Pesquisar No Site
Funcionário Público é eleito presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba

Funcionário Público é eleito presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba
O funcionário público Luiz Fernando do Espírito Santo foi eleito, na noite de quarta-feira, presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba (CMPCC). Dos 13 votantes, ele recebeu oito votos. Ana Mello, conselheira do Fórum Setorial de Literatura teve três indicações e ficou na vice-presidência.

#PraCegoVer: Auditório da Fundacc com pessoas do segmento da Cultura ouvem candidatos ao cargo de presidente do Conselho (Fotos: Fundacc)
Para a Secretaria Geral, assume o posto o conselheiro do Fórum Setorial de Grupos Étnicos e Grupos de Gêneros, Edivan Santos, que também obteve oito votos e seu suplente será Paulo Messias, conselheiro do Fórum Setorial de Artes Plásticas e Artesanato.
Como proposta de ação apresentada ainda como candidato, Luiz Fernando, que é lotado na Secretaria de Turismo, destacou a importância de ser gestor e da relevância ainda maior dos conselheiros da sociedade civil, verdadeiros representantes da cultura de Caraguatatuba.
“Peço que continuem mobilizando a área que representam e lembro que um dos nossos principais objetivos é a entrega do Plano Municipal de Cultura dentro do prazo para a inclusão no Sistema Nacional de Cultura”.
Para estar à frente do CMPCC, o novo presidente destacou a sua participação na produção e montagem de eventos, sua participação em outros conselhos como o CMDCA (Conselho Municipal da Criação e do Adolescente), do Esporte e atualmente Conselho do Idoso.
Como esportista, ex-jogador profissional de vôlei, destacou a experiência em gestão de equipes, “porque o esporte que eu praticava era coletivo e nunca conseguiria atingir nada sozinho”.
Falou ainda das atuações junto às leis de incentivos estaduais e federais e ainda como condutor da Tocha Olímpica Rio 2016 por Caraguá, “onde o espírito coletivo imperou mais uma vez porque a tocha na minha mão, passou pelas mãos de todos”.
Na área cultural, esteve na produção de eventos como Vale Rodeio, Virada Cultural, Revelando São Paulo, Ação Juventude e hoje nos eventos ligados ao turismo.
Na próxima semana deve ser publicado o decreto oficializando a formação da nova Mesa Diretora do Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba.
A presidente da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Silmara Mattiazzo, destacou que a fundação está à disposição do CMPCC para o avanço da cultural no município. “Este espaço aqui é de vocês e no que precisar estamos para auxiliá-los”.
Caberá, agora, ao CMPCC elaborar propostas junto aos Fóruns Setoriais de Cultura para a elaboração do Plano Municipal de Cultura, válido por 10 anos, que será realizado durante a 3ª Conferência Municipal de Cultura, no dia 28 de abril, das 8h às 18h, no Teatro Mário Covas.
A Conferência é organizada pela Fundacc com participação de representantes dos segmentos culturais – dança, música, audiovisuais, folclore, gêneros e étnicos, artes e artesanato, teatro e produtores.
A dirigente responsável pelo Sistema Municipal de Cultura, Cristina Neves, destaca que essa ação é fundamental para que o Plano possa ser inserido dentro do Sistema Nacional de Cultura até o dia 2 de julho deste ano.
Veja Também Recentes

Palestra sobre religiosidade de matriz africana integra programação de aniversário
O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” realiza no dia 10 de abril (quinta-feira), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana”. A atividade faz parte da programação de aniversário de Caraguatatuba. A entrada é gratuita

Videoteca Lúcio Braun exibe documentário “Luiz Melodia – No Coração do Brasil” nesta sexta-feira
O Ponto de Cultura Cineclube Sambaqui apresenta nesta sexta-feira (11/4), às 19h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, o longa-metragem “Luiz Melodia – No Coração do Brasil”. A exibição tem entrada gratuita e conta com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Dirigido por Alessandra Dorgan, o filme

Projetos artísticos e culturais podem se inscrever para patrocínio até 26 de maio
Artistas e produtores culturais já podem inscrever seus projetos para a seleção do edital 2026/2027 do Programa de Patrocínios. Serão destinados R$ 120 milhões para o período, um aumento de 20% em relação à edição anterior, com o objetivo de ampliar e diversificar os projetos apoiados em todo o país.

Secretaria de Serviços Públicos segue com ações de zeladoria em vários bairros de Caraguatatuba
As limpezas e bota-foras da Secretaria de Serviços Públicos continuam simultaneamente nos bairros do Perequê-Mirim, Travessão, Porto Novo, Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio e praças), Camaroeiro (Complexo Turístico) e Praia da Cocanha, nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba (vide cronograma abaixo). Desde segunda-feira (14/4), grupos de

Palestra sobre políticas para povos indígenas é destaque nesta sexta-feira no Teatro Mario Covas
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe nesta sexta-feira (25/4), às 14h, a palestra “Políticas para os povos indígenas”, que será ministrada por Cristiano Kiririndju, da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. A realização é do governo municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de