Pesquisar No Site
Famílias desabrigadas pelas chuvas retornam às suas casas no Perequê Mirim

Famílias desabrigadas pelas chuvas retornam às suas casas no Perequê Mirim

#PraCegoVer: Camionete da Defesa Civil está estacionada no Cemug com o porta-malas aberto. Técnico da Defesa Civil ajuda a colocar pertences embalados em um saco preto no bagageiro. Duas mulheres e uma criança também colocam seus pertences no bagageiro. (Foto: Luis Gava/PMC)
As duas famílias que estavam abrigadas no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves (Cemug), devido às fortes chuvas dos últimos dias, já estão de volta às suas casas. As chuvas causaram um alagamento ontem a noite (06/02), na rua Georgina Elias da Silva Santos, no Perequê-Mirim, onde moravam as famílias.
Técnicos da Defesa Civil logo que foram acionados por volta das 21h estiveram no local para vistoria e imediatamente removeram nove pessoas e um cachorro. No Cemug, os desabrigados receberam jantar, colchões, roupa de cama, cobertor e kit de higiene pessoal, além do acompanhamento de assistentes sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.
Na manhã desta quinta (07), após o café da manhã, as famílias foram informadas pelos técnicos que a água já havia baixado e que seria possível o retorno para as respectivas residências. Cada uma recebeu um kit limpeza para higienização das casas.
A dona de casa Alzeir Souza Oliveira, 36 anos, quatro filhos e um cachorro foi uma das famílias deslocadas para o Cemug. “Assim que minha casa encheu, liguei para a Defesa Civil e eles vieram rapidamente. Fomos muito bem atendidos também pelas assistentes sociais”, disse.
Força-tarefa
As regiões que acusam o maior índice pluviomético são os bairros Jardim Casa Branca, Jetuba, Tinga, Massaguaçu, Rio Claro e Tabatinga com acumulado acima de 130 mm de chuva em 72 horas.
No Perequê Mirim, ontem à noite, as secretarias integrantes do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), Obras Públicas, Serviços Públicos, Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e Desenvolvimento Social, organizaram-se em uma força-tarefa para atender as famílias atingidas.
Uma das ações foi a abertura de uma canaleta na avenida Emílio Marcondes Ribas, para aumentar o escoamento das águas pluviais, que estavam formando um ponto de alagamento. Hoje pela manhã, os trabalhos foram retomados. Serão retirados os bloquetes e instalada uma nova tubulação mais ampla para dar mais vazão às chuvas. Segundo o Secretário Leandro Borella, a rua também será rebaixada para evitar alagamentos.
A Defesa Civil do município prossegue com vistorias em áreas com risco de escorregamento de terra. É importante destacar que em caso de risco, a Defesa Civil deve ser acionada imediatamente pelo 199.
Veja Também Recentes

Secretaria de Serviços Públicos segue com ações de zeladoria em vários bairros de Caraguatatuba
As limpezas e bota-foras da Secretaria de Serviços Públicos continuam simultaneamente nos bairros do Perequê-Mirim, Travessão, Porto Novo, Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio e praças), Camaroeiro (Complexo Turístico) e Praia da Cocanha, nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba (vide cronograma abaixo). Desde segunda-feira (14/4), grupos de

GCM atende ocorrência de descumprimento de medida protetiva em Caraguatatuba
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva na última segunda-feira (31), no bairro Travessão. Segundo o boletim de ocorrência, a vítima acionou o botão de pânico e informou pelo Centro de Operações Inteligentes (COI) que o indivíduo tentava invadir a sua residência,

Confira resultado do chamamento para food trucks durante festividades de aniversário de Caraguatatuba
Está disponível o resultado do Edital de Chamada Pública nº 014/2025, que trata do credenciamento de food trucks, food karts e bikes para atuação durante os eventos comemorativos ao Aniversário de 168 anos de Caraguatatuba, entre os dias 17 e 21 de abril, em três pontos turísticos da cidade, Praça

Grupos de Cultura Popular de Caraguatatuba visitam Museu Afro Brasil
A Cia. de Moçambique do Perequê-Mirim e Grupo Maracatu Odé da Mata, grupos de cultura popular de Caraguatatuba, estiveram no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, em São Paulo, em um enriquecedor encontro de intercâmbio cultural no último sábado (5). A ação teve como objetivo fortalecer o vínculo entre os integrantes

Artistas de Caraguatatuba são premiados no Salão de Artes Visuais de Ubatuba
A premiação da 20ª edição do Salão de Artes Visuais de Ubatuba, no último dia 11, contemplou dois artistas do município, Maurício Kaschel levou um dos prêmios honoríficos, no valor de R$ 3,5 mil e Raquel Lisboa recebeu a premiação de estímulo, de R$ 1,5 mil. Lisboa é artista orientadora