Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba promove ações de sensibilização no Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril.

Destaques
Autismo
Prefeitura de Caraguatatuba promove ações de sensibilização no Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril.

Nesta terça-feira (02/04), é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007, com objetivo de derrubar preconceitos e sensibilizar a todos sobre esse transtorno que afeta cerca de 70 milhões de pessoas no mundo todo.

#PraCegoVer: mãe e pai beijam rosto de um menino autista, ambos usam camiseta azul, tema da campanha. Eles estão sentados em um gramado. (Foto: Rebecca Bonanate/PMC)

Com o tema “O uso das tecnologias e a participação em sociedade”, a Prefeitura de Caraguatatuba realizará diversas ações a fim de sensibilizar a população sobre a data e reforçar a importância da inclusão.

O tema diz respeito ao uso de tecnologias para auxiliar o cotidiano das pessoas com transtorno do espectro do autismo (TEA) minimizando as barreiras e favorecendo a participação social e educacional.

No dia 02/04, a Secretaria de Educação promoverá, às 18h30, roda de conversa sobre o tema com profissionais da Educação Inclusiva, Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Saúde e Associação Acalento. Público Alvo: Pessoas com TEA (adultos), pais, familiares e profissionais interessados. A Secretaria está localizada na Avenida Rio de Janeiro, 860 – Indaiá.

Ainda na terça-feira, às 15h, a creche Santo Antônio, no bairro Tinga, promoverá uma passeata em alusão ao tema. O ponto de encontro será na Rua Elvira Perpétua de Santana, 75. Participarão os alunos da creche e os alunos da escola estadual Dr. Eduardo Correa da Costa.

Na quinta-feira (04/04), às 10h, haverá palestra sobre aspectos gerais do autismo, ministrada pela coordenadora da Educação Inclusiva, Juliane Ribeiro. O encontro será na sala de cinema do Ciapi, voltado aos usuários do serviço e interessados no tema. Endereço: Avenida Jorge Burihan, 30 – Jardim Jaqueira.

#PraCegoVer: duas famílias na foto, sendo um casal e um menino e dois filhos com uma mãe. (Foto: Rebecca Bonanate/PMC)

No sábado (06/04), às 15h, haverá a 3ª Caminhada de Conscientização do Autismo, promovida pelo grupo de mães de autistas de Caraguatatuba (GMAC). A concentração será próxima à ponte do rio Santo Antônio, com término na Praça da Cultura, no Centro, onde haverá diversas atividades. O evento é aberto ao público.

Nos dias 3, 4 e 5 serão promovidos cinedebates, com apresentação de um documentário buscando compreender a percepção do mundo pelo ponto de vista de pessoas com autismo. Confira locais e horários das sessões na programação completa.

Em Caraguatatuba, existe uma Lei Municipal nº 2454/18, que institui o Dia Municipal do Autismo, de autoria do vereador Evandro do Nascimento (Vandinho).

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) envolve atrasos e comprometimentos do desenvolvimento, seja de linguagem, seja no comportamento social. Os sintomas podem ser emocionais, cognitivos, motores ou sensoriais. A incidência em meninos é maior, sendo a proporção de um menino para cada quatro meninas.

Confira a programação completa:

02/04/2019 – terça-feira (#vistaazul)

Roda de Conversa: O uso das tecnologias e a participação em sociedade: os pais como co-terapeutas.

Local: Secretaria Municipal de Educação (Av. Rio de Janeiro, 860 – Indaiá)

Horário: 18h30 às 20h30

Mediadores: Profissionais da Educação Inclusiva, Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Secretaria de Saúde e Associação Acalento.

Público Alvo: Pessoas com Autismo (adultos), Pais, Familiares e Profissionais Interessados.

15h – Passeata creche Santo Antônio – Ponto de encontro: Rua Elvira Perpétua de Santana, 75 – Tinga

03/04/2019 – quarta-feira (#vistaazul)

Cine Debate: Documentário – busca observar o universo de crianças com transtorno do espectro do autismo (TEA), ao acompanhar em seu dia a dia crianças brasileiras de diversas regiões, classes sociais e graus de comprometimento, buscando compreender a percepção do mundo pelo ponto de vista de pessoas com TEA.

Cinebus (20 lugares disponíveis) – Local: APAE (Avenida Bahia, 633 – Indaiá)

Horários: 9h e 14h30 (duas sessões)

Mediadores: Profissional da APAE

04/04/2019 – quinta-feira (#vistaazul)

Cine Debate: Documentário – busca observar o universo de crianças com transtorno do espectro do autismo (TEA), ao acompanhar em seu dia a dia crianças brasileiras de diversas regiões, classes sociais e graus de comprometimento, buscando compreender a percepção do mundo pelo ponto de vista de pessoas com TEA.

