Pesquisar No Site

Prefeitura e Fundacc inauguram Centro Cultural e homenageiam Dona Sonia do Olaria

Publicado em: 08/04/2019
Destaques
Prefeitura e Fundacc inauguram Centro Cultural e homenageiam Dona Sonia do Olaria
Prefeitura e Fundacc inauguram Centro Cultural e homenageiam Dona Sonia do Olaria

A manhã de sábado (06/04) foi marcada pela inauguração do Centro Cultural da Olaria, região Norte de Caraguatatuba. Essa era uma antiga reivindicação da comunidade e o espaço deve atender cerca de 300 aprendizes. A nova oficina da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba recebeu o nome de Sonia Maria Rosa, a Sonia do Olaria.

#PraCegoVer: O Prefeito Aguilar Junior participa da cerimônia de inauguração ao lado da presidente da Fundacc, autoridades e munícipes

A inauguração contou com a presença do prefeito Aguilar Junior; da presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo; do presidente da Câmara, Carlinhos da Farmácia; secretários, vereadores, familiares da homenageada e moradores que tiveram a oportunidade de conhecer Dona Sonia.

A emoção tomou conta dos filhos da homenageada – Aniceto Eduardo dos Santos, o Cetinho, Allan Phelipe dos Santos e Alessandro Roberto dos Santos, que estiveram na inauguração. A única ausência foi de André Luiz dos Santos que estava trabalhando.

“Esse é o legado de Dona Sonia aos jovens porque ela sempre lutou muito pelo bairro que escolheu para morar quando se mudou para Caraguatatuba e abriu suas portas para toda a comunidade que precisava”, disse, às lágrimas, Cetinho.

“Fico feliz pela lembrança porque ela fez tudo que podia pelo bairro”, lembrou o presidente da Câmara, seguido do vereador Dennis Guerra que teve aprovado requerimento em 2017 onde pedia a instalação de um centro cultural no bairro.

Para a presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, essa foi uma singela homenagem à Dona Sonia que tanto fez pelos mais carentes. “Ela brilhava de dentro pra fora, conseguia dividir o pouco que tinha com todo mundo”.

Na avaliação do prefeito Aguilar Junior, “essa é uma homenagem justa, de coração, para uma pessoa que fez a diferença aqui no bairro. Agora, seu trabalho será reconhecido para sempre e esse espaço é para atender uma necessidade, mas já pensamos na ampliação em um prédio próprio que vai sempre levar o nome de Dona Sônia”.

Abaixo-assinado

Há anos a comunidade busca um espaço cultural para a comunidade e essa luta contou com a participação da moradora Eliane Teodora Correa, que conviveu com Dona Sonia e fez um abaixo-assinado aonde conseguiu 720 assinaturas.

“Esse é um bairro grande, com muitas crianças e levamos essa necessidade ao prefeito porque cabeça vazia é oficina do diabo”, disse a moradora que conta ter três gerações em casa que precisam de atividades culturais, de lazer.

“Este foi um compromisso do prefeito Aguilar Junior que nos chamou em seu gabinete e pediu que instalássemos oficinas nos bairros como parte de seu plano de governo de descentralizar e democratizar a cultura”, disse a presidente Silmara,

O Centro Cultural deve oferecer, inicialmente, oficinas de danças urbanas, balé clássico, capoeira e violão. As inscrições já podem ser feita no local que fica à Rua Pedro Januário Leite, 66, no Olaria.

História

Falecida em fevereiro de 2015, Sonia Maria Rosa nasceu em Itajubá (MG), morou em Campos do Jordão e São José dos Campos até chegar em Caraguatatuba, em 1976.

Além dos quatro filhos, ainda em São José ela teve duas meninas que faleceram.

Quando se instalou no Olaria, onde construiu sua residência, lutou para levar pavimentação, linha de ônibus para o bairro e tinha a única linha telefônica que servia para que os moradores entrassem em contato com seus familiares distantes.

“Era até engraçado porque quando chegava a conta só tinha DDD de fora”, lembrou o filho Cetinho. Partos, muitos partos ela fez, tanto que o filho Allan nem se lembra mais, “mas muita gente aqui nasceu pelas mãos dela”.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

1ª parcela do ISS Fixo e das taxas da Prefeitura de Caraguatatuba vence segunda-feira (20/7)
1ª parcela do ISS Fixo e das taxas da Prefeitura de Caraguatatuba vence segunda-feira (20/7)

A 1ª parcela do Imposto Sobre Serviços (ISS) Fixo e das Taxas de Licença, Localização e de Funcionamento da Prefeitura de Caraguatatuba vence na próxima segunda-feira (20/7). Os demais vencimentos dos tributos são nos dias 20 de agosto, 21 de setembro, 20 de outubro, 23 de novembro e 21 de

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 16/07/2026
Caraguatatuba amplia número e reduz idade dos membros do Conselho Municipal da Juventude
Caraguatatuba amplia número e reduz idade dos membros do Conselho Municipal da Juventude

A Lei 2.842/2026 ampliou o número de membros do Conselho Municipal da Juventude (Conjuve – Lei nº 2.438, de 17 de outubro de 2018) de 16 para 20 e reduziu a idade mínima de participação no órgão consultivo, deliberativo, supervisor, controlador e fiscalizador das políticas públicas direcionadas, de 16 para

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 20/07/2026
07_02- Curso Imersão Conexão Liderança IF - Foto Luís Gava(PMC) (9)
Governo Municipal inicia Conexão Liderança para qualificação de líderes no serviço público

A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou, na quinta-feira (2), o projeto “Conexão Liderança”, voltado a secretários, secretários-adjuntos, diretores e servidores que ocupam cargos estratégicos na administração municipal. A iniciativa, conduzida pelas secretarias de Administração e de Governo, encerra na segunda-feira (6), no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba,

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 03/07/2026
Comitê de Segurança se reúne para mais uma etapa da Operação Caraguá Segura
Comitê de Segurança se reúne para mais uma etapa da Operação Caraguá Segura

Caraguatatuba mobilizou as forças de segurança e equipes de fiscalização para uma nova etapa da Operação Caraguá Segura entre a tarde de sexta-feira (10) e madrugada de sábado (11), com ações de fiscalização de trânsito, abordagens, averiguação veicular, combate à criminalidade e vistoria de estabelecimentos. A primeira etapa ocorreu na

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 13/07/2026
Prefeitura recupera área degradada por descarte irregular no Centro de Caraguatatuba
Prefeitura recupera área degradada por descarte irregular no Centro de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba concluiu a recuperação e revitalização de uma área localizada nas proximidades da ponte ao lado Casa de Saúde Stella Maris, na região central da cidade, que vinha sendo utilizada de forma irregular para o descarte de resíduos. Sob coordenação da Secretaria de Serviços Públicos, o local

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 14/07/2026