Pesquisar No Site
Receitas finalistas do concurso “Masterchef na Escola” passam por teste de aceitabilidade

Receitas finalistas do concurso “Masterchef na Escola” passam por teste de aceitabilidade

#PraCegoVer Aluna sentada em uma mesa almoça e preenche o questionário sobre o prato oferecido no almoço. (Foto: Luís Gava/PMC)
A última etapa do concurso “Masterchef na Escola”, realizado em Caraguatatuba, teve início nesta quarta-feira (24), com o primeiro teste de aceitabilidade das três receitas finalistas.
O “Masterchef na Escola” foi idealizado pela equipe de alimentação escolar com o objetivo de desenvolver uma receita com carne de pernil de porco, que será introduzida na alimentação escolar, no próximo ano. Atualmente na rede municipal são oferecidas as seguintes misturas: carne moída, isca de carne, frango e peixe (cação).
A receita “Pernil na cebola dourada” acompanhado de farofa de banana, arroz, feijão e salada de alface e tomate, das cozinheiras Roselene Macedo dos Santos e Daniele Santos de Faria, da EMEI/EMEF Pedro João de Oliveira (Tabatinga), foi servida no almoço para os alunos do 8º e 9º anos, da EMEF Prof. Antonio de Freitas, no bairro Estrela D’Alva.
Os colegas Danielly Barboza e Davi Russo, ambos 13 anos, gostaram tanto que foram para o bis. “Gosto muito da comida servida na escola e achei bacana poder participar do julgamento desse novo prato”, disse Russo. “Muito gostoso e aprovado”, resumiu Dani. Outra aluna, Jade Carvalho Silva, 13 anos, completou: “Ter uma alimentação diferenciada e com variedade é ótimo”.
Na sexta-feira (26), será a vez dos 8º e 9º anos da EMEI/EMEF Profª Edna Maria Nogueira Ferraz, no Perequê-Mirim, degustarem outro prato finalista: “Carne de Porco à Mineira”, preparado por Lair Gomes de Souza e Victória Eduarda da Silva Santos, do CEI/EMEI ADI Adriana Aparecida Cassiano (Perequê-Mirim).
Na segunda-feira (29), será a vez dos estudantes da EMEF Profª Maria Aparecida Ujio, no Porto Novo, provarem o “Macarrão a Pepa Pig”, de autoria de Flávia Márcia Dutra Mendes, Luana Rodrigues de Lima Souza, Samira Carla de Camargo da Silva e Viviane Francisca Gonçalves Fuster, do CEI/EMEI Profª Thereza Yanesse Schmidt Cardozo (Porto Novo).

#PraCegoVer Vários alunos almoçam no refeitório da escola. (Foto: Luís Gava/PMC)
Os alunos respondem a um questionário da escala hedônica estruturada, que mede a preferência do consumidor de forma direta, com as opções: detestei, não gostei, indiferente, gostei, adorei. O resultado da aceitação será por meio de porcentagem e comparação entre as escolas.
Ao todo, 29 unidades escolares participaram do concurso. Em dois meses e duas semanas, coube à equipe do setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação pelas nutricionistas Fernanda Nunes Pereira (diretora) e Karina Tavares Magalhães e do técnico José Maria Pereira, percorrer as escolas para provar os pratos.
Os quesitos para preparar a receita foram: utilizar somente os produtos fornecidos pela Secretaria de Educação e da horta de cada unidade. Os quesitos julgados foram: sabor, apresentação, tempo de preparo, porcionamento (prato feito), valor nutricional e praticidade.
“Nossa ideia com esse concurso foi o de valorizar e estimular o trabalho das cozinheiras das escolas, ao invés de simplesmente escolhermos uma receita e colocá-la em prática”, explicou Fernanda.
O Concurso Masterchef na Escola é uma iniciativa da Secretaria de Educação com o apoio da Convida Alimentação Ltda., empresa que emprega as cozinheiras que prestam serviço nas unidades escolares municipais.
Em novembro, será marcada uma confraternização que reunirá todas as participantes, que receberão medalha e certificado, quando será anunciada a receita aprovada pelos alunos.
Veja Também Recentes

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de exploração de jogos de azar e apreende máquinas caça-níqueis em bar
A Guarda Civil de Caraguatatuba apreendeu três máquinas caça-níqueis localizadas em um bar no bairro Jaraguazinho, no último sábado (12). A ação, realizada após os guardas municipais concederem apoio à equipe de Fiscalização de Postura e Urbanismo, ocorreu em um bar e mercearia do bairro. Durante a operação, a equipe

Bicicross de Caraguatatuba conquista bons resultados na 2ª Etapa do Campeonato Paulista
Mais uma vez os atletas de bicicross de Caraguatatuba conquistaram bons resultados no campeonato paulista da categoria. Pela 2ª etapa, em Americana, no último final de semana, o atleta Caio Garcia ganhou a etapa na categoria 17-24 anos, enquanto Matheus Santos venceu na categoria ‘boys 12 anos’. Na categoria ‘Cruiser

Atletas de Judô de Caraguatatuba conquistam ótimos resultados durante festival em Santa Branca
Doze atletas da equipe ‘Judô Sul Caraguatatuba’ participaram de um festival de judô na cidade de Santa Branca, no último domingo (6), e obtiveram ótimos resultados para a cidade. Comandada pelo sensei Kauê Althman, a equipe de judocas treina todas as segundas, quartas e sextas no Centro Integrado de Ações

26ª Cerimônia “Barcos ao Mar” reúne comunidade pesqueira e marca início do período da pesca do camarão
A tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, que marca o fim do defeso do camarão, reuniu a comunidade pesqueira no último domingo (27/4), no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Os pescadores se reuniram para pedir a proteção de São Pedro Pescador e de Nossa Senhora dos Navegantes

Tênis de mesa de Caraguatatuba se classifica para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude
A equipe masculina de tênis de mesa de Caraguatatuba garantiu a classificação para a fase regional dos 40º Jogos Abertos da Juventude após vencer as equipes de São Sebastião e Ilhabela na fase sub-regional da competição, disputada no último sábado (12), em São Sebastião. Sob o comando do técnico Rodrigo