Pesquisar No Site
Alunos do Programa Trânsito Legal fazem blitz na Praça Dr. Cândido Motta em Caraguatatuba

Alunos do Programa Trânsito Legal fazem blitz na Praça Dr. Cândido Motta em Caraguatatuba

#PraCegoVer: Três alunas e uma fiscal de trânsito conversam com motociclista
Os alunos do Colégio Batista Internacional de Caraguatatuba (CBIC) abordaram diversos motoristas nesta sexta-feira (31/08), na Praça Dr. Cândido Motta, no Centro, em Caraguatatuba. A blitz dos estudantes do 4º ano do ensino fundamental integra o Programa Trânsito Legal, desenvolvido pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, da Prefeitura de Caraguatatuba.
O Programa envolve aulas teóricas e práticas sobre questões do trânsito para os alunos da rede municipal e, desde o começo do mês de agosto, abrange também escolas da rede particular de ensino.
Sob a orientação dos agentes de trânsito e coordenadores do programa, as crianças receberam um talão de multas fictícias, para poder colocar em prática o aprendizado sobre as lei de trânsito, alertando os motoristas. “É muito importante e eu sempre cobro meus pais que usem o cinto de segurança. Eu nunca saio de carro sem ele”, explicou João Vitor, 9 anos. Para os “agentes mirins” Daniel e Erick, ambos de 9 anos, a experiência com a blitz foi fantástica. “Eu me diverti muito”, conta Daniel. “Foi muito legal e o bom é que a gente aprende”.
Segundo a professora da turma, Patricia Duraes Wagmaker, as aulas são uma forma divertida de aprendizagem. “Eles gostam, tiveram cinco aulas e participaram muito. Quando fazemos as saídas da escola eles praticam, sinalizam para passar. É muito legal incentivar a educação no trânsito.”
Com o auxílio dos agentes de trânsito, carros e motocicletas foram parados para que a blitz fosse realizada pelos alunos. “Nessa atividade de campo todos os temas abordados durante as aulas são colocadas em prática. Os cuidados na questão de segurança como o cinto, a cadeirinha, a questão da faixa de pedestres e também quanto aos ciclistas.”
O Programa Trânsito Legal é uma parceria entre as Secretarias de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão e de Educação.
Fotos: Claudio Gomes/ PMC
Veja Também Recentes

Membros do Conselho de Alimentação Escolar de Caraguatatuba participam de Encontro Regional em Ubatuba
Membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de Caraguatatuba participam do Encontro de Formação do Conselho de Alimentação Escolar das Cidades do Litoral de São Paulo, nos dias 24 e 25 de abril, na Câmara Municipal de Ubatuba. O evento tem como principal objetivo fortalecer o papel fiscalizador e deliberativo

Cursos gratuitos em parceria com Etec de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento têm início
Uma oportunidade de qualificação para ingressar no mercado de trabalho ou reciclagem para os empregados. Esse é o objetivo dos cursos gratuitos oferecidos pelo governo municipal em parceria com Escola Técnica Estadual e Programa de Qualificação profissional básica do Centro Paula Souza (Etec) para jovens e adultos, que iniciaram nesta

Retomada do Programa de Regularização Fundiária beneficia moradores de Loteamento Recanto do Sol e Tinga
Moradores do Núcleo Recanto da Luz, localizado no loteamento Recanto do Sol, com cerca de 35 ocupações, no Golfinhos, e do Núcleo Jardim Samambaia no bairro do Tinga, com cerca de 29 ocupações, estão recebendo a visita da equipe da Secretaria de Habitação para a retomada do Programa de Regularização

Travessão recebe 1ª audiência pública do PPA 2026-2029 e LDO 2026 de Caraguatatuba nesta quinta-feira
A primeira audiência pública descentralizada do Plano Plurianual (PPA) de 2026 a 2029 e da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de Caraguatatuba para 2026 será nesta quinta-feira (24/4), às 19h, na Emei/Emef Profº Alaor Xavier Junqueira, no Travessão. A apresentação das peças orçamentárias continua nas próximas sexta e

Viadutos no planalto da Tamoios ganham reforço estrutural
A Concessionária Tamoios realiza até novembro atividades de reforço das estruturas de alguns viadutos localizados no trecho de planalto da rodovia. As atividades têm por objetivo a manutenção preventiva para manter a segurança dos usuários. As intervenções serão realizadas no km 21,5, km 34 e km 38,4. Em decorrência da