Pesquisar No Site
Lista de convocação para a Guarda Mirim já saiu
Lista de convocação para a Guarda Mirim já saiu
A lista de classificação e convocação para realizar a matrícula para a Guarda Mirim já está publicada no site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/category/diario-oficial/, no Diário Oficial do Município, Edição 81, página 19 a 29.

#PraCegoVer: Candidatos checam nomes na porta da escola (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
A prova para o processo seletivo da Guarda Mirim foi realizada no dia 21/01, com o comparecimento de 238 dos 418 inscritos. São 30 vagas disponibilizadas, que serão distribuídas em dois períodos (manhã e tarde), com carga horária de até 20 horas semanais.
Os convocados têm entre 14 e 16 anos e 11 meses; moram em Caraguatatuba há no mínimo três anos; estão matriculados e frequentam o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio em algum colégio da rede pública de ensino ou em colégio particular com a comprovação de que possuem bolsa integral de estudo (Bolsa de 100%); e têm renda familiar de até três salários mínimos.
Mais vagas
Outras 30 vagas serão preenchidas e distribuídas por programas sociais geridos exclusivamente pela Prefeitura para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A seleção será feita pelo corpo técnico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania.
O programa
O Programa de Aprendizagem da Guarda Mirim tem um ano e seis meses de duração, sendo que nos primeiros seis meses o adolescente é aspirante à Guarda Mirim e não é remunerado.
Depois de concluído o curso preparatório, o jovem passa a ser Guarda Mirim e passa receber a bolsa auxílio. A carga horária é de 20 horas semanais dividido em dois períodos (manhã e tarde). As atividades são desenvolvidas em horário contrário ao período escolar.
O aspirante à Guarda Mirim (primeira fase) passa pela pré-aprendizagem e formação que conta com conteúdos de disciplinas da Base Nacional Comum, aulas de cultura caiçara, que abordam aspectos históricos e geográficos da região, em especial Caraguatatuba, além de aulas de legislação, cidadania e atividades e projetos complementares.
Nesta fase os integrantes recebem orientações em temas como Defesa Civil, atividade física, ética, cidadania, noções gerais de direito e direito constitucional, noções gerais de legislação e trânsito, além de noções básicas de ecologia e preservação do meio ambiente.
Já o Guarda Mirim (segunda fase) realiza o curso de formação profissional para que os jovens sejam inseridos no mercado de trabalho pelo Projeto Primeiro Emprego.
A sede do programa é no prédio do Corpo de Bombeiros, que tem uma sala adaptada para as aulas da pré-aprendizagem, além de contar com outras áreas fundamentais para o funcionamento do projeto.
Atualmente, a Guarda Mirim está formando 60 jovens da cidade selecionados no começo de 2018, que estão sendo inseridos no mercado de trabalho.
O projeto socioeducativo tem como objetivo contribuir com a formação profissional e cidadã desses adolescentes. Enquanto realizam o curso e são aspirantes a Guarda Mirim, os adolescentes recebem uniformes, vale transporte e refeições. Após o curso de seis meses, os participantes recebem também uma bolsa auxílio.
Veja Também Recentes
Quarta Literária da Biblioteca de Artes tem lançamento de livros na próxima semana
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza na próxima semana, quarta-feira (8), às 19h, na Biblioteca de Artes Leopoldo Ferreira Louzada, mais uma edição da Quarta Literária. O encontro será com a fundadora da editora GentecomBooks, Bruna Vieira. A entrada é gratuita e para participar não é necessário
Cineclube tem programação especial em outubro na Videoteca Lúcio Braun
O Cineclube, realizado em parceria com o Pontos MIS (projeto do Museu da Imagem e do Som, de São Paulo), apresenta neste mês uma programação especial na Videoteca Lúcio Braun, no Centro de Caraguatatuba. As sessões são gratuitas, sempre às terças-feiras, às 18h. A seleção dos filmes deste mês foi pensada
Espetáculo “Quanta Coisa o Lixo É” leva reflexão sobre sustentabilidade a alunos da rede municipal em Caraguatatuba
Olhinhos atentos e concentração redobrada. Os alunos do ensino fundamental 1 e 2 da EMEI/EMEF Prof.ª Maria Thereza de Souza Castro, no bairro Jetuba, tiveram um dia diferente e de muito aprendizado na terça-feira (7). Os estudantes acompanharam o espetáculo “Quanta Coisa o Lixo É”, que leva uma reflexão sobre
Caraguatatuba promove ações de prevenção ao suicídio na Praça Dr. Cândido Motta
Em vista à Campanha Setembro Amarelo, que busca conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio, a equipe do setor de Saúde Mental promoveu atividades na Praça Dr. Cândido Motta (Coreto) na segunda-feira (29), das 9h às 15h. A iniciativa faz parte do mês dedicado a alertar a comunidade para
Programa de Recuperação do Jundu inicia etapa de manejo e poda do marmeleiro em Caraguatatuba
A etapa de manejo e poda do marmeleiro dentro do Programa de Recuperação de Vegetação de Praias – Jundu foi iniciada em Caraguatatuba. A ação começou no fim de setembro, na faixa de areia do bairro Aruan, entre os quiosques 36 e 37, e tem como objetivo revitalizar a orla