Pesquisar No Site
Entidades de Caraguatatuba aprendem como utilizar melhor os produtos doados pelo Banco de Alimentos

Entidades de Caraguatatuba aprendem como utilizar melhor os produtos doados pelo Banco de Alimentos

#PraCegoVer: suco e torta prontos expostos em cima da mesa de inox (Fotos: Claudio Gomes/PMC)
Dez instituições de Caraguatatuba participaram nesta quinta-feira (26/07), no Banco Municipal de Alimentos, de uma capacitação sobre Aproveitamento e Reaproveitamento Integral dos Alimentos.
O treinamento teve como principal objetivo orientar às instituições sobre como aproveitar e reaproveitar melhor os alimentos doados pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio do Banco de Alimentos, sem qualquer desperdício.
A nutricionista Fernanda Cardoso explicou a diferença de aproveitar e reaproveitar os alimentos. “Quando utilizamos 100% do alimento, como talos e sementes, estamos aproveitando o produto. O reaproveitamento é quando utilizamos alimentos, provenientes de outras preparações para fazer novas receitas”, explica.
Diversas soluções já foram criadas pelas empresas para evitar o desperdício, como maçãs menores e embaladas (Turma da Mônica), aplicativos de comércios com descontos diários, promoções de alimentos que estão próximos do vencimento e o próprio Banco de Alimentos.
A nutricionista Paula Almeida explicou que o foco é tornar esta atividade rotina dentro de casa, comércios e instituições. “Esses alimentos já existem na cozinha. As pessoas precisam aprender a usá-los melhor, uma vez que contêm nutrientes, mas acabam indo para o lixo”, disse.
Ao final do curso, os participantes degustaram receitas de alimentos reaproveitados: suco rosa de beterraba com gengibre, torta salgada de casca de abóbora com recheio de talos, geleia de casca de maracujá e pudim de pão.
A cuidadora de idosos do Lar São Francisco, Arlete Teixeira já conhecia algumas receitas, mas aproveitou o curso para aprimorar os dotes culinários. “Agora terei mais opções saudáveis para servir aos idosos que atendo e claro, à minha família”, declarou.
Estiveram presentes as instituições: Creche Meimei, Casa Beija-Flor, Lar São Francisco de Assis, Divina Providência, Igreja Batista Maranata, Igreja Pentecostal Vida Nova, Pró + Vida, Vila Vicentina, Restitui e Luz do Caminho.
Confira as receitas:
Suco Rosa de Beterraba e Gengibre
Ingredientes
- 1 beterraba
- 1 cenoura
- 10 g de gengibre
- 1 limão
- 1 maçã
- 150 ml de água de coco
Modo de preparo: Bater tudo no liquidificador e beber, de preferência sem adicionar açúcar.
Torta salgada de casca de abóbora com recheio de talos
Ingredientes (Massa):
03 ovos médios (195g)
01 xícara (chá) de casca de abóbora lavada e picada (100g)
½ xícara (chá) de óleo – 120 ml
03 xícaras (chá) de leite desnatado – 720 ml
06 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado – 60g
03 xícaras (chá) de farinha de trigo – 375g
01 colher (sopa) de fermento em pó químico
Ingredientes (Recheio):
01 cebola pequena (100g)
01 dente de alho médio (4g)
01 colher (sopa) de azeite – 15 ml
½ xícara (chá) de talos de couve lavados e picados (70g)
¼ xícara (chá) de folhas de couve lavadas e picadas (20g)
½ xícara (chá) de talos de salsinha lavados e picados (60g)
¼ xícara (chá) de folhas de salsinha lavadas e picadas (15g)
3 ½ xícara (chá) de abóbora lavada descascada e picada em cubos pequenos (420g)
1 ½ colher (chá) de sal – 9g
Geléia de Casca de Maracujá
Ingredientes:
02 maracujás
Água
02 xícaras de açúcar (aproximadamente)
Modo de preparo: Corte os maracujás ao meio e coloque toda a polpa em um liquidificador com meia xícara de água. Bata bem até que as sementes se soltem. Em seguida, coe o líquido e deixe o suco guardado na geladeira. Tire a pele fina da casca do maracujá e corte a entrecasca em pedaços. Coloque-os em uma panela de pressão e adicione água até cobrir todas as cascas. Deixe cozinhar até 05 minutos após levantar fervura. Retire os pedaços, já cozidos, e bata no liquidificador até que virem uma massa. Em seguida, transfira tudo para uma panela. Para cada xícara de massa, coloque uma xícara de açúcar. Adicione o suco e leve tudo ao fogo.
Modo de preparo (Massa):
No liquidificador, coloque todos os ingredientes, com exceção do fermento e bata até que a massa fique homogênea. Por fim, acrescente o fermento e bata ligeiramente. Em uma forma untada, despeje metade da massa, coloque o recheio e cubra com o restante da massa. Leve ao forno (210ºC) por 40 minutos ou até que fique dourada.
Modo de preparo (Recheio):
Lave, descasque e pique a cebola e o alho. Em uma panela grande, doure-os no azeite. Acrescente os talos e as folhas da couve e da salsinha e refogue. Junte a abóbora e o sal, acrescente água até metade da panela, deixe cozinhar até ficar macia e reserve.
Doce de casca de melancia
Ingredientes:
04 xícaras (chá) de casca de melancia (sem a parte verde) picadas;
02 ½ xícaras (chá) de açúcar;
¾ xícara (chá) de água;
10 cravos da índia
Modo de preparo: Retire a parte verde da casca e pique o restante em cubinhos. Leve ao fogo a água, o açúcar e os cravos. Assim que o açúcar derreter, coloque os pedaços de melancia. Mantenha em fogo baixo, mexendo de vez em quando até que os pedaços de melancia fiquem transparentes. Depois de frio, guarde em pote fechado na geladeira.
Veja Também Recentes

