Pesquisar No Site
Prefeitura discute em Brasília direito dos pescadores artesanais de Caraguatatuba
Prefeitura discute em Brasília direito dos pescadores artesanais de Caraguatatuba

#PraCegoVer: Secretario de Meio Ambiente em reunião com representantes de Brasília
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), participou nesta semana de uma reunião extraordinária na Secretaria Especial de Aquicultura e da Pesca, em Brasília, com o objetivo de levar as demandas dos pescadores artesanais da cidade.
Entre os pedidos apresentados pelas comunidades tradicionais pesqueiras, estavam as permissões para adquirir novas licenças de pesca para embarcações, o recadastramento de carteiras de pescas vencidas e suspensas e a alteração nas aplicações da lei para a pesca artesanal que atualmente são veiculadas pela lei da pesca industrial.
Além disso, os pescadores pedem a revisão da instrução normativa que prejudica a categoria, pois inseriu 33 espécies de peixes que habitam no Litoral Norte na lista de proibição de pesca. Como também os critérios de utilização da rede boiada.
As reivindicações foram levadas pelo secretário de Meio Ambiente, Marcel Giorgeti, a pedido do prefeito Aguilar Junior. O encontro foi com o secretário Especial de Aquicultura e da Pesca, Dayvison Franklin de Souza.
Giorgeti ressalta que todos os pedidos foram protocolizados. “Buscamos priorizar as necessidades desses pescadores que são afetados diretamente por leis que não fazem a diferenciação entre a pesca artesanal e industrial. Vamos acompanhar tudo de perto”, finalizou.
Uma comissão da Secretaria Especial de Aquicultura e da Pesca de Brasília estará no Litoral Norte analisando as demandas dos pescadores da região, junto com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) e Polícia Ambiental.
Fotos: Divulgação
Veja Também Recentes
12ª edição do Navegar Experience fortalece turismo náutico e reúne moradores e visitantes em Caraguatatuba
A 12ª edição do Navegar Experience consolidou mais uma vez o sucesso da iniciativa em Caraguatatuba no último domingo (28), com atividades gratuitas de esporte, lazer, turismo e contato com a natureza. Realizado sempre no último domingo de cada mês, o projeto integra o calendário oficial de eventos do município
Ana Maria Carvalho apresenta show de cultura popular no 27º Festival do Camarão
O 27º Festival do Camarão segue nesta semana com extensa programação gratuita na Praça da Cultura, no Centro de Caraguatatuba. Entre as diversas atrações artísticas, os visitantes podem prestigiar o show da cantora, arte educadora e brincante da cultura popular brasileira Ana Maria Carvalho. A apresentação será realizada domingo (26/7),
Alunos do curso de instalador de ar-condicionado tipo Split recebem certificação em Caraguatatuba
A primeira turma do curso de Instalador de Ar-Condicionado Tipo Split formada por 16 alunos concluiu as aulas, terça-feira (7). A qualificação foi oferecida, gratuitamente, pela Secretaria Municipal de Governo dentro do programa Profissionaliza Caraguá e teve carga horária de 56 horas. A capacitação foi ministrada pelo instrutor do Serviço
Caraguatatuba recebe Mundial de Sambo de Praia e evidencia esporte de combate inédito no país
Caraguatatuba recebe, nos dias 12 e 13 de setembro, o Campeonato Mundial de Sambo de Praia, evento esportivo de luta realizado pela primeira vez no Brasil. A competição deve reunir atletas de mais de 30 países e faz parte do calendário da Federação Internacional de Sambo (FIAS). Na edição de
Caraguatatuba reorganiza atendimento na UPA Centro e reduz tempo de atendimento de pacientes da baixa complexidade
A Prefeitura de Caraguatatuba reorganizou o modelo de atendimento “Fast Track” na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro. Desde o início de julho, o fluxo passou a concentrar, em um mesmo ambiente, a classificação de risco, a consulta médica e a administração de medicamentos para pacientes de menor complexidade, com