Pesquisar No Site
Projeto de Arborização Urbana é proposta de educação ambiental para alunos em Caraguatatuba

Projeto de Arborização Urbana é proposta de educação ambiental para alunos em Caraguatatuba
Na tarde da última terça-feira (20/03), foi realizado o plantio de 21 mudas de árvores de seis espécies diferentes, nativas da região, na Escola Estadual Thomaz Ribeiro de Lima, no centro da cidade.

#PraCegoVer: Três alunos estão em pé e observam atentos enquanto um funcionário da Secretaria de Meio ambiente planta a primeira árvore para explicar como deve ser feito. (Foto: Marina Larcher / PMC)
A ação faz parte do projeto de arborização urbana, da Prefeitura de Caraguatatuba, sob a coordenação da Secretaria de Meio ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP). O projeto atua em diversas frentes, sendo uma delas a promoção da conscientização aos alunos das redes de ensino municipais, estaduais e escolas particulares.
As árvores são cultivadas no Viveiro Municipal. Foram plantadas na escola uma unidade de Araçá, uma de Manacá e uma de Cambuci, três unidades de Grumixama e de Ipê roxo e 12 unidades de Uvaia. Cinco delas foram colocadas na lateral direita da frente da escola por seis alunos de cada classe, e as outras 16 foram distribuídas nos fundos, ao lado da quadra de educação física. Toda a turma do 1°C participou.
Segundo a coordenadora pedagógica Enilda Aparecida Martins Ribeiro, a iniciativa de plantar árvores surgiu da própria direção da escola que desde o ano passado vem pensando na revitalização da instituição e criando parcerias para tornar o projeto possível. “Por isso entramos em contato com a SMAAP”,diz ela.
O projeto de arborização urbana tem o objetivo de aumentar a área verde, restaurar parte dos danos causados à natureza e conscientizar as pessoas sobre a necessidade de preservar o ambiente. “É importante que esse cuidado seja cultivado principalmente nas crianças e adolescentes desde pequenos, por isso esse aprendizado é incluído na educação básica e passado de forma prática. É muito interessante a participação dos alunos nesse projeto para que eles tenham uma noção do quão importante é contribuir com o meio ambiente, e aprenderem na prática algo que sempre veem nos livros” diz a coordenadora pedagógica.
No site da Prefeitura de Caraguatatuba você encontra diversas iniciativas de projetos ambientais que são realizados na cidade. Conheça no link: www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/meio-ambiente/
Veja Também Recentes

Seletiva para os Jogos Regionais da Melhor Idade é encerrada em Caraguatatuba
Com muita superação e determinação, os atletas da melhor idade de Caraguatatuba participaram da seletiva dos Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi) no município. A competição terminou nesta sexta-feira (11), com a modalidade ‘natação’, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves. O Jomi é organizado pela Secretaria de Esportes do Estado

Jogos Escolares do Estado de São Paulo serão realizados entre 8 e 26 de maio em Caraguatatuba
Caraguatatuba recebe entre os dias 8 e 26 de maio, os Jogos Escolares do Estado de São Paulo – JEESP com as modalidades vôlei, futsal e basquete. Os Jogos Escolares do Estado têm por objetivo promover por meio da prática esportiva, a integração e o intercâmbio entre os estudantes das

Secretaria de Serviços Públicos promove ações nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba
A Secretaria de Serviços Públicos destinou, entre os dias 7 e 14 de abril, grupos descentralizados de trabalhadores para executarem a limpeza, operações tapa-buracos, pinturas, assentamentos de pisos, jardinagem, podas, desobstrução de valas de drenagem e consertos em boca de lobos ruas, avenidas, praças, prédios públicos e quadras esportivas das

Fundacc lança novo credenciamento de artistas e fazedores de Cultura para 2025
Está aberto o credenciamento 2025 para propostas de artistas e fazedores de Cultura, voltado para compor programação com atividades ou criações de obras artísticas nas programações culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Lançada no início de abril, a inscrição segue até o dia 4 de março de 2026, é gratuita e voltada a artistas, grupos e entidades

Congresso técnico do torneio ‘Aniversário da Cidade’ e Campeonato Amador de futebol de campo será nesta terça-feira (15)
Está marcado para esta terça-feira (15), o Congresso Técnico para o Torneio Aniversário da Cidade e Campeonato Amador de futebol de campo 1ª, 2ª e 3ª divisão. Todas as equipes inscritas estão convidas a participar do encontro, a partir das 19h, no Instituto Federal de Caraguatatuba (IF), localizado na Avenida