Pesquisar No Site
Caraguatatuba reforça ações de combate à Dengue

Caraguatatuba reforça ações de combate à Dengue
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, intensifica mais uma vez as ações de combate ao Aedes aegypti no município. Além das vistorias quinzenais em pontos estratégicos como escolas, hospitais, unidades de saúde, ferro-velhos, marinas, para a retirada de possíveis criadouros, o município tem reforçado as ações de combate a criadouros em bairros com casos positivos confirmados.

#PraCegoVer: Foto mostra nebulizador veicular (nebulizador em cima da caçamba de saveiro branca com adesivo da Secretaria de Saúde) (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
No último final de semana (06 e 07/04), o bairro Poiares passou por nebulização após a confirmação de três casos positivos. Na terça-feira (09), o bairro Jardim Jaqueira receberá bloqueio mecânico, para a eliminação de criadouros, depois de confirmados mais dois novos casos positivos no bairro, que já tinha o registro de um caso.
Também nesta terça-feira, o bairro Sumaré será alvo da aplicação de inseticida, após o registro no local de mais dois casos positivos. Na quarta-feira (10), o bairro Jardim Jaqueira também passa por nebulização.
Para as atividades diárias, além de contar com os agentes de controle de zoonoses, o município também disponibiliza à população os esforços dos agentes comunitários de saúde (ACS), parte da linha de frente deste combate, já que estão frequentemente em contato com moradores em suas casas.
Até a última sexta-feira (05), a Secretaria de Saúde de Caraguatatuba registrou 1.482 notificações de dengue. Deste total, 159 são casos são positivos, 1.295 negativos e 28 casos suspeitos seguem em investigação. Até o momento, Caraguatatuba registrou três casos de morte pela doença.
Segundo coordenador médico do PA Massaguaçu, Alexandre Saggioro, o mais importante é lembrar que a Dengue é uma doença sazonal, cujo pico, geralmente aparece nos meses da temporada de Verão (janeiro, fevereiro e março, que são os meses mais chuvosos).“É primordial que o paciente fique atento aos principais sintomas, tais como, febre, náuseas, podendo ocorrer diarreias e cansaço fora do comum”, alertou.
O médico também ressalta que, aos sentir algum destes sintomas, o paciente deve procurar imediatamente por uma Unidade básica de Saúde (UBS) ou por uma das Unidades de Pronto Atendimento de Caraguatatuba, a UPA Centro ou o Pronto Atendimento Massaguaçu, localizado dentro da UBS Massaguaçu.
“É importante que o paciente aguarde dentro da unidade, até que os resultados saiam, para que possa passar assim por uma reavaliação médica, conforme cada caso. Por isso, nunca deixe de procurar uma Unidade de Saúde para realização dos exames de sangue e aguardar os resultados”, afirma.
O tratamento consiste em repouso absoluto, muita hidratação e medicações para os sintomas. O uso de repelente nos tornozelos, pernas, braços, pescoço é primordial. O cuidado maior deve ser tomado junto a crianças e idosos, que são mais vulneráveis a picada do mosquito.
Veja Também Recentes

Atletas de Judô de Caraguatatuba se destacam no Inter-Regional Paulista em São Bernardo do Campo
Quatro atletas de judô de Caraguatatuba disputaram a fase Inter-Regional Paulista nas categorias sub-18 e sub-21, na cidade de São Bernardo do Campo, no último sábado (12), e conquistaram bons resultados para o município. Yasmim Siqueira ficou com a medalha de bronze na categoria sub-21 até 78kg. Com a colocação,

Governo convoca novos estagiários para serviço público municipal de Caraguatatuba
Mais dez alunos aprovados de dois cursos do Processo Seletivo Complementar para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 de novembro são esperados até a próxima quarta-feira (30/4), das 9h às 10h30 e das 12h30 às 16h30, no Departamento de RH da Secretaria da Administração de Caraguatatuba, no Centro.

Arquivo Municipal de Caraguatatuba realiza palestra sobre cultura e identidade das religiões de matriz africana
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”, realizou na última quinta-feira (10/4), no Salão Monteiro Lobato (Secretaria Municipal de Educação), a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A palestra foi ministrada pela

Presidente do Fundo Social participa do almoço de Páscoa com crianças e adolescentes da Casa Beija-Flor
A Casa Beija-Flor preparou um almoço de celebração da Páscoa para 253 crianças e adolescentes assistidas pela entidade, educadores e convidados, no centro de convivência do Barranco Alto, em Caraguatatuba, na quarta-feira (16). A instituição desenvolve projetos sociais para pessoas entre 6 a 17 anos e 11 meses, em situação

Evento de tecnologia de inclusão de gênero é destaque no dia 24 de abril em Caraguatatuba
Caraguatatuba será palco de um importante evento de tecnologia de inclusão de gênero. Trata-se do #ElasTech, que será realizado no dia 24 abril, no Teatro Mário Covas. A data comemora o Dia Internacional das Meninas da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), que conscientiza sobre a necessidade de mais meninas