Pesquisar No Site
Projeto “Entenda o Lixo” foi realizado hoje na EMEF do Tabatinga, em Caraguatatuba
Projeto “Entenda o Lixo” foi realizado hoje na EMEF do Tabatinga, em Caraguatatuba

#PraCegoVer: Um aluno segurando um saco plástico enquanto sua colega joga resíduos no lixo e atrás deles dez colegas com a professora recolhendo o lixo.
Projeto “Entenda o Lixo” foi realizado hoje (17/09), na EMEF Pedro João de Oliveira, do bairro Tabatinga, região Norte de Caraguatatuba. A iniciativa foi de uma parceria do Instituto Oceonagráfico da USP com diversas instituições. Foram realizadas a palestra “Lixo nos mares do entendimento a solução” e atividades com os alunos, com intuito de conscientizar sobre a poluição das praias.
Os alunos das professoras Arlete Felix e Tânia Sousa, do 4º e 5º ano A, participaram pela manhã da palestra “Lixo nos mares do entendimento a solução”. Em seguida, recolheram lixos na Praia Tabatinga, e por fim separam os resíduos por categoria.
A Prof.ª Maria José, que acompanhou os alunos, disse que desde 2015 a escola vem se preocupando em abordar temas ambientais. O aluno do 4°A, Juan Vitor, que participou das atividades, disse ter gostado da ação: “Acho importante para não poluir o lugar que a gente está”.
O Projeto foi aplicado pela Oceanógrafa, Elisa Van Sluys Mench, que trabalha com Educação Ambiental na Universidade de São Paulo (USP). “A ideia é sensibilizar as crianças com relação ao resíduo solido no mar”, diz ela.
Na próxima segunda-feira, Elisa pretende voltar para dar continuidade às atividades. A oceanógrafa vai mostrar os dados da coleta e falar sobre consumismo e redução do consumo de geração de resíduos sólidos. Ela confirmou que o projeto será realizado também em outras escolas da cidade. “Estamos abertos para fazer onde for possível”.
A ideia surgiu dentro do Laboratório de Manejo, Ecologia e Conservação Marinha do Instituto Oceanográfico da USP em São Paulo e se estendeu por meio de um convênio com a Plastivida, Braskem, Dow e o Fórum Setorial – Por um mar mais limpo.
Fotos: Luís Gava/PMC
Veja Também Recentes
Secretaria de Serviços Públicos terá divisão dedicada à limpeza de praias e rios de Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba anunciou a criação da Divisão de Limpeza de Praias e Rios, vinculada à Secretaria de Serviços Públicos, com o objetivo de ampliar e fortalecer as ações de cuidado com os ambientes naturais do município. A iniciativa tem como foco não apenas a limpeza dessas áreas, mas
Oito animais ganham novos lares em Caraguatatuba após Feira de Adoção de cães e gatos
A feira de adoção realizada no último sábado (11), em Caraguatatuba, resultou na adoção de oito animais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), sendo cinco cães e três gatos. A ação ocorreu nas dependências do Serramar Shopping e foi aberta ao público. Entre os animais adotados, estavam quatro filhotes
Prefeitura de Caraguatatuba convoca aprovados de oito funções do Concurso de 2023
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais 13 aprovados de oito cargos do Concurso Público de 2023 para se apresentar nesta quarta, quinta e sexta-feira (8, 9 e 10/4), das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de
Caraguatatuba conquista vice-campeonato no Ranking Paulista de Tênis de Mesa
Cinco atletas de Caraguatatuba marcaram presença na 1ª etapa do Ranking Paulista de Tênis de Mesa, realizada no domingo (29), em Guarulhos. A competição, promovida pela Federação Paulista, reuniu mais de 700 atletas. Representaram o município os atletas Maria Eduarda, Eric Aquino, Felipe Rodrigues, Clayton Silva e Igor Gomes, sob
Dia Mundial da Tuberculose: Caraguatatuba realiza ações com foco em diagnóstico precoce e busca ativa
Caraguatatuba iniciou uma mobilização em prol do Dia Mundial da Tuberculose, celebrado na terça-feira (24), para ampliar o enfrentamento da doença. As ações seguem até dia 31 de março com foco na identificação precoce de casos e na orientação direta à população. Como estratégia, o município descentralizou as ações e