Pesquisar No Site
Integrantes da Guarda Mirim de Caraguatatuba participam de confraternização na Ilha Morena
Integrantes da Guarda Mirim de Caraguatatuba participam de confraternização na Ilha Morena

#PraCegoVer: Integrantes da Guarda Mirim correm atrás de bola em campo de futebol. (Foto: Luís Gava/PMC)
Mais de 50 integrantes do projeto Guarda Mirim de Caraguatatuba participaram, nesta sexta-feira (21/12), de uma confraternização na Ilha Morena Praia e Pesca, no Morro do Algodão.
Acompanhados do responsável pelo projeto da Guarda Mirim, Daniel Ribeiro de Souza, os adolescentes puderam usufruir de piscina, áreas de lazer e esporte, além de contar com alimentação durante o dia.
Também esteve presente no evento o vice-prefeito e secretário da pasta de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Eugênio de Campos Junior, que destacou a importância do momento como a finalização de um ciclo.
“Muitas das nossas políticas são inovadoras, diferenciadas, e isso é a concretização de algumas das políticas públicas voltadas à humanização do governo, nesse caso, especialmente aos adolescentes”, explica.
Programa
A Prefeitura de Caraguatatuba abrirá, no dia 2 de janeiro, inscrições para um novo processo seletivo da Guarda Mirim, com 30 vagas. As inscrições poderão ser feitas pelo site da Prefeitura (www.caraguatatuba.sp.gov.br), até o dia 11 de janeiro, às 23h30.
O Programa de Aprendizagem da Guarda Mirim teve início em agosto deste ano e tem como objetivo contribuir com a formação profissional e cidadã desses adolescentes.
Após concluído o curso preparatório, o jovem passa a ser Guarda Mirim e recebe uma bolsa auxílio. A carga horária é de 20 horas semanais, dividida em dois períodos (manhã e tarde). As atividades são desenvolvidas em horário contrário ao período escolar.
O aspirante à Guarda Mirim passa por formação que inclui disciplinas da Base Nacional Comum, aulas de cultura caiçara, aspectos históricos e geográficos da região, em especial Caraguatatuba, além de aulas de legislação, cidadania e atividades e projetos complementares.
Na segunda fase do projeto, os alunos passarão por curso de formação profissional ministrado por uma instituição ainda a ser escolhida, mediante a legislação vigente, para que os jovens sejam inseridos no mercado de trabalho pelo Projeto Primeiro Emprego, no setor público ou privado.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba recebe I Congresso do Observatório da Paisagem do Vale do Paraíba e Litoral Norte
Entre os dias 24 e 26 de julho, de sexta-feira a domingo, Caraguatatuba recebe o I Congresso do Observatório da Paisagem do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que será realizado no Centro Universitário Módulo, no bairro Martim de Sá. A entrada é gratuita e a inscrição pode ser realizada
Governo Municipal inicia Conexão Liderança para qualificação de líderes no serviço público
A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou, na quinta-feira (2), o projeto “Conexão Liderança”, voltado a secretários, secretários-adjuntos, diretores e servidores que ocupam cargos estratégicos na administração municipal. A iniciativa, conduzida pelas secretarias de Administração e de Governo, encerra na segunda-feira (6), no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba,
Comitê de Segurança se reúne para mais uma etapa da Operação Caraguá Segura
Caraguatatuba mobilizou as forças de segurança e equipes de fiscalização para uma nova etapa da Operação Caraguá Segura entre a tarde de sexta-feira (10) e madrugada de sábado (11), com ações de fiscalização de trânsito, abordagens, averiguação veicular, combate à criminalidade e vistoria de estabelecimentos. A primeira etapa ocorreu na
Palestra fortalece rede de apoio às famílias atípicas e amplia orientações sobre direitos em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba promoveu, na tarde da última segunda-feira (6), uma palestra voltada às famílias atípicas no Núcleo Social e Cultural do Morro do Algodão. O encontro reuniu cerca de 20 participantes e teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre inclusão social, cidadania e direitos das pessoas com deficiência,
27º Festival do Camarão de Caraguatatuba valoriza cultura caiçara e fortalece economia local
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza de 16 a 26 de julho, a 27ª edição do Festival do Camarão, na Praça da Cultura, no Centro. Promovido em parceria com o Governo Municipal, a Secretaria Municipal de Turismo e a Associação de Pescadores da Praia do Camaroeiro, o