Pesquisar No Site

Prefeitura e Fundacc inauguram Centro Cultural e homenageiam Dona Sonia do Olaria

Publicado em: 08/04/2019
Destaques
Prefeitura e Fundacc inauguram Centro Cultural e homenageiam Dona Sonia do Olaria
Prefeitura e Fundacc inauguram Centro Cultural e homenageiam Dona Sonia do Olaria

A manhã de sábado (06/04) foi marcada pela inauguração do Centro Cultural da Olaria, região Norte de Caraguatatuba. Essa era uma antiga reivindicação da comunidade e o espaço deve atender cerca de 300 aprendizes. A nova oficina da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba recebeu o nome de Sonia Maria Rosa, a Sonia do Olaria.

#PraCegoVer: O Prefeito Aguilar Junior participa da cerimônia de inauguração ao lado da presidente da Fundacc, autoridades e munícipes

A inauguração contou com a presença do prefeito Aguilar Junior; da presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo; do presidente da Câmara, Carlinhos da Farmácia; secretários, vereadores, familiares da homenageada e moradores que tiveram a oportunidade de conhecer Dona Sonia.

A emoção tomou conta dos filhos da homenageada – Aniceto Eduardo dos Santos, o Cetinho, Allan Phelipe dos Santos e Alessandro Roberto dos Santos, que estiveram na inauguração. A única ausência foi de André Luiz dos Santos que estava trabalhando.

“Esse é o legado de Dona Sonia aos jovens porque ela sempre lutou muito pelo bairro que escolheu para morar quando se mudou para Caraguatatuba e abriu suas portas para toda a comunidade que precisava”, disse, às lágrimas, Cetinho.

“Fico feliz pela lembrança porque ela fez tudo que podia pelo bairro”, lembrou o presidente da Câmara, seguido do vereador Dennis Guerra que teve aprovado requerimento em 2017 onde pedia a instalação de um centro cultural no bairro.

Para a presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, essa foi uma singela homenagem à Dona Sonia que tanto fez pelos mais carentes. “Ela brilhava de dentro pra fora, conseguia dividir o pouco que tinha com todo mundo”.

Na avaliação do prefeito Aguilar Junior, “essa é uma homenagem justa, de coração, para uma pessoa que fez a diferença aqui no bairro. Agora, seu trabalho será reconhecido para sempre e esse espaço é para atender uma necessidade, mas já pensamos na ampliação em um prédio próprio que vai sempre levar o nome de Dona Sônia”.

Abaixo-assinado

Há anos a comunidade busca um espaço cultural para a comunidade e essa luta contou com a participação da moradora Eliane Teodora Correa, que conviveu com Dona Sonia e fez um abaixo-assinado aonde conseguiu 720 assinaturas.

“Esse é um bairro grande, com muitas crianças e levamos essa necessidade ao prefeito porque cabeça vazia é oficina do diabo”, disse a moradora que conta ter três gerações em casa que precisam de atividades culturais, de lazer.

“Este foi um compromisso do prefeito Aguilar Junior que nos chamou em seu gabinete e pediu que instalássemos oficinas nos bairros como parte de seu plano de governo de descentralizar e democratizar a cultura”, disse a presidente Silmara,

O Centro Cultural deve oferecer, inicialmente, oficinas de danças urbanas, balé clássico, capoeira e violão. As inscrições já podem ser feita no local que fica à Rua Pedro Januário Leite, 66, no Olaria.

História

Falecida em fevereiro de 2015, Sonia Maria Rosa nasceu em Itajubá (MG), morou em Campos do Jordão e São José dos Campos até chegar em Caraguatatuba, em 1976.

Além dos quatro filhos, ainda em São José ela teve duas meninas que faleceram.

Quando se instalou no Olaria, onde construiu sua residência, lutou para levar pavimentação, linha de ônibus para o bairro e tinha a única linha telefônica que servia para que os moradores entrassem em contato com seus familiares distantes.

“Era até engraçado porque quando chegava a conta só tinha DDD de fora”, lembrou o filho Cetinho. Partos, muitos partos ela fez, tanto que o filho Allan nem se lembra mais, “mas muita gente aqui nasceu pelas mãos dela”.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Inscrições para eleição do Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba segue até quinta-feira
Inscrições para eleição do Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba segue até quinta-feira

Pessoas com idade entre 15 e 29 anos têm até quinta-feira (11) para se inscrever na eleição do Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba (Conjuve) – gestão 2024/2026. Serão eleitos oito membros titulares e oito suplentes de seis segmentos da sociedade civil. A inscrição pode ser feita das 8h30 às

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 09/04/2024
Credenciamento Shows de Aniversário – 167 Anos
Credenciamento Shows de Aniversário – 167 Anos

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Comunicação Social, informa que liberou a solicitação de CREDENCIAMENTO DOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO que desejam realizar a cobertura dos shows de aniversário da cidade, que serão realizados dias 19 e 20 de abril de 2024 na Praça da Cultura. Os pedidos de credenciamento deverão

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 11/04/2024
Alistamento militar de jovens do sexo masculino nascidos em 2006 segue até 30 de junho
Alistamento militar de jovens do sexo masculino nascidos em 2006 segue até 30 de junho

Jovens do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) de Caraguatatuba nascidos em 2006 têm até o dia 30 de junho para fazer o alistamento militar.  Adolescentes que completam 18 anos em 2024 devem se alistar nas Forças Armadas (Marinha, Exército

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 10/04/2024
Caraguatatuba está com 254 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 254 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (03/04) o quadro de vagas de emprego para 254 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 03/04/2024
Anna Luiza Pimpão, de Caraguatatuba, conquista pódio em competição da Copa São Paulo Light de Kart
Anna Luiza Pimpão, de Caraguatatuba, conquista pódio em competição da Copa São Paulo Light de Kart

Na última etapa da Copa São Paulo Light de Kart, realizada no renomado kartódromo Ayrton Senna em Interlagos, a jovem pilota de Caraguatatuba, Anna Luiza Pimpão, superou desafios e conquistou um lugar no pódio da F4 Graduados B, uma das categorias mais competitivas do campeonato. Após enfrentar dificuldades com seu

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 10/04/2024