Pesquisar No Site
Prefeitura encerra Projeto “Territórios e Redes – Prevenção à violência contra Pessoas com Deficiência”

Prefeitura encerra Projeto “Territórios e Redes – Prevenção à violência contra Pessoas com Deficiência”

#pracegover
Salão Monteiro Lobato na Secretaria de Educação. Vários profissionais entre homens e mulheres que atendem pessoas com deficiência estão sentadas na plateia. Elas assistem palestra de um deficiente auditivo em Libras. Ele veste camisa cinza claro e calça mostarda e tênis marrom. (Foto: Lucas Camargo/PMC)
Nesta quinta-feira (7) houve o encerramento do Projeto“Territórios e Redes – Prevenção à violência contra Pessoas com Deficiência”, com o seminário “Tomada de Decisão Apoiada, Capacidade Jurídica e Autonomia da Pessoa com Deficiência”, realizado por meio de um Convênio entre a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais APAE-SAP e o Centro Tecnológico e Inovação/CTI, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD).
O evento ocorreu no Salão Monteiro Lobato, na Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, aberto ao público e com a participação de profissionais do setor de Educação Inclusiva, da Secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania, da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, APAE Caraguatatuba, Acalento e entidades que atendem pessoas desse segmento social.
O curso que teve início em dezembro do ano passado e proporcionou debates sobre deficiência, barreiras, direito e legislação, prevenção à violência, trabalho em rede e políticas públicas, voltadas para pessoas com deficiência.
A primeira palestra foi com o tema “Tomada de Decisão Apoiada Capacidade Jurídica”, com o professor Pedro Peruzzo, da Pontifícia Universidade Católica PUC Campinas, que explicou sobre a constituição e a legislação Brasileira para este público.
Em seguida, Cristiano Koyama e Maria Inês Vieira, da Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação (Derdic-SP), ministraram a palestra “Autonomia da Pessoa com Deficiência Auditiva”, onde frizaram as dificuldades de um surdo. Cristiano, que é deficiente auditivo, relatou suas próprias experiências e dificuldades, utilizando a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), enquanto Maria Inês fez a tradução para o público.
O curso foi encerrado com a palestra “Defesa dos direitos e promoção da autonomia da Pessoa com Deficiência”, ministrada por Cleyton Borges e Fernando Lino, do Centro de Apoio Técnico da 1° Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência de São Paulo.
Segundo a Supervisora da APAE-SP, Deisiana Campos Paes, a turma em Caraguatatuba teve ótima participação. “Foi importante reunir no curso vários segmentos, rever as concepções sobre as pessoas com deficiência e compreender o papel de cada equipamento público nos casos de prevenção e de violência contra esta população. Agradeço à Prefeitura de Caraguatatuba todo apoio que tivemos nesse projeto”, declarou.
Veja Também Recentes

GCM de Caraguatatuba prende dupla em flagrante por roubo na região central
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba prendeu dois homens em flagrante pelo crime de roubo na manhã desta quarta-feira (9), após uma ação rápida nas proximidades da pista de skate da Avenida Dr. Arthur Costa Filho, na região central da cidade. A ocorrência foi registrada por volta das 6h50 e

Caraguatatuba oferece 84 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 84 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (7), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

“Arraiá Tamu Junto, Vem Cum Nóis” é sucesso de público
A quadra do Ciapi – Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso, no bairro Jardim Jaqueira, ficou pequena para tanta gente que foi prestigiar o “Arraiá Tamu Junto, Vem Cum Nóis”, no sábado (5). A Festa Julina, realizada pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Navegar Experience agita Caraguatatuba com programação musical gratuita
Com atrações musicais ao vivo, esportes náuticos e luau ao entardecer, o Navegar Experience movimenta a praia do Centro no domingo (27). A programação já está definida. O evento é realizado das 9h à 21h, na faixa de areia localizada atrás da Secretaria de Turismo, na Avenida Dr. Arthur da

Sessão Fazendo a Rede prevê exibição de filmes, debate e apresentação cultural nesta sexta-feira em Caraguatatuba
O Cineclube Pyatá, em parceria com o Cinedebate Democracia, Cineclube Subúrbio em Transe e o Núcleo de Artes Grécia, realiza nesta sexta-feira (1º/8), no espaço cultural Casa da Democracia, a partir das 19h, a sessão Fazendo a Rede. A entrada é gratuita. O evento exibe três filmes produzidos por estudantes da