Pesquisar No Site
Projeto de Arborização Urbana é proposta de educação ambiental para alunos em Caraguatatuba
Projeto de Arborização Urbana é proposta de educação ambiental para alunos em Caraguatatuba
Na tarde da última terça-feira (20/03), foi realizado o plantio de 21 mudas de árvores de seis espécies diferentes, nativas da região, na Escola Estadual Thomaz Ribeiro de Lima, no centro da cidade.

#PraCegoVer: Três alunos estão em pé e observam atentos enquanto um funcionário da Secretaria de Meio ambiente planta a primeira árvore para explicar como deve ser feito. (Foto: Marina Larcher / PMC)
A ação faz parte do projeto de arborização urbana, da Prefeitura de Caraguatatuba, sob a coordenação da Secretaria de Meio ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP). O projeto atua em diversas frentes, sendo uma delas a promoção da conscientização aos alunos das redes de ensino municipais, estaduais e escolas particulares.
As árvores são cultivadas no Viveiro Municipal. Foram plantadas na escola uma unidade de Araçá, uma de Manacá e uma de Cambuci, três unidades de Grumixama e de Ipê roxo e 12 unidades de Uvaia. Cinco delas foram colocadas na lateral direita da frente da escola por seis alunos de cada classe, e as outras 16 foram distribuídas nos fundos, ao lado da quadra de educação física. Toda a turma do 1°C participou.
Segundo a coordenadora pedagógica Enilda Aparecida Martins Ribeiro, a iniciativa de plantar árvores surgiu da própria direção da escola que desde o ano passado vem pensando na revitalização da instituição e criando parcerias para tornar o projeto possível. “Por isso entramos em contato com a SMAAP”,diz ela.
O projeto de arborização urbana tem o objetivo de aumentar a área verde, restaurar parte dos danos causados à natureza e conscientizar as pessoas sobre a necessidade de preservar o ambiente. “É importante que esse cuidado seja cultivado principalmente nas crianças e adolescentes desde pequenos, por isso esse aprendizado é incluído na educação básica e passado de forma prática. É muito interessante a participação dos alunos nesse projeto para que eles tenham uma noção do quão importante é contribuir com o meio ambiente, e aprenderem na prática algo que sempre veem nos livros” diz a coordenadora pedagógica.
No site da Prefeitura de Caraguatatuba você encontra diversas iniciativas de projetos ambientais que são realizados na cidade. Conheça no link: www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/meio-ambiente/
Veja Também Recentes
Bloqueio no km 6 dos Contornos altera trânsito nesta quarta-feira
Motoristas que utilizam os Contornos da Rodovia dos Tamoios em Caraguatatuba devem ficar atentos a uma alteração no trânsito nesta quinta-feira (3/9). Um trecho no km 6 será bloqueado das 7h às 19h para a realização de serviços de recapeamento. A interdição ocorre nas proximidades do Supermercado Shibata e afetará
Ação acompanhada pelo Ministério Público Federal melhora acesso de embarcações no Camaroeiro
Uma intervenção no banco de areia localizado nas proximidades do Entreposto de Pesca do Camaroeiro foi iniciada na terça-feira (18) com o objetivo de restabelecer melhores condições de navegabilidade para pescadores artesanais da comunidade caiçara. A ação prevê a abertura de uma passagem para favorecer a circulação da água entre
Defesa Civil recebe projetos de estudantes do IFSP para áreas de risco no Casa Branca
A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu, na última terça-feira (25), 22 estudantes do 8º semestre do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba, que apresentaram projetos com soluções para áreas sujeitas a deslizamentos e alagamentos no Jardim Casa Branca. Os alunos participam de
Feira Casar em Caraguá 2026 abre inscrições para empresas e fornecedores locais
A Prefeitura de Caraguatatuba abriu nesta quinta-feira (20) as inscrições para empresas interessadas em participar da Feira Casar em Caraguá 2026. Promovido pela Secretaria Municipal de Turismo, o evento será realizado nos dias 25, 26 e 27 de setembro, no Mirante do Camaroeiro, e pretende aproximar casais de fornecedores da
Instituto Federal abre 40 vagas para curso técnico integrado ao ensino médio em Caraguatatuba
O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) está com inscrições abertas para 40 vagas no curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio no campus de Caraguatatuba. A oportunidade é para estudantes que concluírem o ensino fundamental até a data da matrícula e desejam começar, em 2027, o ensino médio