Lei que qualifica empresas como organizações sociais para prestação de serviços em Caraguatatuba é aprimorada
A Lei nº 2.778/2025 foi sancionada e publicada na Edição nº 1.566 do Diário Oficial Eletrônico do Município da última quarta-feira (16/4). Com a sua entrada em vigor, a Lei Municipal nº 2.559/2021 sofreu alterações parciais para se adequar à Lei Federal nº 9.637/1998, e também tornou facultada ao Poder

Palestra sobre políticas para povos indígenas é destaque nesta sexta-feira no Teatro Mario Covas
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe nesta sexta-feira (25/4), às 14h, a palestra “Políticas para os povos indígenas”, que será ministrada por Cristiano Kiririndju, da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. A realização é do governo municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de

Pré-Conferências sobre Direitos da Pessoa Idosa começam na próxima semana
Encontros para escuta, diálogo e construção coletiva. Esse é o objetivo das Pré-Conferências de Direitos da Pessoa Idosa, que se iniciam na próxima segunda-feira, dia 14, entre 9h e 11h, no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no bairro Jardim Jaqueira. Serão realizadas

Cursos, capacitações e parcerias institucionais marcam primeiros 100 dias da Secretaria de Governo
Curso, capacitações, parcerias institucionais, entre outras ações marcaram os primeiros 100 dias de trabalho da Secretaria de Governo de Caraguatatuba. Destaque para a oferta de cursos e capacitações iniciativa importante para promover o desenvolvimento socioeconômico e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos do município. Esses cursos podem ser uma

Caraguatatuba recebe cerca de 150 mil pessoas durante feriado prolongado e Aniversário de Caraguatatuba
Quem esteve em Caraguatatuba no último feriado prolongado e de comemorações pelos 168 anos de Caraguatatuba, pode aproveitar os eventos culturais organizados pelo governo municipal. Entre os dias 18 e 21 de abril, a cidade recebeu aproximadamente 150 mil pessoas. Somente nos shows, a Secretaria de Turismo contabilizou um público