Pesquisar No Site

PM destaca queda nos crimes em Caraguatatuba e prepara ação contra roubo a celulares

DSC_7105
PM destaca queda nos crimes em Caraguatatuba e prepara ação contra roubo a celulares

Foto: Cláudio Gomes/PMC

A Câmara de Caraguatatuba recebeu na noite de quarta-feira (26/04), uma audiência pública promovida pelo 20º Batalhão da Polícia Militar do Interior para apresentar os números relativos às Operações Verão e Carnaval na cidade.

A audiência foi comandada pelo Capitão Fernando de Assis e, segundo ele, os números de criminalidade reduziram consideravelmente em Caraguatatuba.

De acordo com os dados, houve uma redução de quase 30% no número de homicídios, sendo sete casos na temporada 2015/2016 para cinco casos na temporada 2016/2017.

A redução ainda é maior quando tratamos das ocorrências de roubo de veículos (queda de 45%), passando de 11 registros da temporada anterior para seis na temporada de 2017.

Ainda na audiência pública, a Polícia Militar apresentou os números relativos ao furto de veículos, que caiu 31% passando de 58 ocorrências na temporada 2015/2016 para 40 na temporada 2016/2017.

Segundo o Capitão Fernando de Assis, a tendência é de que os índices diminuam, porém ele faz um alerta. “Infelizmente o que nos preocupa são os roubos a celulares. No momento, todo o planejamento operacional e a inteligência policial trabalham para reverter este quadro referente aos roubos”, explica Assis.

A Polícia Militar salienta ser importante que as pessoas, ao registrar o boletim de ocorrência, forneça o número de identificação dos celulares (IMEI). “Com este número, podemos localizar o aparelho”, disse.

Estiveram presentes o Capitão PM Fernando de Assis, o vice-prefeito e secretário de Trânsito, Segurança e Defesa Civil, Campos Junior, o presidente da Câmara de Caraguatatuba, Renato Leite Carrijo de Aguilar, o Tato Aguilar (PSD), além dos vereadores Elizeu Onofre da Silva, o Ceará da Adega (PPS) e João Silva de Paula Ferreira, o De Paula (PMDB).

Operação Verão

Durante a Operação Verão 2016/2017, foram atendidas 2.519 ocorrências e mais de 18 mil pessoas foram abordadas em blitz da Polícia Militar ao longo da cidade.

Foram ainda fiscalizados 4.182 carros e 3.312 motos, sendo 246 recolhidos por algum tipo de irregularidade.

Ainda de acordo com os dados estatísticos, foram presas 68 pessoas, sendo 55 em flagrante, além de 25 menores apreendidos. As ações da PM resultaram ainda na apreensão de 15 kg de entorpecentes.

Operação Carnaval

Já durante a Operação Carnaval 2017 foram atendidas 210 ocorrências e mais de 2,3 mil pessoas foram abordadas em blitz da Polícia Militar ao longo da cidade.

Foram ainda fiscalizados 398 carros e 268 motos, sendo 17 recolhidos por algum tipo de irregularidade. Ainda de acordo com os dados estatísticos, foram presas 10 pessoas, sendo oito em flagrante.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Tuka Bike é campeão do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal 2024
Tuka Bike é campeão do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal 2024

A grande final do Torneio Aniversário da Cidade Futsal foi realizada no último sábado (20) e trouxe uma partida emocionante entre as equipes Tuka Bike e Rio do Ouro. O jogo se manteve equilibrado no tempo normal, terminando empatado em 2 a 2. Os gols foram marcados por Luiz Gustavo,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 22/04/2024
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade

A Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com o trabalho de implantação e  revitalização da sinalização vertical e de solo em toda a cidade. A responsável pela ação é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob). Na terça-feira (9), diversos pontos da região central receberam sinalização de solo reforçada.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 10/04/2024
Público lota Teatro Mario Covas no Concerto de Gala da Banda Carlos Gomes
Público lota Teatro Mario Covas no Concerto de Gala da Banda Carlos Gomes

Com grande público que lotou o Teatro Mario Covas, o Concerto de Gala da Banda Municipal “Carlos Gomes” comemorou seus 60 anos em um espetáculo musical na noite do último dia 19, marcando as festividades dos 167 anos de emancipação político-administrativa de Caraguatatuba. Na mesma noite foi aberta a exposição

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 22/04/2024
Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 agita Caraguatatuba neste domingo
Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 agita Caraguatatuba neste domingo

Caraguatatuba recebe a 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 neste domingo (14), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), a partir das 8h. São esperadas 1.300 pessoas, entre público presente e competidores de todo o Litoral Norte, Vale do Paraíba e capital paulista. Os participantes poderão vivenciar as disputas

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 11/04/2024
Prefeitura divulga resultado da eleição do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato
Prefeitura divulga resultado da eleição do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato

A Prefeitura de Caraguatatuba publicou nesta sexta-feira (19), resultado da eleição do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (CMFEMAAC). O pleito foi realizado na quinta-feira (18), na Secretaria de Turismo e contou com 160 votos. O Conselho tem composição paritária entre membros do poder público e

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 19/04/2024