Cinebus (20 lugares disponíveis) – Local: CEM/CEO – Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (Av. Maranhão, 421 – Jardim Primavera)

Horários: 9h e 14h (duas sessões)

Mediadores: Psicóloga Michele Aparecida de Castro Cardoso

04/04/2019 – quinta-feira (#vistaazul)

Palestra: Autismo – Aspectos gerais: Juliane de Almeida Ribeiro (coordenadora da Divisão de Educação Inclusiva)

Local: CIAPI – sala de cinema (R. Jorge Burihan, 30 – Jardim Jaqueira / próximo ao terminal rodoviário)

Horário: 10h

Público Alvo: Usuários do serviço e interessados no tema

05/04/2019 – sexta-feira (#vistaazul)

Cine Debate: Documentário – busca observar o universo de crianças com transtorno do espectro do autismo (TEA), ao acompanhar em seu dia a dia crianças brasileiras de diversas regiões, classes sociais e graus de comprometimento, buscando compreender a percepção do mundo pelo ponto de vista de pessoas com TEA.

Cinebus (20 lugares disponíveis) Local: Acalento (Av. Geraldo Nogueira da Silva, 9.152 – Porto Novo)

Horário: 9h

Mediador: Profissional técnico da Associação

Local: Praça Juscelino Kubitschek (“praça da Honda”)

Horário: 14h

Mediadores: Profissional técnico da Sepedi

06/04/2019 – (#vistaazul)

3ª Caminhada de Conscientização do Autismo – Apoio ao Grupo de Mães de Autistas de Caraguatatuba (GMAC)

Local: (Saída) próximo à ponte do Rio Santo Antônio

(Chegada) Praça da Cultura com atividades no local

Horário: 15h – Aberto ao público

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Agentes Comunitários de Saúde de Caraguatatuba passam a ter adicional de insalubridade em cima salário-base
Agentes Comunitários de Saúde de Caraguatatuba passam a ter adicional de insalubridade em cima salário-base

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Prefeitura de Caraguatatuba passam a ter o adicional de insalubridade calculado sobre o salário-base. A mudança está prevista na Lei nº 2.821/2026, de autoria do Poder Executivo, que atualiza dispositivos da Lei Municipal nº 1.990, de 28 de novembro de 2011. Com a

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 20/07/2026
1ª parcela do ISS Fixo e das taxas da Prefeitura de Caraguatatuba vence segunda-feira (20/7)
1ª parcela do ISS Fixo e das taxas da Prefeitura de Caraguatatuba vence segunda-feira (20/7)

A 1ª parcela do Imposto Sobre Serviços (ISS) Fixo e das Taxas de Licença, Localização e de Funcionamento da Prefeitura de Caraguatatuba vence na próxima segunda-feira (20/7). Os demais vencimentos dos tributos são nos dias 20 de agosto, 21 de setembro, 20 de outubro, 23 de novembro e 21 de

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 16/07/2026
Eleitos novos Conselheiros Representantes da Sociedade Civil do Comdefi gestão 2026/2029
Eleitos novos Conselheiros Representantes da Sociedade Civil do Comdefi gestão 2026/2029

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Caraguatatuba (Comdefi) realizou eleição para Conselheiros Representantes da Sociedade Civil, gestão 2026/2029, terça-feira (14), e contou com 324 eleitores votantes. No segmento das Associações Civis que atuam no atendimento e defesa das Pessoas com Deficiências (PcD) foram eleitas a APAE – Associação

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 15/07/2026
PAT de Caraguatatuba oferece 96 vagas de emprego nesta quarta-feira
PAT de Caraguatatuba oferece 96 vagas de emprego nesta quarta-feira

Quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho pode procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba nesta quarta-feira (29). Ao todo, estão disponíveis 96 vagas de emprego em diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Antes de comparecer ao atendimento, os candidatos devem

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 29/07/2026
Guarda Civil Municipal apreende drogas durante patrulhamento preventivo em Caraguatatuba
Guarda Civil Municipal apreende drogas durante patrulhamento preventivo em Caraguatatuba

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba apreendeu entorpecentes durante patrulhamento preventivo realizado na manhã de quinta-feira (2), na Rua São Roque, no bairro Perequê-Mirim, na região sul do município. A ação ocorreu nas proximidades de um imóvel abandonado, local que já havia sido alvo de denúncias relacionadas ao tráfico

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 03/07/2026