Pesquisar No Site
Prefeitura oferece treinamento para manusear Tratores Agrícolas
Prefeitura oferece treinamento para manusear Tratores Agrícolas

#PraCegoVer 2: Instrutor do curso, com blusa xadrez azul e chapéu de palha na cabeça, segura em cada uma das mãos um filtro de óleo e explica aos alunos sobre a função sobre a função delas. Atrás dele está o Trator.
Produtores rurais locais participam essa semana de mais um treinamento oferecido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), em parceria com a SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sindicato Rural de Paraibuna.
O curso de “Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas” tem carga horária de 40h e está em realização durante toda a semana (de 11 a 15/03), dividido entre aulas práticas e teóricas. Entre os temas trabalhados estão a manutenção e operação de tratores agrícolas, funcionamento do motor, sistema de transmissão, sistema hidráulico do trator, operação com o trator, as normas de segurança na operação, entre outros.
Segundo o instrutor do curso, Denir Carareto, o treinamento é para transmitir aos alunos conhecimento sobre as partes elétrica e mecânica da máquina para que não ocorram acidentes por falta de conserto. “O objetivo geral é fazer com que aprendam a manusear a máquina de forma correta e segura”, explicou. Além disso, nas aulas também são abordadas questões sobre a importância do cuidado com o solo.

#PraCegoVer 3: A imagem foi tirada de cima do trator e mostra uma parte do volante. Abaixo estão seis alunos e o instrutor.
Dos alunos presentes, Mauro Andrade da Silva que é pecuarista, agricultor e tem propriedade na região, disse que o curso está ampliando e capacitando o que ele já tinha de conhecimento sobre o assunto. “Pretendo absorver o máximo das aulas para saber instruir meus funcionários e também participar mais das atividades com tratores”, destacou.
Para participar das atividades promovidas pelo setor de Agricultura da SMAAP é necessário ser cadastrado e fazer inscrições nos cursos. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (12) 3897-2530.
Veja Também Recentes
Congresso de odontologia chega a Caraguatatuba com debates sobre tecnologia, inclusão e novas práticas
O 2º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal de Caraguatatuba segue com as inscrições abertas. O evento será realizado nos dias 25 e 26 de setembro, no Teatro Mario Covas, e deve reunir especialistas para discutir inovação, tecnologia, reabilitação estética, odontologia preventiva e atendimento a pacientes com necessidades especiais. Promovido
Palestra fortalece rede de apoio às famílias atípicas e amplia orientações sobre direitos em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba promoveu, na tarde da última segunda-feira (6), uma palestra voltada às famílias atípicas no Núcleo Social e Cultural do Morro do Algodão. O encontro reuniu cerca de 20 participantes e teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre inclusão social, cidadania e direitos das pessoas com deficiência,
Caraguatatuba vence de virada e segue na briga por vaga na Série Ouro da Copa Amizade
A equipe sub-13 de voleibol de Caraguatatuba conquistou uma importante vitória no último sábado (27) pela Copa Amizade. Em Caçapava, as atletas venceram Guaratinguetá por 2 sets a 1, após uma reação marcada pela determinação dentro de quadra. Mesmo após sair atrás no placar, a equipe manteve o ritmo de
Prefeitura convoca mais 12 bolsistas do PEAD para limpeza dos bairros de Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais 12 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 para se apresentar até sexta-feira (3/7), das 9h às 12h e das 14h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura do
Rua da Família oferece esporte cultura e lazer na Avenida da Praia neste domingo
A Prefeitura de Caraguatatuba realiza neste domingo (26) mais uma edição do programa Rua da Família, na Avenida da Praia, no Centro. O evento ocorre das 8h às 12h, com atividades gratuitas voltadas a moradores, turistas e visitantes. Promovida pela administração municipal, a iniciativa transforma um trecho da orla em