Pesquisar No Site
Alunos do Programa Trânsito Legal fazem blitz na Praça Dr. Cândido Motta em Caraguatatuba
Alunos do Programa Trânsito Legal fazem blitz na Praça Dr. Cândido Motta em Caraguatatuba

#PraCegoVer: Três alunas e uma fiscal de trânsito conversam com motociclista
Os alunos do Colégio Batista Internacional de Caraguatatuba (CBIC) abordaram diversos motoristas nesta sexta-feira (31/08), na Praça Dr. Cândido Motta, no Centro, em Caraguatatuba. A blitz dos estudantes do 4º ano do ensino fundamental integra o Programa Trânsito Legal, desenvolvido pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, da Prefeitura de Caraguatatuba.
O Programa envolve aulas teóricas e práticas sobre questões do trânsito para os alunos da rede municipal e, desde o começo do mês de agosto, abrange também escolas da rede particular de ensino.
Sob a orientação dos agentes de trânsito e coordenadores do programa, as crianças receberam um talão de multas fictícias, para poder colocar em prática o aprendizado sobre as lei de trânsito, alertando os motoristas. “É muito importante e eu sempre cobro meus pais que usem o cinto de segurança. Eu nunca saio de carro sem ele”, explicou João Vitor, 9 anos. Para os “agentes mirins” Daniel e Erick, ambos de 9 anos, a experiência com a blitz foi fantástica. “Eu me diverti muito”, conta Daniel. “Foi muito legal e o bom é que a gente aprende”.
Segundo a professora da turma, Patricia Duraes Wagmaker, as aulas são uma forma divertida de aprendizagem. “Eles gostam, tiveram cinco aulas e participaram muito. Quando fazemos as saídas da escola eles praticam, sinalizam para passar. É muito legal incentivar a educação no trânsito.”
Com o auxílio dos agentes de trânsito, carros e motocicletas foram parados para que a blitz fosse realizada pelos alunos. “Nessa atividade de campo todos os temas abordados durante as aulas são colocadas em prática. Os cuidados na questão de segurança como o cinto, a cadeirinha, a questão da faixa de pedestres e também quanto aos ciclistas.”
O Programa Trânsito Legal é uma parceria entre as Secretarias de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão e de Educação.
Fotos: Claudio Gomes/ PMC
Veja Também Recentes
Graduandos da Universidade Belas Artes ministram oficina “Arte no Cinema” nesta sexta-feira em Caraguatatuba
O Macc (Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba) recebe nesta sexta-feira (10/4), das 14h às 18h, a oficina “Arte no Cinema”, uma imersão fotográfica e audiovisual da teoria à prática. A inscrição é gratuita e deve ser realizada pelo link https://tinyurl.com/ys6nv6a2. A atividade é uma iniciativa da Café Cosmos
Prefeitura de Caraguatatuba investe em melhoria das UPAs com revitalização e troca de mobiliários
A Prefeitura de Caraguatatuba, em conjunto com a Organização Social (OS) Santa Casa de Misericórdia de São Bernardo do Campo, responsável pela gerência das unidades, tem realizado a substituição dos assentos coletivos (longarinas) e dos colchões dos 32 leitos das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Centro, Norte e Sul do
Novos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano tomam posse nesta quinta-feira
Os candidatos eleitos, titulares e suplentes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de Caraguatatuba para o mandato do biênio 2026–2028 tomam posse nesta quinta-feira (16) às 9h, em solenidade agendada na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi). A cerimônia contará com a presença do prefeito
Caraguatatuba inicia curso de Promotoras Legais Populares para fortalecimento dos direitos das mulheres
O Governo Municipal de Caraguatatuba promoveu, na tarde da última terça-feira (24), o cerimonial de abertura do curso de Promotoras Legais Populares (PLP), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Caraguatatuba (IFSP), no Indaiá. A formação é voltada a mulheres referenciadas pelos equipamentos socioassistenciais
Prefeitura chama mais agentes de apoio escolar para rede de ensino de Caraguatatuba
A Secretaria de Educação da Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais nove aprovados do cargo de agente de apoio escolar (AAE) do Processo Seletivo Simplificado nº 002/2025 para se apresentar nas próximas quarta, quinta e sexta-feira (22, 23 e 24/4), das 9h às 11h30 e das 13h às 16h, na Divisão