Pesquisar No Site
Prefeitura discute em Brasília direito dos pescadores artesanais de Caraguatatuba
Prefeitura discute em Brasília direito dos pescadores artesanais de Caraguatatuba

#PraCegoVer: Secretario de Meio Ambiente em reunião com representantes de Brasília
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), participou nesta semana de uma reunião extraordinária na Secretaria Especial de Aquicultura e da Pesca, em Brasília, com o objetivo de levar as demandas dos pescadores artesanais da cidade.
Entre os pedidos apresentados pelas comunidades tradicionais pesqueiras, estavam as permissões para adquirir novas licenças de pesca para embarcações, o recadastramento de carteiras de pescas vencidas e suspensas e a alteração nas aplicações da lei para a pesca artesanal que atualmente são veiculadas pela lei da pesca industrial.
Além disso, os pescadores pedem a revisão da instrução normativa que prejudica a categoria, pois inseriu 33 espécies de peixes que habitam no Litoral Norte na lista de proibição de pesca. Como também os critérios de utilização da rede boiada.
As reivindicações foram levadas pelo secretário de Meio Ambiente, Marcel Giorgeti, a pedido do prefeito Aguilar Junior. O encontro foi com o secretário Especial de Aquicultura e da Pesca, Dayvison Franklin de Souza.
Giorgeti ressalta que todos os pedidos foram protocolizados. “Buscamos priorizar as necessidades desses pescadores que são afetados diretamente por leis que não fazem a diferenciação entre a pesca artesanal e industrial. Vamos acompanhar tudo de perto”, finalizou.
Uma comissão da Secretaria Especial de Aquicultura e da Pesca de Brasília estará no Litoral Norte analisando as demandas dos pescadores da região, junto com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) e Polícia Ambiental.
Fotos: Divulgação
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba aguarda aprovados de seis funções do Concurso de 2023 até sexta-feira
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais sete aprovados de seis cargos do Concurso Público de 2023 para se apresentar nesta quarta, quinta e sexta-feira (15, 16 e 17/4), das 9h às 11h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de
Caraguatatuba é vice-campeã do Prêmio Nacional de Inovação Previdenciária por adotar soluções tecnológicas
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) recebeu o troféu de vice-campeão do 8º Prêmio Nacional de Inovação Previdenciária 2026 da Associação Nacional de Entidades de Previdência de Estados e Municípios (Aneprem). Em março, a entidade anunciou que o CaraguaPrev foi 2º colocado na categoria Transformação Digital do
Caraguatatuba reúne 39 municípios em Encontro Regional de Assistência Social
Caraguatatuba recebeu o primeiro dia do Encontro Regional de Assistência Social na manhã desta terça-feira (14), no Salão de Eventos do Núcleo de Atendimento Social do Centro Comunitário Cultural do Morro do Algodão “José Agostinho de Souza Paraíba”. A iniciativa reuniu profissionais de 39 cidades das regiões do Vale do
Corrida de Aniversário da Cidade 2026: entrega de kits começa neste sábado
Caraguatatuba se prepara para uma das principais atrações da programação de 169 anos de história. A Corrida de Aniversário da Cidade 2026 já é sucesso antes mesmo da largada. As inscrições estão encerradas, com mil atletas confirmados na prova principal de 6,5 km e outros 100 participantes na categoria Kids.
Lei dos cemitérios verticais e crematórios em Caraguatatuba tem nova audiência no Legislativo na segunda-feira
A segunda audiência pública do projeto de lei complementar que altera parcialmente a LC nº 93/2022 (que dispõe sobre a concessão e normatização dos serviços funerários no âmbito do Município de Caraguatatuba e dá outras providências) será na próxima segunda-feira (13/4), a partir das 18h, na Câmara de Caraguatatuba, no