Pesquisar No Site
Transportadoras recebem material informativo sobre gerenciamento de resíduos da construção civil

Transportadoras recebem material informativo sobre gerenciamento de resíduos da construção civil
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), iniciou esta semana a distribuição de materiais informativos para as empresas transportadoras de caçambas, a fim de que elas possam orientar seus clientes com relação ao novo sistema de controle de resíduos. O objetivo principal da regulamentação do transporte de resíduos é de acompanhar todo o trajeto das caçambas até a destinação final, garantindo o descarte correto e o beneficiamento de diversos materiais.
No folheto é possível encontrar informações gerais sobre o Projeto de Descarte Consciente de Resíduos da Construção Civil (Entulhos), sobre a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, pontos sobre a responsabilidade do transportador e também detalhes do que pode e não pode ser reciclado e descartado nas caçambas.

#PraCegoVer: Foto do material informativo impresso que será entregue aos transportadores de caçambas (Foto: Mayara Peixoto / PMC)
De acordo com Marcel Luiz Giorgeti, secretário da SMAAP, é necessário que o munícipe seja parceiro do poder público nesse projeto. “O ‘Contrate Caçamba Legal’ faz parte do Programa de Descarte Consciente. Quando contratamos uma caçamba, muitas vezes não sabemos se a empresa fará a destinação adequada daquele resíduo, mas quando o munícipe contrata uma caçamba regularizada, podemos acompanhar o caminho da caçamba do início ao fim por meio do nosso sistema, garantindo o descarte correto. Isso é consciência ambiental”, destaca.
Os munícipes que desejam contratar uma caçamba legalizada podem consultar mais informações no site da Prefeitura ou pelo link https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/contrate-cacamba-legal/, onde é possível encontrar o decreto, dados gerais do projeto e também o acesso ao sistema Coletas Online, que mantém uma lista atualizada de todos os transportadores de caçambas cadastrados na SMAAP. Para até 1m³ de resíduos de Construção Civil (Entulho) o munícipe também tem a opção de utilizar gratuitamente os dois Ecopontos instalados na cidade nos bairros Balneário dos Golfinhos e Martim de Sá.
Sobre a regulamentação
O decreto 994/2018, em vigor desde novembro de 2018, dispõe sobre o plano de gerenciamento de resíduos da construção civil e volumosos, regulamentando a atividade de coleta, transporte e depósito de resíduos em Caraguatatuba.
Por meio deste decreto a Prefeitura estabelece alguns critérios para as atividades dos transportadores de caçambas como layout de identificação padronizado, estacionamento e tempo de permanência em vias públicas, armazenamento e transporte, entre outros. Além disso, as empresas devem estar devidamente licenciadas na SMAAP para que possam estar aptas ao cadastro no sistema “Coletas Online”, que é o grande diferencial no projeto. Por meio desse sistema, os transportadores de RCC emitem uma CTR Eletrônica (Controle de Transporte de Resíduos) que geram diversas informações como dados do solicitante (gerador), local do estacionamento, tipo de resíduo e tempo de permanência.
A CTR é finalizada no ato de entrega do resíduo para uma ATT (Área de Transbordo e Triagem) ou um local devidamente licenciado e apto a receber o material. Os dados são monitorados diariamente pela equipe da SMAAP.
Todo resíduo gerado pelas caçambas deve ser direcionado a uma ATT (Área de Transbordo e Triagem) ou para um local devidamente licenciado e apto a receber o resíduo. Atualmente, Caraguatatuba conta com uma Usina de Reciclagem, localizada no bairro Barranco Alto, onde as empresas já podem destinar seus resíduos. A empresa que realiza a gestão do espaço faz desde o processo de recebimento e triagem, até o beneficiamento do material. “O mais importante é que uma parte deste material volta como matéria prima para ser utilizado em uma série de serviços públicos e obras, gerando economia aos cofres públicos”, destaca o secretário.
As empresas que ainda não se cadastraram devem procurar a SMAAP, na Rua Santos Dumont, 502 – Centro, ou podem tirar dúvidas pelo telefone (12) 3897-2530.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba abre inscrição para representante do setor de resíduos sólidos no Conselho Municipal de Saneamento Básico
Empresas prestadoras de serviços de coleta e manejo de resíduos sólidos já podem se inscrever para participar da eleição que vai definir os representantes do segmento no Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba. As inscrições vão de 29 de julho a 3 de agosto e devem ser feitas exclusivamente

3ª edição da Caraguá Cup reúne mais de dois mil atletas em Caraguatatuba
A terceira edição da Caraguá Cup, considerada uma das maiores competições de futebol de base do Brasil, chegou ao fim no domingo (14), após uma semana intensa de jogos, talentos revelados e grande presença de público. O torneio reuniu 60 equipes de diversas regiões do país, com disputas nas categorias

Programa Praia Acessível terá ação diferenciada para adolescentes com transtorno do espectro autista
Adolescentes, entre 13 e 17 anos, com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), terão uma abordagem diferenciada para a prática de atividade física e recreativa dentro do programa Praia Acessível, realizado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e Secretaria de Esportes e Recreação de

Limpeza urbana ganha reforço em vários bairros de Caraguatatuba no início de agosto
A Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba começa o mês de agosto com a zeladoria dos bairros do Perequê-Mirim, Jardim Tarumãs, Travessão, Rio Claro, Barranco Alto, Porto Novo, Morro do Algodão, Tinga, Indaiá, Jardim Jaqueira, Ponte Seca, Jaraguazinho, Serraria (estrada), Cidade Jardim, Casa Branca, Jetuba, Capricórnio, Delfim Verde, Jardim do Sol

Governo Municipal convoca professores e psicopedagogos aprovados na Prova Objetiva para Avaliação de Títulos
O governo municipal informa que estão convocados para a Avaliação de Títulos os candidatos que foram aprovados e classificados na Prova Objetiva, do concurso para Professor de Educação Básica 1 e 2, Professor Adjunto 1 e Psicopedagogo. Os títulos para análise deverão ser enviados (imagem do documento original ou cópia