Pesquisar No Site
Caraguatatuba busca adesão do Selo Pleno de cidade “Amiga do Idoso”
Caraguatatuba busca adesão do Selo Pleno de cidade “Amiga do Idoso”
Caraguatatuba alcançou o Selo Intermediário de município “Amigo do Idoso”, no final do mês de novembro. A ação objetiva a adoção de políticas públicas e de melhorias no atendimento ao idoso. Atualmente é a única cidade do Vale do Paraíba e Litoral Norte a alcançar o programa. A meta é que em 2019 receba o Selo Pleno.
Dos 641 municípios do Estado de São Paulo a aderirem ao Programa, 264 possuem o Selo Inicial e quatro possuem o Selo Intermediário, sendo um deles Caraguatatuba. Além disso, o município é o único do Litoral Norte e do Vale do Paraíba a dispor desse mérito.

#PraCegoVer: idosos praticando exercícios na academia (Foto: Luis Gava/PMC)
“Falta apenas uma ação, o diagnóstico do município, para que nos tornemos “Cidade Amiga do Idoso”, explica o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso

#PraCegoVer: idoso na cadeira de rodas sendo aplaudido por crianças (Foto: Luis Gava/PMC)
(Sepedi), Leonardo Macedo.
Para aderir ao Selo Intermediário foi necessário realizar diversas ações, como Cadastro dos idosos no CadÚnico; Programa de Qualificação e Formação dos funcionários envolvidos no transporte público; Representantes idosos nos Conselhos Municipais da Assistência Social e Saúde.
Além de desenvolver ações para ampliar a cobertura dos idosos que tem direito ao Benefício de Prestação Continuada – BPC/LOAS; ações de saúde ocular, auditiva e bucal para idosos; fiscalizar as Instituições de Longa Permanência; atendimento domiciliar para idosos, dentre outros.
Com a obtenção do Selo Pleno é disponibilizado pelo Governo do Estado recursos financeiros para implantação dos projetos relacionados à efetivação das Cidades Amigas do Idoso, como ampliação dos Centros Dia e de Convivência.
Caraguatatuba foi declarada em 2005 como Cidade Amiga do Idoso, por meio do decreto municipal 140/2005 de autoria do Prefeito José Pereira de Aguilar.
Veja Também Recentes
Pirata Cup 2026 reúne jovens atletas e arrecada 300 quilos de alimentos na abertura
A terceira edição do Pirata Cup 2026 teve início no último sábado (15), no Ginásio de Esportes Benedito Lippi (Ginásio do Poiares), em Caraguatatuba. A rodada de abertura reuniu atletas, familiares, público, organizadores e apoiadores em uma programação que combinou competição esportiva, estrutura profissional e ação solidária. O torneio contou
CUCCA: Fundacc lança nova ferramenta para mapear e fortalecer cultura em Caraguatatuba
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) dá um passo importante para o desenvolvimento artístico e cultural do município com o lançamento oficial do CUCCA – Cadastro Unificado de Artistas e Coletivos de Caraguatatuba. A ferramenta entra em operação nesta quarta-feira (26/8) e será um dos principais instrumentos para
Feira Casar em Caraguá 2026 abre inscrições para empresas e fornecedores locais
A Prefeitura de Caraguatatuba abriu nesta quinta-feira (20) as inscrições para empresas interessadas em participar da Feira Casar em Caraguá 2026. Promovido pela Secretaria Municipal de Turismo, o evento será realizado nos dias 25, 26 e 27 de setembro, no Mirante do Camaroeiro, e pretende aproximar casais de fornecedores da
Cocanha Open de Beach Tennis reúne 344 atletas em Caraguatatuba
Caraguatatuba recebeu no último fim de semana (22 e 23) a 6ª edição do Cocanha Open de Beach Tennis, na Praia da Cocanha. A competição reuniu 344 atletas de diferentes cidades, que disputaram partidas em duplas ao longo de dois dias de confrontos. O torneio contou com 16 categorias, das
Defesa Civil de Caraguatatuba recebe visita dos Coordenadores da Defesa Civil do município de Piquete
A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu a visita do coordenador da Defesa Civil de Piquete, Maxwell Abreu Rodrigues de Azevedo, e do vice-coordenador Capitão da Policia Militar, Paulo Cesar Gonçalves de Alvarenga, na quinta-feira (27). Piquete fica a 198 km de distância de Caraguatatuba e de acordo com o último