Pesquisar No Site
Plano Preventivo da Defesa Civil entra em vigor amanhã (1º/12)

Plano Preventivo da Defesa Civil entra em vigor amanhã (1º/12)
A partir de 1º de dezembro de 2018 até o dia 31 de março de 2019, entra em vigor, por meio dos Decretos 1003/2018 e 1004/2018, o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) de Caraguatatuba e o Plano Preventivo de Ressaca da Defesa Civil (PPDCR).
Ambos decretos são assinado pelo prefeito Aguilar Junior. O primeiro visa estabelecer medidas tendo em vista o período chuvoso previsto para os próximos meses, com possibilidade de eventuais riscos à população. O segundo estabelece medidas preventivas a serem tomadas em eventos meteorológico-oceanográficos extremos, como ressacas do mar e marés altas anômalas.
Tanto o PPDC quanto o PPDCR são operados segundo critérios técnicos previstos pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil-Casa Militar do Estado de São Paulo (CEDEC), com base na legislação estadual, monitoramento de dados pluviométricos, previsão meteorológica, vistorias em encostas.
A coordenação geral das operações dos planos serão de responsabilidade da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil.
Algumas das ações previstas pelos decretos 1003/2018 e 1004/2018 são a remoção de pessoas residentes ou instaladas em áreas de risco e o abrigo de pessoas que se encontrem ameaçadas, além da atenção especial às áreas onde ocorrem alagamentos e inundações.
Os decretos também estabelece a atuação conjunta dos órgãos da administração municipal, especificando as ações que cabem a cada uma das secretarias, em caso de ocorrências.
Histórico
O PPDC foi elaborado por técnicos do Instituto Geológico (IG) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), instituições do Governo do Estado, com objetivo de reduzir as perdas de vidas decorrentes de escorregamentos. O plano vem sendo operado no Estado de São Paulo desde 1988, nos municípios do Litoral Norte e Baixada Santista.
Estados de Observação, Atenção, Alerta e Alerta Máximo são as classificações que estabelecem as ações a serem executadas em cada uma das situações, dependendo da quantidade de chuva registrada pelos pluviômetros.
Veja Também Recentes

Representantes de Conselhos Municipais e empresários debatem destinação do Imposto de Renda na Associação Comercial
Os presidentes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI) e do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) fizeram uma ação conjunta, nesta quinta-feira (24), durante a comemoração de 60 anos da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba para mobilizar e sensibilizar os participantes

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba abre três novas exposições neste sábado
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) abre neste sábado (19/4), às 10h, as exposições: “Edna Lins – Tributo”, uma homenagem em memória da artista; “terra terreno território”, da fotógrafa e artista visual Dani Sandrini; e “Loucuras Anunciadas”, que reúne uma coleção de obras gravadas do artista espanhol

Caraguatatuba resultado das indicações para Revelando SP 2025
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) recebeu 43 manifestações de interesse para participar do programa Revelando SP 2025. Após análise técnica, foram indicadas 15 propostas nas áreas de manifestações artísticas, culinária e artesanato. A seleção foi realizada com base nos critérios estabelecidos no edital do evento, disponível em

Caraguatatuba oferece 121 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 121 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (7/4), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Cursos gratuitos em parceria com Etec de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento têm início
Uma oportunidade de qualificação para ingressar no mercado de trabalho ou reciclagem para os empregados. Esse é o objetivo dos cursos gratuitos oferecidos pelo governo municipal em parceria com Escola Técnica Estadual e Programa de Qualificação profissional básica do Centro Paula Souza (Etec) para jovens e adultos, que iniciaram nesta