Pesquisar No Site
Lista de convocação para a Guarda Mirim já saiu

Lista de convocação para a Guarda Mirim já saiu
A lista de classificação e convocação para realizar a matrícula para a Guarda Mirim já está publicada no site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/category/diario-oficial/, no Diário Oficial do Município, Edição 81, página 19 a 29.

#PraCegoVer: Candidatos checam nomes na porta da escola (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
A prova para o processo seletivo da Guarda Mirim foi realizada no dia 21/01, com o comparecimento de 238 dos 418 inscritos. São 30 vagas disponibilizadas, que serão distribuídas em dois períodos (manhã e tarde), com carga horária de até 20 horas semanais.
Os convocados têm entre 14 e 16 anos e 11 meses; moram em Caraguatatuba há no mínimo três anos; estão matriculados e frequentam o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio em algum colégio da rede pública de ensino ou em colégio particular com a comprovação de que possuem bolsa integral de estudo (Bolsa de 100%); e têm renda familiar de até três salários mínimos.
Mais vagas
Outras 30 vagas serão preenchidas e distribuídas por programas sociais geridos exclusivamente pela Prefeitura para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A seleção será feita pelo corpo técnico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania.
O programa
O Programa de Aprendizagem da Guarda Mirim tem um ano e seis meses de duração, sendo que nos primeiros seis meses o adolescente é aspirante à Guarda Mirim e não é remunerado.
Depois de concluído o curso preparatório, o jovem passa a ser Guarda Mirim e passa receber a bolsa auxílio. A carga horária é de 20 horas semanais dividido em dois períodos (manhã e tarde). As atividades são desenvolvidas em horário contrário ao período escolar.
O aspirante à Guarda Mirim (primeira fase) passa pela pré-aprendizagem e formação que conta com conteúdos de disciplinas da Base Nacional Comum, aulas de cultura caiçara, que abordam aspectos históricos e geográficos da região, em especial Caraguatatuba, além de aulas de legislação, cidadania e atividades e projetos complementares.
Nesta fase os integrantes recebem orientações em temas como Defesa Civil, atividade física, ética, cidadania, noções gerais de direito e direito constitucional, noções gerais de legislação e trânsito, além de noções básicas de ecologia e preservação do meio ambiente.
Já o Guarda Mirim (segunda fase) realiza o curso de formação profissional para que os jovens sejam inseridos no mercado de trabalho pelo Projeto Primeiro Emprego.
A sede do programa é no prédio do Corpo de Bombeiros, que tem uma sala adaptada para as aulas da pré-aprendizagem, além de contar com outras áreas fundamentais para o funcionamento do projeto.
Atualmente, a Guarda Mirim está formando 60 jovens da cidade selecionados no começo de 2018, que estão sendo inseridos no mercado de trabalho.
O projeto socioeducativo tem como objetivo contribuir com a formação profissional e cidadã desses adolescentes. Enquanto realizam o curso e são aspirantes a Guarda Mirim, os adolescentes recebem uniformes, vale transporte e refeições. Após o curso de seis meses, os participantes recebem também uma bolsa auxílio.
Veja Também Recentes

Professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais participam de imersão sobre cultura indígena com ceramista Carlo Cury
No Ponto de Cultura Espaço Hartãt – Acervo Indígena, no bairro Martim de Sá, mantido pelo ceramista Carlo Cury e pelo agrônomo Claudio Dias, os professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER) puderam conhecer um pouco das experiências do artista com povos indígenas, modo de vida e cultura desse

Perequê Mirim vence Torneio Início de Aniversário da Cidade
A equipe do Perequê Mirim foi campeã da primeira edição do Torneio Início de Aniversário da Cidade de Futebol de Campo. As finais ocorreram no domingo (27), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), com sete jogos. Na primeira partida, o Força Jovem venceu o Riza por 1 a 0.

Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva
No dia em que se comemora a Luta pela Educação Inclusiva, Caraguatatuba promove atividades que abordam o tema para estudantes da rede municipal de ensino. Na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, no bairro Travessão, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de uma sessão de

Secretaria de Serviços Públicos promove zeladoria em diversos bairros de Caraguatatuba
As limpezas e bota-foras da Secretaria de Serviços Públicos seguem simultaneamente nos bairros Jardim Tarumãs, Perequê-Mirim, Pegorelli (Residencial Nova Caraguá 1), Travessão (Bosque dos Guanandis), Pontal Santamarina, Olaria, Jetuba, Massaguaçu, Jardim do Sol e Cocanha. Desde segunda-feira (28/4), grupos de funcionários da Secretaria de Serviços Públicos limpam ruas, praças, quadras

Projetos artísticos e culturais podem se inscrever para patrocínio até 26 de maio
Artistas e produtores culturais já podem inscrever seus projetos para a seleção do edital 2026/2027 do Programa de Patrocínios. Serão destinados R$ 120 milhões para o período, um aumento de 20% em relação à edição anterior, com o objetivo de ampliar e diversificar os projetos apoiados em todo o país.