Pesquisar No Site
Caraguatatuba celebra Hora do Mamaço com mais de 300 participantes
Caraguatatuba celebra Hora do Mamaço com mais de 300 participantes

#PraCegoVer: Secretário de Saúde posa para foto junto à equipe do Ceami de Caraguatatuba. (Foto: Luiz Gava/PMC)
A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), realizada entre os dias 1º e 7 de agosto, foi celebrada pela Prefeitura de Caraguatatuba com a Hora do Mamaço, neste sábado (04/08), no Serramar Shopping. O evento contou com a presença de mais de 300 pessoas entre mães, apoiadores do aleitamento materno e envolvidos.
Com o tema “Amamentação é a base da vida”, a SMAM deste ano visa promover ações conjuntas em prol da amamentação, no sentido de fortalecer as políticas e programas de aleitamento materno e alimentação infantil. O evento contou com a participação do Coral Chorus Vocalis, regido pelo maestro Fernando Montemor.
Uma das participantes, Fabrízia Evangelista, 32 anos, mãe de Maria, de três meses, que mama exclusivamente no peito, fala sobre a importância da amamentação. “Com minha primeira filha, eu não pude amamentar. Hoje, a Maria, que só mama no peito, é uma criança de três meses com carinha de cinco. Super saudável, tranquila, que não fica doente. Amamentação no peito é tudo de bom. Insistam, pois não é fácil, mas os benefícios são infinitos e se refletem por toda a vida da criança”, afirma.
Pais também estiveram presentes para apoiar a causa. Fabrício, pai de Arthur de nove meses, conta que o neném mamou exclusivamente no peito até os seis meses. “Mesmo agora, com nove meses, ele continua mamando. A amamentação vem refletindo na imunidade dele, pois fica menos doente. Além disso, eu como pai, vejo que o suporte da presença paterna; no aspecto moral, principalmente, reforça a importância deste vínculo do bebê com a mãe. Agradecemos muito ao Ceami e a enfermeira Ana Cláudia, que foi até nossa casa e nos deu todo suporte necessário e fundamental nesta nova fase”, destacou, Fabrício, esposo de Cláudia Balassi.
1º Fórum de Aleitamento Materno
Nesta terça-feira (07), das 8h às 17h, para dar continuidade as ações da semana, será realizado o 1º Fórum de Aleitamento Materno. Durante o evento, serão arrecadados frascos de vidro com tampa plástica, que serão utilizados no Banco de Leite.
O Fórum acontecerá no Teatro Municipal Mário Covas com as seguintes palestras:
– 9h: “Benefícios do aleitamento materno”, com a pediatra e integrante do Comitê Municipal de Investigação de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal de Ubatuba, Dra. Márcia de Carvalho Pinto;
– 10h30: “Leite materno padrão ouro na nutrição do lactente”, com a pediatra e cofundadora do CIAMA (Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno) e Banco de Leite Humano de São Sebastião, Dra. Flávia Martinelli Ramos;
– 11h30: “Apresentação do Banco de Alimentos e importância da introdução da alimentação saudável para menores de 2 anos”, com a nutricionista da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania da Prefeitura de Caraguatatuba, Fernanda Cardoso;
– 13h30: “O desmame precoce e o desenvolvimento infantil no contexto da sociedade e das relações familiares”, com o pediatra, especialista em pediatria social e comunitária pelo Centro Internacional da Infância de Paris (França) e autor de 19 livros sobre desenvolvimento infantil, Dr. José Martins Filho;
– 15h: “Importância do leite materno para prematuros”, com a pediatra neotalogista da Casa de Saúde Stella Maris e especialista em pediatria e UTI Pediátrica, plantonista da UTI Neonatal de Caraguatatuba, Dra. Yara Ota.
– 15h45: Apresentação do Banco de Leite Humano, com a Enfª Ana Cláudia F. O. Tripac Coordenadora Unidade Centro de Atendimento Materno Infantil – CEAMI e Banco de Leite Humano.
– 16h: Apresentação de Coral, com os alunos do Profº Montemor
– 16h30: Encerramento
Serviço:
Banco de Leite Humano de Caraguatatuba / Centro de Atendimento Materno Infantil (CEAMI)
Avenida Maranhão, n. 451 – 1º andar
Jardim Primavera
Edifício Dr. Luiz Roberto Barradas Barata – Telefone: 3897-2102
Teatro Mário Covas
Avenida Goiás, 187
Indaiá
Veja Também Recentes
Caraguatatuba participa da 10ª Semana Nacional de Arquivos com programação especial
O Arquivo Municipal Arino Santa’Ana de Barros, em Caraguatatuba, promove entre os dias 8 e 12/6 (segunda a sexta-feira) uma extensa programação aberta ao público. Serão realizadas rodas de conversa com convidados especiais, palestra e exibição de filmes, na sede do Arquivo, no Auditório Maristela de Oliveira e na Videoteca
Prefeitura recupera trecho da Travessa Cid Galvão no Centro de Caraguatatuba
A Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Caraguatatuba iniciou a substituição dos bloquetes da Travessa Cid Galvão, no Centro, por massa asfáltica. A equipe executou a preparação da caixa de pavimentação e a previsão é que o asfalto seja aplicado na próxima semana. O tráfego de veículos na via
Caraguatatuba disponibiliza 103 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 103 vagas de emprego disponíveis para esta segunda-feira (15), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade. As vagas são oferecidas pelo PAT e os currículos são recebidos presencialmente, das 8h às 16h. É importante que o candidato
Prefeitura de Caraguatatuba divulga programação de festas juninas da rede municipal
O clima junino chega às escolas municipais de Caraguatatuba com as festas juninas de 2026 na rede municipal de ensino. Os tradicionais arraiás prometem movimentar as unidades de ensino com apresentações culturais, danças típicas, brincadeiras e comidas tradicionais. A programação continua neste sábado (27) em diferentes regiões da cidade, contemplando
Atletas de Caraguatatuba conquistam pódios e garantem convocação para Campeonato Brasileiro de BMX
A equipe de BMX de Caraguatatuba teve participação de destaque na 4ª Etapa do Campeonato Paulista da modalidade, no último sábado (20), em Jarinu (SP), conquistando pódios e resultados importantes em diferentes categorias. O principal resultado veio com Matheus Santos, que conquistou o título da categoria Boys 13 anos e