Pesquisar No Site
Projeto Verão no Clima traz sessão de cinema especial para praia da Cocanha

Projeto Verão no Clima traz sessão de cinema especial para praia da Cocanha

#PraCegoVer: Capa do Filme com o fundo do mar, corais e um mergulhador. Na imagem o nome do filme aparece em inglês “Blue – The Day The Sea Changed”. (Foto: Divulgação)
No próximo sábado, dia 23, às 20h, moradores e turistas vão poder curtir uma atividade especial do projeto Verão No Clima: uma sessão de cinema na praia com exibição do longa-metragem australiano “Triste Oceano”. A estrutura com telão e cadeiras será montada na Praça Santa Cruz (Av. Maria Carlota), na praia da Cocanha com entrada gratuita.
O filme é um alerta sobre o fato de que metade de toda a vida marinha já foi perdida nos últimos 40 anos. Trata-se de uma viagem provocativa ao reino dos oceanos, com filmagens realizadas durante dois anos na Austrália, Havaí, Indonésia e nas Filipinas. Participam da obra especialistas renomados que alertam sobre a necessidade da preservação dos oceanos – entre eles, a jovem especialista em tubarões Madison Stewart, a Dra. Jennifer Lavers (pesquisadora do Instituto de Estudos Marítimos e Antárticos) e os australianos Mark Dia (ativista) e Lucas Handley (biólogo marinho e fotógrafo subaquático).
Escrito, dirigido e coproduzido por Karina Holden em 2017, o longa-metragem tem duração de 76 minutos e conta com legendas em português. O trailer oficial pode ser acessado em https://www.youtube.com/watch?v=dg-tUZG2vsA.
Segundo a crítica especializada, o filme mostra belíssimas cenas da natureza e, ao mesmo tempo, traz imagens brutais dos problemas com os quais os oceanos se confrontam hoje. Causou impacto devido ao equilíbrio entre conteúdos factuais pesquisados com seriedade e ferramentas estilísticas em parte poéticas e estéticas.
A obra foi destaque na última edição da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, considerado como o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais. Realizada anualmente desde 2012, a Mostra contribui para a difusão de importantes e premiadas obras cinematográficas raras ao público brasileiro. O festival é organizado pela Ecofalante, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo a educação para o desenvolvimento sustentável.
A sessão integra o projeto Verão no Clima 2019, desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba. A campanha tem como foco estimular o cuidado com a geração e o descarte de lixo nas praias durante as férias de verão. A programação conta com mutirões de limpeza, corridas e caminhadas, assim como ações de conscientização nas redes sociais e meios de comunicação.
Veja Também Recentes

Curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos abre 44 vagas em Caraguatatuba
O Banco de Alimentos de Caraguatatuba está com inscrições abertas para o curso gratuito de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos, que será realizado no dia 5 de agosto, das 9h às 13h, na Videoteca Lúcio Braun, que está localizada no Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, na Praça Dr.

Navegar Experience agita Caraguatatuba com programação musical gratuita
Com atrações musicais ao vivo, esportes náuticos e luau ao entardecer, o Navegar Experience movimenta a praia do Centro no domingo (27). A programação já está definida. O evento é realizado das 9h à 21h, na faixa de areia localizada atrás da Secretaria de Turismo, na Avenida Dr. Arthur da

Centro de Especialidades Sul retoma atendimentos de reabilitação na próxima segunda-feira
O Serviço de Reabilitação do Centro de Especialidades Sul, em Caraguatatuba, retoma as atividades a partir da próxima segunda-feira (4). Os pacientes que necessitam desse tipo de atendimento podem protocolar a solicitação direto na Unidade, localizada na Avenida José Herculano, 6560, no Porto Novo. Os serviços de fisioterapia traumato-ortopédica (fraturas

Espaço Cultural Hartãt exibe documentário indígena premiado neste sábado
O Espaço Cultural Hartãt, em Caraguatatuba, exibe neste sábado (19), às 19h, o documentário premiado “Yõg ãtak: meu pai, Kaiowá”. A entrada é gratuita e é indicado para maiores de 14 anos. O longa-metragem retrata a busca de Sueli e Maiza Maxakali pelo pai, Luis Kaiowá, que foi separado delas

Fundacc promove Oficina Jornalismo – A Arte da Entrevista na próxima terça-feira no Polo Cultural do Centro
A Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza na próxima terça-feira (29/7), às 18h30, no Polo Cultural do Centro, a Oficina Jornalismo – A Arte da Entrevista com Mônica Souza. A entrada é gratuita e para participar não é necessário realizar inscrição. Muitas