Pesquisar No Site
Trade turístico define divulgação de Caraguatatuba no interior paulista

Trade turístico define divulgação de Caraguatatuba no interior paulista
A apresentação do ‘produto’ Caraguatatuba em cidades do interior paulista, já de olho na temporada de verão 2019/2020, é a meta do trade turístico. O assunto foi apresentado na reunião ordinária do Conselho Municipal do Turismo (Comtur), realizada no início do abril.

#PraCegoVer: Vista aérea do por do sol na praia do centro. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
A proposta de um ‘Road Show’ foi mostrada pelo representante da Associação de Hotéis e Pousadas (AHP) de Caraguatatuba como uma forma de atrair operadores de turismo dessas regiões.
“Vamos levar nosso produto, como roteiros já formatados, para mostrar o que Caraguatatuba tem a oferecer”, explicou Wilson de Oliveira, vice-presidente da entidade.
Em contrapartida, a Secretaria de Turismo (Setur) trabalha com a iniciativa de promover um fantur ou press tur, desta vez trazendo operadores e imprensa para conhecer esses atrativos. A iniciativa conta com o apoio do prefeito Aguilar Junior no sentido de fomentar o turismo no município.
“Nossos roteiros, que constam dentro do Plano Diretor de Turismo (PDTur), já foram aprovados pelo Comtur o que permite ‘vender’ melhor os passeios”, explica chefe de programas e atividades Maria Fernanda Galter Reis.
O programa Rotas de Caraguá define quatro roteiros turísticos – Memórias do Caiçara (Histórico), Caminhos de Santo Antônio (Religioso), Cultura Caiçara (Cultura e Gastronomia) e Águas Caiçaras (Ecoturismo).
Memórias do Caiçara é o chamado City Tour, que inclui passeios pelo Centro Histórico da cidade; Caminhos de Santo Antônio mostra locais ligados ao Padroeiro de Caraguatatuba como o rio Juqueriquerê, por onde havia chegado a imagem, o rio e o morro que recebe o nome do santo e a igreja matriz que em breve será transformada no Santuário de Santo Antonio.
O roteiro Cultura Caiçara permite ao visitante conhecer o Museu de Arte e Cultura (MACC), Teatro Mario Covas (TMC), Feira de Artesanato na Praça Diógenes Ribeiro de Lima, rota de artesanato e eventos ligados à tradicional gastronomia caiçara.
Fechando o passeia, agora para quem gosta um pouco mais de aventura, tem o Águas Caiçaras, com visita as cachoeiras, passeios a ilhas, caminhadas ecológicas, entre outros.
Feiras
Ainda na reunião do Comtur, os conselheiros analisaram a participação de Caraguatatuba em feiras turísticas. As opções, de acordo com a presidente da entidade, Sandra Abril, são para eventos como World Travel Market Latin America (WTM) com a participação do Circuito Litoral Norte, cidades e países onde o ‘produto Caraguá’ possa trazer ganhos para o município e feiras de negócios com operadoras e agentes de turismo.
Veja Também Recentes

Artesãos de Caraguatatuba participam do 19º Salão do Artesanato no Parque Ibirapuera
Artesãos de Caraguatatuba representam o município no 19º Salão do Artesanato, que será realizado de quarta-feira a sábado (21 a 25/5) no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Participam desta edição – que tem como tema “A Arte que Nasce da Fibra”, Angélica Santos, Jefferson Ferreira e

‘Jazz nas escolas’ marca início do 7º Festival de Jazz em Caraguatatuba
Antes mesmo das primeiras notas ecoarem na Praça da Cultura com a 7ª edição do Festival de Jazz, o evento já começa a encantar Caraguatatuba com o projeto “Vem para o Jazz”, uma ação especial que leva música ao ambiente escolar. O projeto promove uma experiência educativa, interativa e cultural

Caraguatatuba oferece 112 vagas de emprego nesta segunda-feira (19)
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 112 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (19), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Fiscalização ambiental reforça monitoramento no Perequê-Mirim em Caraguatatuba
A equipe de Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba, em parceria com a Polícia Militar Ambiental, realizou uma ação de monitoramento na Rua Yoshizo Shibata, no bairro Perequê-Mirim, na última sexta-feira (27/5). A operação teve como objetivo coibir intervenções ambientais irregulares, como supressão de

Neste sábado tem Projeto Hip Hop na Praça do Travessão
Neste sábado (31/5), às 19h, será realizada a segunda edição do projeto “Hip Hop nas Praças”, o encontro de cultura urbana de Caraguatatuba. Desta vez o evento é na Praça Jorge de Castro, na Avenida José da Costa Pinheiro Júnior, no bairro Travessão, em frente ao Polo Cultural. O evento