Pesquisar No Site
Famílias desabrigadas pelas chuvas retornam às suas casas no Perequê Mirim
Famílias desabrigadas pelas chuvas retornam às suas casas no Perequê Mirim

#PraCegoVer: Camionete da Defesa Civil está estacionada no Cemug com o porta-malas aberto. Técnico da Defesa Civil ajuda a colocar pertences embalados em um saco preto no bagageiro. Duas mulheres e uma criança também colocam seus pertences no bagageiro. (Foto: Luis Gava/PMC)
As duas famílias que estavam abrigadas no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves (Cemug), devido às fortes chuvas dos últimos dias, já estão de volta às suas casas. As chuvas causaram um alagamento ontem a noite (06/02), na rua Georgina Elias da Silva Santos, no Perequê-Mirim, onde moravam as famílias.
Técnicos da Defesa Civil logo que foram acionados por volta das 21h estiveram no local para vistoria e imediatamente removeram nove pessoas e um cachorro. No Cemug, os desabrigados receberam jantar, colchões, roupa de cama, cobertor e kit de higiene pessoal, além do acompanhamento de assistentes sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.
Na manhã desta quinta (07), após o café da manhã, as famílias foram informadas pelos técnicos que a água já havia baixado e que seria possível o retorno para as respectivas residências. Cada uma recebeu um kit limpeza para higienização das casas.
A dona de casa Alzeir Souza Oliveira, 36 anos, quatro filhos e um cachorro foi uma das famílias deslocadas para o Cemug. “Assim que minha casa encheu, liguei para a Defesa Civil e eles vieram rapidamente. Fomos muito bem atendidos também pelas assistentes sociais”, disse.
Força-tarefa
As regiões que acusam o maior índice pluviomético são os bairros Jardim Casa Branca, Jetuba, Tinga, Massaguaçu, Rio Claro e Tabatinga com acumulado acima de 130 mm de chuva em 72 horas.
No Perequê Mirim, ontem à noite, as secretarias integrantes do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), Obras Públicas, Serviços Públicos, Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e Desenvolvimento Social, organizaram-se em uma força-tarefa para atender as famílias atingidas.
Uma das ações foi a abertura de uma canaleta na avenida Emílio Marcondes Ribas, para aumentar o escoamento das águas pluviais, que estavam formando um ponto de alagamento. Hoje pela manhã, os trabalhos foram retomados. Serão retirados os bloquetes e instalada uma nova tubulação mais ampla para dar mais vazão às chuvas. Segundo o Secretário Leandro Borella, a rua também será rebaixada para evitar alagamentos.
A Defesa Civil do município prossegue com vistorias em áreas com risco de escorregamento de terra. É importante destacar que em caso de risco, a Defesa Civil deve ser acionada imediatamente pelo 199.
Veja Também Recentes
PAT de Caraguatatuba oferece 106 vagas de emprego nesta quarta-feira
Quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho pode procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba nesta quarta-feira (15). Ao todo, estão disponíveis 106 vagas de emprego em diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Antes de comparecer ao atendimento, os candidatos devem
Oportunidade de qualificação: curso gratuito de Carpinteiro de Obras tem inscrições abertas em Caraguatatuba
A Secretaria Municipal de Governo de Caraguatatuba, em parceria com o Qualifica SP do governo do estado de São Paulo, oferece, gratuitamente, o curso de Carpinteiro de Obras. A formação tem como objetivo qualificar o estudante para confeccionar, montar e desmontar formas e escoramentos para estruturas de concreto armado, bem
Projeto Colônia de Férias Inverno leva crianças e adolescentes do Residencial Getuba à Fundacc
As atividades do projeto Colônia de Férias realizadas na quinta-feira (23) para crianças e adolescentes do Condomínio Residencial Getuba “Sylvio Luiz dos Santos”, no bairro Jetuba, foram desenvolvidas na sede Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), e no Polo Cultural Jac Costa, ambos, no Centro. Na sede, assistiram a
Ana Maria Carvalho apresenta show de cultura popular no 27º Festival do Camarão
O 27º Festival do Camarão segue nesta semana com extensa programação gratuita na Praça da Cultura, no Centro de Caraguatatuba. Entre as diversas atrações artísticas, os visitantes podem prestigiar o show da cantora, arte educadora e brincante da cultura popular brasileira Ana Maria Carvalho. A apresentação será realizada domingo (26/7),
Guarda Municipal apreende drogas e conduz suspeitos por tráfico no Travessão após denúncia pelo 153
Na manhã da última segunda-feira (6), a Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba foi acionada por meio do canal de emergência 153 para averiguar uma denúncia de possível tráfico de entorpecentes no bairro Travessão. De posse das informações, a equipe deslocou-se imediatamente ao endereço indicado. No local, os agentes identificaram