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Oficinas Makers marcam encerramento do Educatech 2019
Oficinas Makers marcam encerramento do Educatech 2019
O II Congresso de Tecnologia na Educação – Educatech 2019 terminou, no sábado (30), com a realização de três oficinas: “Uma Nova Dinâmica de Ensino, Uma Nova Forma de Aprendizagem” e “Uma Prática Maker Educacional”, no Teatro Mario Covas, e “Metodologias Ativas e Ensino Híbrido no Contexto da Cultura Digital”, na Secretaria de Educação.
O Educatech 2019 deste ano teve como objetivo demonstrar experiências práticas assertivas em sala de aula bem como os excelentes resultados.
O prefeito Aguilar Junior marcou presença no Teatro Mário Covas. Ele visitou o estande da empresa Mundo Maker e relembrou que, quando criança, era um fazedor (maker), pois gostava de desmontar e montar objetos variados para conhecer seu funcionamento e criar coisas. Aos participantes da oficina sobre Metodologias, Aguilar Junior, ressaltou a importância da tecnologia nas escolas, mas principalmente do trabalho do professor.
“Esse assunto é tão importante para a essa administração que criamos a Secretaria de Tecnologia da Informação. Estivemos em Brasília, com o Ministro da Cidadania, Osmar Terra, com o objetivo de obter mais verbas para o cuidado integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. Isso inclui investimentos nas áreas de Educação, Esportes e Tecnologia. Mas a tecnologia não é nada se não pudermos contar com os professores na participação de capacitações e formações continuadas e eventos como esse, para oferecermos o melhor para os alunos da rede municipal”, destacou.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, acrescentou: “Gostaríamos de agradecer ao prefeito pela confiança e parceria e cumprimentar a todos os professores, pois a razão desse evento é proporcionar-lhes a transmissão de conhecimentos e aperfeiçoamento”.
O professor de Geografia e Filosofia, Alfero Mendes Neto, 50 anos, foi o responsável pelo workshop “Uma Nova Dinâmica de Ensino, Uma Nova Forma de Aprendizagem”. O educador contou que, pessoalmente, utiliza, aproximadamente, cerca de 70 plataformas e aplicativos para preparar aulas e atividades para os alunos. Toda a explanação foi com exercícios práticos com o público.
“Hoje temos vários aplicativos ou plataformas como o I-Nigma, Google Form, Google Sala de Aula, Silabe, entre vários outros, que permitem realizar uma nova dinâmica de aprendizagem. O professor deve ser o gestor do processo educativo e os recursos digitais são ferramentas nesse processo de gestão. Minha intenção, aqui, foi de contribuir para que repensem a prática pedagógica e redefinam as metodologias de ensino”, disse.
A Professora Juliana Emery, da EMEF Profª Antonia Ribeiro da Silva, no bairro Jardim Califórnia, que participou dos três dias do Educatech, já tem o hábito de usar o diário on-line bem como provas e tarefas para os alunos e aulas na lousa digital. “Toda a informação repassada no evento foi muito enriquecedora. Os aplicativos mostrados pelo Alfero abrirão muitos caminhos. Agora é estudar e colocar em prática”, avaliou.
O fundador da empresa Mundo Maker, Orlando Lombosco, 52 anos, foi o responsável pelo workshop “Uma Prática Maker Educacional”. Ele dividiu os participantes em cinco grupos que criaram robôs motorizados para servirem a determinada finalidade.
Os cinco times e suas criações foram as seguintes: Sob Pressão robô luneta de observação, Criação, robô farol para iluminar locais de difíceis acessos; As Poderosas, robô cuja proposta é equilibrar bolinhas de gude num tubo entre os dois carrinhos, produzir sons; Marketuba montar um robô para percorrer percursos com obstáculo onde a criança trabalha direção, velocidade, coordenação, além de brincar; Doraemon um robô outdoor para fazer propaganda e levar mensagens.
“Sou formado em Arquitetura e Filosofia pela USP (Universidade de São Paulo), mas meu maior aprendizado foi em biblioteca, lendo livros e em uma oficina de montagens na garagem de casa. Minha motivação ao criar minha própria empresa foi a de transmitir conhecimento de um jeito mais gostoso. As atividades mão na massa são mais desafiadoras. Os participantes se sentem mais engajados e empoderados. A educação maker propõe integralidade, ou seja, que o aluno aprenda a lidar com ele mesmo, com os outros e o mundo das coisas”, explicou.
A terceira oficina, “Metodologias Ativas e Ensino Híbrido no Contexto da Cultura Digital”, ministrada pelo professor Leandro Holanda, 32 anos, do Instituto Singularidades (SP), proporcionou a vivência de uma sala aula em forma de “Rotação por Estações”, onde os professores se tornaram alunos.
Na 1ª Estação – “Recursos Tecnológicos”, os professores tinham que avaliar quais as ferramentas disponíveis para utilizar com alunos. 2ª Estação – “Portfólio”, avaliar ferramentas para uso da metodologia em sala de aula. 3ª Estação – “Jogo Colaborativo”, entender que a colaboração é complexa e o quanto a parte individual em um trabalho interfere no que o outro está fazendo. 4ª Estação – “Análise da Sala de Aula”, como que a disposição de mesas e cadeiras é importante para que a atividade proposta funcione.
As professoras Susi Furtado, do CEI/EMEI Prof. Francisco de Assis de Carvalho (Perequê-Mirim) e Sandra Eller, vice-diretora do CEI/EMEI Maria Carlita Saraiva Guedes (Morro do Algodão), fizeram o workshop. Ambas afirmaram que essa ferramenta do Ensino Híbrido com dinâmica de estações é perfeitamente possível de ser utilizado em sala de aula. “A oficina foi bem clara, natural e não tem nada de complicado. Basta boa vontade para fazer”, afirmou Susi.
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