Pesquisar No Site

Imóvel desapropriado é demolido em primeiro passo para virar espaço educacional

Destaques
capa
Imóvel desapropriado é demolido em primeiro passo para virar espaço educacional

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), iniciou na manhã desta sexta-feira (01/03) uma operação de demolição de um imóvel desapropriado ao lado do CIEFI Profª Adolfina Leonor Soares dos Santos, localizado na Avenida Siqueira Campos, Sumaré. O imóvel foi desapropriado por meio de um decreto do prefeito de Caraguatatuba, na última segunda-feira (25/02).

#PraCegoVer: Imagem aérea de uma escavadeira hidráulica demolindo as paredes de uma velha casa já parcialmente demolida. Entulhos e madeiras no chão. (Fotos: Claudio Gomes/PMC)

O imóvel há muito tempo abandonado, possui cerca de 153 metros de construção e servia de esconderijo para usuários de drogas. O pedido foi feito pelos moradores diretamente à Prefeitura.

Segundo os funcionários da Sesep, que trabalham em um grupo de 10 pessoas, a previsão é de que a operação acabe ainda na sexta-feira. Eles também estimam que sejam retirados aproximadamente 30 caminhões trucados de entulhos. O material retirado, resultado da demolição, será direcionado para uma Área de Transbordo e Triagem (ATT) no bairro Barranco Alto.

O então imóvel possuía cerca de 150 metros e por estar abandonado, era utilizado por usuários de drogas como esconderijo. Em função do problema de segurança, o pedido de desapropriação foi feito por moradores das redondezas e acatado pelo prefeito. Com a demolição, o terreno se tornará um espaço educacional, que visa diminuir a demanda por vagas escolares.

Ação Social

A ação da Sesep foi acompanhada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, representada por assistentes sociais da Casa do Caminho, entidade social conveniada com a Prefeitura.

O objetivo das assistentes foi de oferecer acolhida às pessoas que estavam utilizando o local como abrigo. Das quatro pessoas que estavam na casa, uma pessoa aceitou ajuda e já está acolhida na Casa do Caminho.

A entidade está preparada para oferecer ao acolhido todo o suporte, inclusive com quatro refeições diárias (café da manhã, almoço, café da tarde e jantar). Também proporciona apoio físico e psicológico, além de fornecer produtos de higiene pessoal e banho.

Outro benefício oferecido é o de reinserção familiar e comunitária dos acolhidos. Documentos pessoais também são renovados ou providenciados em caso de necessidade.

Serviço:

Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS

Rua Senador Feijó, 165 – Jardim Aruan

Telefone: (12) 3882 – 5236

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe Encontro Regional de Ensino de Astronomia com formação para educadores
Caraguatatuba recebe Encontro Regional de Ensino de Astronomia com formação para educadores

Caraguatatuba recebeu, entre quinta e sexta-feira (9 e 10/4), o Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA), reunindo professores e coordenadores da rede municipal em uma programação voltada à formação continuada e ao fortalecimento do ensino científico nas escolas. As atividades foram realizadas na EMEF Luiz Silvar do Prado, com

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 10/04/2026
Peça Parará_Foto Stephanie Lauria (14)
Espetáculo “Parará – Um Reino Pela Música” é destaque nesta sexta-feira no Teatro Mario Covas

O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe nesta sexta (17/4), às 15h, o espetáculo “Parará – Um Reino Pela Música” com o grupo de teatro Os Geraldos, de Campinas. A atração tem entrada gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro com até uma hora de antecedência.

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 14/04/2026
Capacitação (2)
Caraguatatuba capacita gestores para qualificar dados educacionais e planejamento da rede

A Secretaria de Educação de Caraguatatuba (Seduc) realiza até sexta-feira (17) uma formação voltada ao uso do Sistema da Secretaria Escolar Digital (SED) e ao Censo Escolar 2026. O encontro começou na quarta-feira (15), na Unidade Regional de Ensino (URE) e foi conduzido pelo Setor de Demanda de Alunos da

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 16/04/2026
Programa Ruas da Esperança realiza mais de 2,3 mil abordagens em 45 dias em Caraguatatuba
Prefeitura chama mais 15 bolsistas do PEAD para reforço na zeladoria de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba aguarda mais 15 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 nesta quarta, quinta e sexta-feira (8, 9 e 10/4), das 9h às 12h e das 14h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 07/04/2026
Caraguatatuba é vice-campeã do Prêmio Nacional de Inovação Previdenciária por adotar soluções tecnológicas
Caraguatatuba é vice-campeã do Prêmio Nacional de Inovação Previdenciária por adotar soluções tecnológicas

O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) recebeu o troféu de vice-campeão do 8º Prêmio Nacional de Inovação Previdenciária 2026 da Associação Nacional de Entidades de Previdência de Estados e Municípios (Aneprem). Em março, a entidade anunciou que o CaraguaPrev foi 2º colocado na categoria Transformação Digital do

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 07/04/2026