Pesquisar No Site

7ª Semana de Valorização da Pessoa Idosa promove diversas atividades alusivas ao Dia Internacional do Idoso

b833961d-02c1-45b7-8936-557c31c6b285
7ª Semana de Valorização da Pessoa Idosa promove diversas atividades alusivas ao Dia Internacional do Idoso

#PraCegoVer: arte do evento com programação

Dia 1º de outubro é comemorado o Dia Internacional da Pessoa Idosa, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ter um dia para celebrar é fundamental para reforçar os cuidados e ações que o município oferece a esse público.

A presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso, Zally Pinto de Queiroz, faz um alerta ao trabalho do Conselho à população. “Nossa função é que todos enxerguem que o idoso não é alguém que precisa ser velado ou cuidado, mas sim, um cidadão em pleno exercício de seus direitos, tanto de trabalho como de lazer”.

“É assim que ele deve ser percebido pela comunidade, que ainda há muitas pessoas que podem ser úteis no meio em que vivem. Esse é nosso objetivo hoje, valorizar e colocar o idoso como mais um agente da continuidade do desenvolvimento, progresso e no destino que a cidade tem pela frente”, disse a presidente.

Zally ainda destaca o aumento da população idosa em Caraguatatuba. “Em 28 anos, este público dobrou no município. Em 1990, a taxa de representatividade dos idosos na região era de 6,93%; em 2018, esse número subiu para 13,68%. Atualmente, o município possui mais de 15 mil pessoas acima de 60 anos de idade”, explicou.

Uma novidade, é que 2018, foi instituído como o Ano de Valorização e Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa, em alusão ao processo de ratificação, pelo Brasil, da Convenção Interamericana sobre a Proteção dos Direitos Humanos dos Idosos, por meio da Lei nº 13.646, de 9 de Abril de 2018.

 

7ª Semana de Valorização da Pessoa Idosa

Para marcar a data, a Prefeitura de Caraguatatuba promove no mês de outubro, a 7ª Semana de Valorização da Pessoa Idosa, realizada entre os dias 15 e 19. Será uma semana recheada de atividades, com o objetivo de sensibilização, reconhecimento, troca de experiências e claro, promover momentos de alegria, qualidade de vida e bem-estar, como todo idoso merece.

A programação da Semana inicia na segunda-feira (15), às 16h, na Praça do Caiçara (museu), com atividades esportivas e culturais, conversa entre amigos da Faculdade Aberta e show musical com Tony Angeli, considerado o maior intérprete da música italiana no Brasil.

No local, haverá também estandes com representantes dos serviços voltados à população idosa e venda de produtos artesanais realizados pelo projeto “Delícia e Arte” – CIAPI e instituições parceiras.

O encerramento será no dia 19 (sexta-feira), às 19h, com o concurso “Miss e Mister Melhor Idade, no salão do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), no Jardim Jaqueira.

A 7ª Semana de Valorização da Pessoa Idosa é promovida pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania; Direitos da Pessoa com Deficiência e Idoso; Saúde; Esportes e Conselho Municipal de Defesa de Direitos do Idoso.

 

Confira a programação completa:

Dia 15 (segunda-feira) – Abertura Praça do Caiçara (Museu)

Vídeo de apresentação dos serviços voltados aos Idosos

16h – Composição da mesa e fala das autoridades

16h30 – Peça teatral: Envelhecimento Ativo – Fundacc

17h – Coffee Break

18h – Conversa entre amigos – Faculdade Aberta com Maria Aparecida Waack

18h30 – Atividade Esportiva – Alongamento

19h – Show de encerramento – Apresentação Musical – Tony Angeli

 

Dia 16 (terça-feira)

9h – Aula de ginástica com ritmos, aberta ao público – CIAPI (Av. Jorge Burihan, 30 – Jardim Jaqueira)

9h – Palestra sobre Direitos dos Idosos – CRAS/UBS Massaguaçú – Local: CRAS Massaguaçu – Rua José Jerônimo Soares, 400

 

Dia 17 (quarta-feira)

14h às 17h – Jogos de Tabuleiro com Coffee Break – CEMUG (Av. José Herculano, 50 – Jardim Britânia)

 

Dia 18 (quinta-feira)

8h30 às 11h30 – Instituto Pró+Vida – Circuito Saúde com avaliação de pressão arterial, glicose, índice de massa corporal (IMC) e odontológica. Também serão recebidos com café da manhã, atividades como pintura de pano de prato, Tai-Chi-Chuan e Pilates (Rua José Benedito de Faria, 05 – Ponte Seca)

14h – Lar São Francisco – Apresentação Circo Navegador (Rua Emilio Marcondes Ribas, 150 – Perequê-Mirim)

15h – CCTI Estrela do Mar – Hidroginástica, carteado e vôlei adaptado com coffee Break (Alameda dos Ciprestes, 145 – Cidade Jardim)

 

Dia 19 (sexta-feira)

9h às 12h – atividades Praia Acessível – Centro

19h – Encerramento da Semana com o Concurso Miss e Mister Melhor Idade – CIAPI

 

Mais Notícias

Veja Também Recentes

14º Litoral Em Dança_Foto Gianni D'Angelo (5)
15º Litoral em Dança tem inscrições prorrogadas até 29 de março

Foram prorrogadas até o dia 29 de março (domingo) as inscrições para o 15º Litoral em Dança, mostra competitiva promovida pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), que neste ano será realizada entre 30 de abril e 3 de maio, no Teatro Mario Covas. O edital e os formulários

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 25/03/2026
Caraguatatuba é destaque no Campeonato Brasileiro de Va’a com equipe mista 40+
Caraguatatuba é destaque no Campeonato Brasileiro de Va’a com equipe mista 40+

A equipe de canoa havaiana de Caraguatatuba conquistou o 3º lugar no Campeonato Brasileiro de Va’a, disputado no último fim de semana (11 e 12/4), na Praia do Balneário dos Trabalhadores, em São Sebastião. Em etapa única, organizada pela Confederação Brasileira de Va’a (CBVaa), a competição reuniu atletas de alto

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 13/04/2026
Foto CAPA Cláudia Moysés Satartup Day
1º Startup Day do Litoral Norte reúne mais de 150 pessoas em Caraguatatuba

O maior movimento de startups do Brasil (12º Startup Day/Sebrae) foi realizado no sábado (21) e Caraguatatuba foi escolhida entre 39 cidades do Litoral Norte e Vale do Paraíba para receber o encontro este ano, junto com Jacareí e Taubaté, simultaneamente. O 1º Startup Day do Litoral Norte foi realizado

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 23/03/2026
Foto Hugo Labanca PMC CAPA
Sepedi realiza “21 na Praia – Todos na mesma Onda” no Dia Mundial de Conscientização da Síndrome de Down sábado

Neste sábado (21), a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) realiza um encontro na praia acessível, a partir das 9h, em alusão ao Dia Internacional de Conscientização da Síndrome de Down ou Trissomia 21 (T-21). O evento é voltado especialmente para pessoas com essa condição

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 20/03/2026
Viagem musical com Beatles 4Ever é neste sábado no Teatro Mario Covas
Viagem musical com Beatles 4Ever é neste sábado no Teatro Mario Covas

O espetáculo “Beatles 4Ever” retorna a Caraguatatuba nesta semana para mais uma apresentação imperdível. A banda sobe ao palco do Teatro Mario Covas neste sábado (4), às 20h. Os ingressos custam entre R$ 55 e R$ 110 e podem ser adquiridos pelo site da Bilheteria Express, através do link https://tinyurl.com/yher9d6f ou na

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 30/03/2026