Pesquisar No Site

Imóvel desapropriado é demolido em primeiro passo para virar espaço educacional

Destaques
capa
Imóvel desapropriado é demolido em primeiro passo para virar espaço educacional

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), iniciou na manhã desta sexta-feira (01/03) uma operação de demolição de um imóvel desapropriado ao lado do CIEFI Profª Adolfina Leonor Soares dos Santos, localizado na Avenida Siqueira Campos, Sumaré. O imóvel foi desapropriado por meio de um decreto do prefeito de Caraguatatuba, na última segunda-feira (25/02).

#PraCegoVer: Imagem aérea de uma escavadeira hidráulica demolindo as paredes de uma velha casa já parcialmente demolida. Entulhos e madeiras no chão. (Fotos: Claudio Gomes/PMC)

O imóvel há muito tempo abandonado, possui cerca de 153 metros de construção e servia de esconderijo para usuários de drogas. O pedido foi feito pelos moradores diretamente à Prefeitura.

Segundo os funcionários da Sesep, que trabalham em um grupo de 10 pessoas, a previsão é de que a operação acabe ainda na sexta-feira. Eles também estimam que sejam retirados aproximadamente 30 caminhões trucados de entulhos. O material retirado, resultado da demolição, será direcionado para uma Área de Transbordo e Triagem (ATT) no bairro Barranco Alto.

O então imóvel possuía cerca de 150 metros e por estar abandonado, era utilizado por usuários de drogas como esconderijo. Em função do problema de segurança, o pedido de desapropriação foi feito por moradores das redondezas e acatado pelo prefeito. Com a demolição, o terreno se tornará um espaço educacional, que visa diminuir a demanda por vagas escolares.

Ação Social

A ação da Sesep foi acompanhada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, representada por assistentes sociais da Casa do Caminho, entidade social conveniada com a Prefeitura.

O objetivo das assistentes foi de oferecer acolhida às pessoas que estavam utilizando o local como abrigo. Das quatro pessoas que estavam na casa, uma pessoa aceitou ajuda e já está acolhida na Casa do Caminho.

A entidade está preparada para oferecer ao acolhido todo o suporte, inclusive com quatro refeições diárias (café da manhã, almoço, café da tarde e jantar). Também proporciona apoio físico e psicológico, além de fornecer produtos de higiene pessoal e banho.

Outro benefício oferecido é o de reinserção familiar e comunitária dos acolhidos. Documentos pessoais também são renovados ou providenciados em caso de necessidade.

Serviço:

Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS

Rua Senador Feijó, 165 – Jardim Aruan

Telefone: (12) 3882 – 5236

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Praça do Caiçara é palco da 3ª Noite Cubana neste sábado
Praça do Caiçara é palco da 3ª Noite Cubana neste sábado

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza neste sábado (10/10), das 18h às 22h, na Praça do Caiçara, no Centro da cidade, a terceira edição do projeto “Noite Cubana – Vem Bailar”, uma celebração à riqueza cultural de Cuba, que se expressa por meio dos seus ritmos e

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 07/10/2026
Prefeitura de Caraguatatuba realiza palestras da Saúde da Mulher para servidoras na Campanha do Outubro Rosa
Prefeitura de Caraguatatuba realiza palestras da Saúde da Mulher para servidoras na Campanha do Outubro Rosa

A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com Unimed de São José dos Campos, promove duas palestras de Prevenção ao Câncer de Mama e Colo de Útero no dia 26 de outubro (segunda-feira), das 9h às 11h e das 14h às 16h, no Instituto Federal de Educação,

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 16/10/2026
Pai e filho se qualificam juntos e estão entre os 33 formandos do Profissionaliza Caraguá
Pai e filho se qualificam juntos e estão entre os 33 formandos do Profissionaliza Caraguá

Trinta e três alunos concluíram cursos gratuitos de Instalador de Ar-Condicionado Tipo Split e Carpinteiro de Obras, oferecidos pelo programa Profissionaliza Caraguá, da Prefeitura, por meio da Secretaria de Governo. A entrega dos certificados foi realizada no Centro de Atendimento ao Trabalhador e Empreendedor (CATE), no bairro Porto Novo, na

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 15/10/2026
3º Fecica – Festival de Circo de Caraguatatuba começa neste sábado
3º Fecica – Festival de Circo de Caraguatatuba começa neste sábado

Com mais de 20 apresentações gratuitas, a Praça da Cultura, no Centro, recebe neste fim de semana (17 e 18/10) a terceira edição do Fecica – Festival de Circo de Caraguatatuba. Realizada pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), a mostra visa fortalecer as manifestações circenses, difundir e valorizar

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 14/10/2026
Fazenda Marinha da Cocanha mantém tradição da maricultura e exige atenção à qualidade sanitária dos mexilhões
Fazenda Marinha da Cocanha mantém tradição da maricultura e reforça à qualidade sanitária dos mexilhões

Caraguatatuba possui 17 áreas de cultivo de mexilhões, distribuídas em dois blocos no mar, em uma área de aproximadamente 40 mil metros quadrados. A atividade reúne 17 maricultores e seus familiares, que há mais de 20 anos contribuem para a produção de moluscos na Fazenda Marinha da Cocanha, referência regional

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 15/10/2026