução dos hinos Nacional Brasileiro e do município pela Fanfarra Municipal Comunidade Alaor (Famcal), regida por Marcos dos Santos.

A oradora da turma, Paloma de Barros Alves, 15 anos, ressaltou a emoção de estar ali, representando os demais formandos. “Todos nós entramos com o intuito de sairmos pessoas melhores e conseguimos, apesar das dificuldades. Sempre tivemos muito cuidado, carinho e amor por parte dos professores e da nossa família para seguirmos em frente”, destacou.

#PraCegoVer: Guardas Mirins, familiares e convidados estão sentados na plateia do Teatro Mario Covas. Eles aplaudem. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Em seguida, o aluno Gustavo Pinto Arriel pediu que todos se levantassem para fazer o juramento, que ressaltou a ética, a cidadania, o cumprimento das leis e do bem comum nas ações dos Guardas Mirins.

O diretor e professor do projeto, Daniel Ribeiro de Souza, agradeceu ao prefeito, à secretária de Educação, Márcia Paiva, ao secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Campos Júnior e aos professores. “Juntos conseguimos cumprir essa etapa com ótimos resultados. Estamos no caminho certo. Foi uma honra e um privilégio participar da vida desses adolescentes. Que vocês sejam honestos, esforçados, bondosos e honrem a Guarda Mirim de Caraguatatuba”, afirmou.

#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior entrega certificado a uma formanda. Prefeito veste terno cinza escuro, camisa social branca e gravata vermelha. A adolescente veste uniforme da Guarda Mirim – boina azul e camisa de malha com estampa em vários tons de azul e calça azul. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Em seu discurso, Aguilar Junior, ressaltou a alegria de participar desse momento histórico. “É um pedacinho do nosso Plano de Governo que se concretizou. Gostaria de agradecer, especialmente, ao professor Daniel, que entendeu nossa proposta com a implantação da Guarda Mirim. Também aos vereadores Aurimar Mansano e De Paula, que foram determinantes para a criação e regulamentação da Guarda Mirim por meio da Lei 1.190 de 2005 e do Decreto 895 de 2018. Da mesma forma, agradecemos ao vice-prefeito, Campos Júnior, e à secretária de Educação, Márcia Paiva, por darem suporte, assim como às famílias dos alunos”, afirmou.

O prefeito deixou ainda um recado para os empresários da cidade: “Contamos com vocês para que os Guardas Mirins, ao término do estágio, sejam absorvidos pelo mercado de trabalho. Deem oportunidade a eles nas empresas”.

#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior entrega certificado a uma formanda. Prefeito veste terno cinza escuro, camisa social branca e gravata vermelha. A adolescente veste uniforme da Guarda Mirim – boina azul e camisa de malha com estampa em vários tons de azul e calça azul. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A formanda, Brenda de Oliveira, 17 anos, disse que se sente mais responsável e disciplinada. “Agora vamos iniciar uma nova experiência, que vai contar muito para enfrentar o mercado de trabalho. No futuro, quero fazer Pedagogia, porque acho lindo ensinar outras pessoas”, contou.

O colega, Bruno Kauan Coelho da Silva, 14 anos, avaliou que as aulas nesses primeiros seis meses ensinaram, principalmente, a importância da postura, disciplina e hierarquia que, em sua opinião, está faltando no Brasil. “Tenho uma expectativa alta de fazer Direito na USP e ser político e quem sabe, presidente da República”, revelou.

Os pais de Bruno, Edvaldo Martins Barbosa, 38 anos, e Carina Coelho da Silva, 38 anos, prestigiaram o filho. “A Guarda Mirim complementou os estudos dele, ocupou seu tempo livre, além de torná-lo mais disciplinado. Excelente projeto da Prefeitura”, declarou Edvaldo.

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

27º Festival do Camarão fortalece cultura caiçara e reúne milhares de visitantes em Caraguatatuba
27º Festival do Camarão fortalece cultura caiçara e reúne milhares de visitantes em Caraguatatuba

Aproximadamente 45 mil pessoas prestigiaram o 27º Festival do Camarão, realizado entre os dias 16 e 26 de julho, na Praça da Cultura, no Centro de Caraguatatuba. Consolidado como uma das maiores festividades do município, o evento tem como objetivo preservar e divulgar o patrimônio cultural e imaterial caiçara, valorizando as

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 27/07/2026
Caraguatatuba recebe workshop sobre navegação com especialistas e apoio da Marinha do Brasil
Caraguatatuba recebe workshop sobre navegação com especialistas e apoio da Marinha do Brasil

Um dos eventos planejado para agosto em Caraguatatuba é o Workshop de Navegação Porto do Rio 2026, marcado para o dia 8, com palestras sobre segurança no mar, meteorologia e preservação ambiental. A atividade é aberta ao público, mediante inscrição prévia pela plataforma Sympla, no link https://www.sympla.com.br/evento/workshop-de-navegacao/3483921. As vagas são

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 08/07/2026
Teatro Mario Covas recebe espetáculo de humor com Dihh Lopes e Márcio Donato no dia 7 de agosto
Teatro Mario Covas recebe espetáculo de humor com Dihh Lopes e Márcio Donato; no dia 7 de agosto

O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta no dia 7 de agosto (sexta-feira), às 20h, o espetáculo “A Série B dos Quatro Amigos”, estrelado pelos humoristas Dihh Lopes e Márcio Donato. Os ingressos podem ser adquiridos no link https://tinyurl.com/dvbsyhhb. Integrantes do grupo “4 Amigos”, Dihh Lopes e Márcio Donato sobem ao

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 28/07/2026
Água Viva Coral celebra 32 anos com encontro especial neste sábado no Teatro Mario Covas
Água Viva Coral celebra 32 anos com encontro especial neste sábado no Teatro Mario Covas

Em comemoração aos 32 anos de trajetória, o Água Viva Coral, sob regência da maestrina Satiko Uejima, promove neste sábado (1º/8), às 18h30, no Teatro Mario Covas o Encontro de Corais “Caraguá Canta e Encanta”. A entrada é gratuita e não é necessário retirar ingresso com antecedência. O evento deve

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 28/07/2026
Arraiá da Paróquia Santa Terezinha termina neste fim de semana em Caraguatatuba
Arraiá da Paróquia Santa Terezinha termina neste fim de semana em Caraguatatuba

A Paróquia Santa Terezinha, no bairro Martim de Sá, encerra o 26º Arraiá neste fim de semana, no domingo (26), com comidas típicas, show de prêmios, festas e missas para fiéis, moradores e visitantes. A festa é tradicional na cidade e integra a Rota das Quermesses, iniciativa que reúne as

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 24/07/2026