Pesquisar No Site

Caraguatatuba apresenta conceito safe city e os avanços da iluminação pública na cidade

Destaques
Realizada palestra Caragua Luz Safe City
Caraguatatuba apresenta conceito safe city e os avanços da iluminação pública na cidade

O evento “Iluminando o futuro das cidades” foi realizado na noite desta quarta-feira (21/03) no Teatro Mário Covas, em Caraguatatuba.

#PraCegoVer: Sobre o palco do Teatro Mário Covas, o prefeito fala ao público, sentado nas poltronas (Fotos: Luís Gava/PMC)

Na oportunidade, foram apresentados os resultados da PPP (Parceria Público-Privada) assinada entre a Prefeitura de Caraguatatuba e a Concessionária Caraguá Luz, além do projeto piloto de safe city com câmeras instaladas nos postes de iluminação da cidade para monitoramento facial e de veículos produtos de roubo.

Estiveram presentes o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, o presidente da Conasa, Mário Vieira Marcondes Neto, o diretor da Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano, Edson José Lopes das Neves, o diretor da Caraguá Luz, Pedro Iacovino, e o vice-prefeito de Caraguatatuba, Campos Junior.

Pelo projeto safe city, a Concessionária Caraguá Luz instalou dez câmeras de monitoramento de alta resolução e sem custo para a Prefeitura de Caraguatatuba. O objetivo é auxiliar o município em questões de segurança pública, trânsito, monitoramento de veículos, reconhecimento facial e dados analíticos.

As câmeras são para identificação de pessoas através de biometria e identificação de veículos atrás da leitura da placa do carro. Terão zoom de aproximação de até 400 metros em tempo real.

O presidente da Conasa, Mário Vieira Marcondes Neto, disse que a cidade de Caraguatatuba muda de patamar aplicando novas tecnologias. “Isso é vanguarda. Cada vez mais teremos serviços essenciais agregados com essas plataformas”, destaca.

Para o diretor da Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano, Edson José Lopes das Neves, “é muito bom ver cidades como Caraguatatuba se preparando para o futuro. É a pioneira em iluminação em LED e será a pioneira em segurança com tecnologia japonesa”.

Já o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, destacou ser adepto do conceito de smart city. “Aplicativos, plataformas, câmeras inteligentes, iluminação em LED, reconhecimento facial são importantes instrumentos que ajudam no dia a dia de uma cidade e estamos implantando essas ferramentas”.

PPP Iluminação Pública

Ainda no evento, foram apresentados os resultados da PPP de Iluminação Pública. Os investimentos previstos pela PPP foram concluídos nos três primeiros anos de contrato com a modernização de 19.987 pontos de iluminação pública, meta ultrapassada em outubro de 2018 com a instalação de 20.521 luminárias com tecnologia LED, e evoluída em dezembro para 20.800 pontos de luz, instalados em todos os bairros da cidade. Deste montante, 2.962 foram novos pontos de luz.

Nos próximos dois anos a empresa deve instalar mais 6 mil luminárias LED, em locais como Morro de Santo Antônio, Morro do Camaroeiro, Estrada do Rio Claro, Golfinhos, Tarumãs e no trecho da rodovia entre a Cocanha e Ubatuba, privilegiando pontos que não estavam previstos no contrato inicial, fazendo com que a cidade atinja, em breve, 100% do Parque Luminotécnico, com tecnologia LED.

Palestra

Os presentes puderam assistir ao final uma palestra com o arquiteto e urbanista Nabil Georges Bonduki, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, com experiência na área de Habitação, Planejamento Urbano e Regional, História Urbana e Meio Ambiente.

Ele destacou os avanços e desafios que os municípios precisam ter com o crescimento populacional.

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Ação acompanhada pelo Ministério Público Federal melhora acesso de embarcações no Camaroeiro
Ação acompanhada pelo Ministério Público Federal melhora acesso de embarcações no Camaroeiro

Uma intervenção no banco de areia localizado nas proximidades do Entreposto de Pesca do Camaroeiro foi iniciada na terça-feira (18) com o objetivo de restabelecer melhores condições de navegabilidade para pescadores artesanais da comunidade caiçara. A ação prevê a abertura de uma passagem para favorecer a circulação da água entre

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 12 - Consumo e produção responsáveis ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima ODS 14 - Vida na água ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 20/08/2026
Catcher Car Run reúne 241 participantes e movimenta bairro do Porto Novo em Caraguatatuba
Catcher Car Run reúne 241 participantes e movimenta bairro do Porto Novo em Caraguatatuba

A segunda edição do Catcher Car Run movimentou a Praça do Porto Novo, em Caraguatatuba, no último domingo (16), reunindo atletas de diferentes idades em uma manhã marcada pela prática esportiva e pela interação entre os participantes. Com uma proposta diferenciada, a corrida contou com 241 inscritos, entre adultos e

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/08/2026
Guarda Municipal identifica instituição de acolhimento irregular no bairro Travessão
Guarda Municipal identifica instituição de acolhimento irregular no bairro Travessão

Na tarde de terça-feira (11), uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba identificou uma possível instituição de acolhimento irregular durante patrulhamento preventivo no bairro Travessão. Os agentes foram acionados por um cidadão, que informou ter seus documentos pessoais retidos em uma residência por pessoas que não pertenciam ao

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 1 - Erradicação da pobreza ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 13/08/2026
Guarda Municipal realiza palestra educativa sobre bullying para alunos do ensino fundamental em Caraguatatuba
Guarda Municipal realiza palestra educativa sobre bullying para alunos do ensino fundamental em Caraguatatuba

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba, realizou na manhã desta terça-feira (18), uma palestra educativa e interativa para alunos da 2ª série do ensino fundamental, no Centro Integrado de Ações Socioeducativas (CIASE) Governador Adhemar Pereira de Barros, no bairro Travessão. A atividade teve como foco a conscientização e a

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Sem categoria Publicado em 20/08/2026