Pesquisar No Site
Programa Trânsito Legal chega às escolas particulares de Caraguatatuba
Programa Trânsito Legal chega às escolas particulares de Caraguatatuba

#PraCegoVer : Alunos sentados em suas carteiras, na sala de aula, interagem com agente de trânsito (Foto: Luiz Gava/PMC)
O Programa Trânsito Legal, desenvolvido pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, foi levado ontem (02/08), pela primeira vez, a uma escola rede particular, o Paidéia Instituto Educacional e Cultural.
A iniciativa atendeu a um pedido da própria escola, que considera o programa de grande interesse para os alunos. Ainda em agosto, o Trânsito Legal também será levado aos 4º e 5º anos, do Colégio Batista Internacional de Caraguatatuba e, em setembro, do Caraguatá Centro Educacional.
Com 15 anos de existência, o programa já abrangeu mais de 22 mil alunos. De uma forma lúdica e divertida, com auxílio de vídeos e jogos, os agentes de trânsito, Luciane Aparecida dos Santos e Rubem Delgado Barbosa Júnior, responsáveis pelo programa, explicam a importância de usar equipamento de segurança para dirigir carros e motos, o papel dos agentes de trânsito, primeiros socorros em casos de acidentes e valorização de conceitos de ética, moral e cidadania para maior respeito à vida, à saúde, à educação e ao meio ambiente.
Para a instrutora Luciane, a intenção é que os alunos passem adiante tudo o que aprenderam: “Queremos que eles absorvam as informações e repassem aos pais, tios, avós e, também, que se tornem motoristas e cidadãos responsáveis”.
Nas aulas práticas, os estudantes vão às rua e orientam motoristas, motociclistas e pedestres. Em alguns casos, aplicam multas fictícias ou advertem os condutores sobre procedimentos incorretos como dirigir sem cinto de segurança, falar ao celular ou atravessar fora da faixa, por exemplo.
A professora de português do Paidéia, Aimee Vieira, conta que já foi aluna do Programa Trânsito Legal. “Sei que as crianças gostam porque eu gostava muito. São ensinamentos que ajudam à criança a criar consciência e respeito ao trânsito”.
Já o aluno Pedro faria de Oliveira, de 9 anos, acredita que participar das aulas, tornará sua vida mais segura. “Vou correr menos riscos”, diz ele.
O Programa Trânsito Legal é uma parceria entre as Secretarias de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão e de Educação.
Veja Também Recentes
Circuito Sesc de Artes leva cultura, inclusão e diversidade ao público de Caraguatatuba
Caraguatatuba recebeu no último sábado (11/4), na Praça da Cultura, no Centro, o Circuito Sesc de Artes 2026. Um grande público prestigiou diversas atrações artísticas gratuitas para toda a família, voltadas a todas as idades. Neste ano, o programa chegou à sua 18ª edição e integra as comemorações do 80º
Estudantes realizam passeata pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo em Caraguatatuba
Um importante movimento de conscientização e inclusão marcou a manhã desta quinta-feira (2) em Caraguatatuba. Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril, alunos, educadores e comunidade escolar participaram de uma passeata promovida pela unidade CEI/EMEI Profª Thereza Yanesse Schmidt Cardozo. A ação
Paratleta de Caraguatatuba fatura bronze no Campeonato Nacional de Atletismo Circuito Loterias Caixa 2026
A paratleta Ellen Cristina Dias Braga, do time de atletismo do programa Inclusão em Movimento da Prefeitura de Caraguatatuba, faturou medalha de bronze no arremesso de peso, classe F32, na 1ª Fase do Campeonato Nacional de Atletismo Circuito Loterias Caixa 2026. A competição foi disputada nos dias 1° e 2
Guarda Civil registra ocorrência de estelionato após desacordo na venda de veículo
Na noite de sexta-feira (20), foi lavrado boletim de ocorrência com fundamento no artigo 171 do Código Penal, referente ao crime de estelionato, após a equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba ser acionada, durante patrulhamento na Praça dos Navegantes, no bairro Jardim Jaqueira. As partes envolvidas estavam em
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais 13 aprovados do processo seletivo de agente de apoio escolar
A Secretaria de Educação da Prefeitura de Caraguatatuba aguarda mais 13 aprovados do cargo de agente de apoio escolar (AAE) do Processo Seletivo Simplificado nº 002/2025 para se apresentar até a próxima quinta-feira (16/4), das 9h às 11h30 e das 13h às 16h, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos