Pesquisar No Site

Entidades de Caraguatatuba aprendem como utilizar melhor os produtos doados pelo Banco de Alimentos

DSC_7470
Entidades de Caraguatatuba aprendem como utilizar melhor os produtos doados pelo Banco de Alimentos

#PraCegoVer: suco e torta prontos expostos em cima da mesa de inox (Fotos: Claudio Gomes/PMC)

Dez instituições de Caraguatatuba participaram nesta quinta-feira (26/07), no Banco Municipal de Alimentos, de uma capacitação sobre Aproveitamento e Reaproveitamento Integral dos Alimentos.

O treinamento teve como principal objetivo orientar às instituições sobre como aproveitar e reaproveitar melhor os alimentos doados pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio do Banco de Alimentos, sem qualquer desperdício.

A nutricionista Fernanda Cardoso explicou a diferença de aproveitar e reaproveitar os alimentos. “Quando utilizamos 100% do alimento, como talos e sementes, estamos aproveitando o produto. O reaproveitamento é quando utilizamos alimentos, provenientes de outras preparações para fazer novas receitas”, explica.

Diversas soluções já foram criadas pelas empresas para evitar o desperdício, como maçãs menores e embaladas (Turma da Mônica), aplicativos de comércios com descontos diários, promoções de alimentos que estão próximos do vencimento e o próprio Banco de Alimentos.

A nutricionista Paula Almeida explicou que o foco é tornar esta atividade rotina dentro de casa, comércios e instituições. “Esses alimentos já existem na cozinha. As pessoas precisam aprender a usá-los melhor, uma vez que contêm nutrientes, mas acabam indo para o lixo”, disse.

Ao final do curso, os participantes degustaram receitas de alimentos reaproveitados: suco rosa de beterraba com gengibre, torta salgada de casca de abóbora com recheio de talos, geleia de casca de maracujá e pudim de pão.

A cuidadora de idosos do Lar São Francisco, Arlete Teixeira já conhecia algumas receitas, mas aproveitou o curso para aprimorar os dotes culinários. “Agora terei mais opções saudáveis para servir aos idosos que atendo e claro, à minha família”, declarou.

Estiveram presentes as instituições: Creche Meimei, Casa Beija-Flor, Lar São Francisco de Assis, Divina Providência, Igreja Batista Maranata, Igreja Pentecostal Vida Nova, Pró + Vida, Vila Vicentina, Restitui e Luz do Caminho.

Confira as receitas:

Suco Rosa de Beterraba e Gengibre

Ingredientes

  • 1 beterraba
  • 1 cenoura
  • 10 g de gengibre
  • 1 limão
  • 1 maçã
  • 150 ml de água de coco

Modo de preparo: Bater tudo no liquidificador e beber, de preferência sem adicionar açúcar.

Torta salgada de casca de abóbora com recheio de talos

Ingredientes (Massa):

03 ovos médios (195g)

01 xícara (chá) de casca de abóbora lavada e picada (100g)

½ xícara (chá) de óleo – 120 ml

03 xícaras (chá) de leite desnatado – 720 ml

06 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado – 60g

03 xícaras (chá) de farinha de trigo – 375g

01 colher (sopa) de fermento em pó químico

Ingredientes (Recheio):

01 cebola pequena (100g)

01 dente de alho médio (4g)

01 colher (sopa) de azeite – 15 ml

½ xícara (chá) de talos de couve lavados e picados (70g)

¼ xícara (chá) de folhas de couve lavadas e picadas (20g)

½ xícara (chá) de talos de salsinha lavados e picados (60g)

¼ xícara (chá) de folhas de salsinha lavadas e picadas (15g)

3 ½ xícara (chá) de abóbora lavada descascada e picada em cubos pequenos (420g)

1 ½ colher (chá) de sal – 9g

 

Geléia de Casca de Maracujá

Ingredientes:

02 maracujás

Água

02 xícaras de açúcar (aproximadamente)

Modo de preparo: Corte os maracujás ao meio e coloque toda a polpa em um liquidificador com meia xícara de água. Bata bem até que as sementes se soltem. Em seguida, coe o líquido e deixe o suco guardado na geladeira. Tire a pele fina da casca do maracujá e corte a entrecasca em pedaços. Coloque-os em uma panela de pressão e adicione água até cobrir todas as cascas. Deixe cozinhar até 05 minutos após levantar fervura. Retire os pedaços, já cozidos, e bata no liquidificador até que virem uma massa. Em seguida, transfira tudo para uma panela. Para cada xícara de massa, coloque uma xícara de açúcar. Adicione o suco e leve tudo ao fogo.

Modo de preparo (Massa):

No liquidificador, coloque todos os ingredientes, com exceção do fermento e bata até que a massa fique homogênea. Por fim, acrescente o fermento e bata ligeiramente. Em uma forma untada, despeje metade da massa, coloque o recheio e cubra com o restante da massa. Leve ao forno (210ºC) por 40 minutos ou até que fique dourada.

Modo de preparo (Recheio):

Lave, descasque e pique a cebola e o alho. Em uma panela grande, doure-os no azeite. Acrescente os talos e as folhas da couve e da salsinha e refogue. Junte a abóbora e o sal, acrescente água até metade da panela, deixe cozinhar até ficar macia e reserve.

Doce de casca de melancia

Ingredientes:

04 xícaras (chá) de casca de melancia (sem a parte verde) picadas;

02 ½ xícaras (chá) de açúcar;

¾ xícara (chá) de água;

10 cravos da índia

Modo de preparo: Retire a parte verde da casca e pique o restante em cubinhos. Leve ao fogo a água, o açúcar e os cravos. Assim que o açúcar derreter, coloque os pedaços de melancia. Mantenha em fogo baixo, mexendo de vez em quando até que os pedaços de melancia fiquem transparentes. Depois de frio, guarde em pote fechado na geladeira.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Inscrições do processo seletivo on-line de estágio da Prefeitura de Caraguatatuba para 37 cursos terminam na quarta-feira
Inscrições do processo seletivo on-line de estágio da Prefeitura de Caraguatatuba para 37 cursos terminam na quarta-feira

Alunos de 37 cursos de ensinos superior, técnico e médio (com formação de Guarda Mirim, EJA e Integrado ao Técnico) podem se inscrever gratuitamente no Processo Seletivo Para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários nº 01/2026 da Prefeitura de Caraguatatuba até a próxima quarta-feira (27/5), às 12h, pelo site

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 22/05/2026
Caraguatatuba é ouro no Campeonato Brasileiro de Va’a, em Vitória (ES)
Caraguatatuba é ouro no Campeonato Brasileiro de Va’a, em Vitória (ES)

A equipe de canoa havaiana de Caraguatatuba participou do Campeonato Brasileiro de Va’a, realizado neste fim de semana em Vitória (ES), e retornou com resultados expressivos em diferentes categorias da competição. O principal destaque ficou por conta das irmãs Évina Fernandes e Elen Fernandes, que conquistaram a medalha de ouro

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 01/06/2026
Congresso abre espaço para debate sobre tecnologia e novas práticas odontológicas em Caraguatatuba
Congresso abre espaço para debate sobre tecnologia e novas práticas odontológicas em Caraguatatuba

Profissionais, estudantes e equipes da área da saúde podem conhecer novas práticas durante o 2º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal de Caraguatatuba, realizado nos dias 25 e 26 de setembro, no Teatro Mario Covas. A programação vai abordar inovação, tecnologia e inclusão no atendimento odontológico. Ao longo dos dois

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 10/06/2026
Profissionais da rede municipal de saúde participam de capacitação sobre pré-natal em Caraguatatuba
Profissionais da rede municipal de saúde participam de capacitação sobre pré-natal em Caraguatatuba

Enfermeiras e gerentes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Caraguatatuba participaram, na sexta-feira (19), de uma capacitação sobre pré-natal realizada no auditório da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro. Ao todo, 22 profissionais participaram da atividade. A capacitação foi conduzida pelas coordenadoras do Centro de Referência da Mulher

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/06/2026
Oficina na Sepedi fortalece inclusão de pessoas com deficiência em atividades culturais
Oficina na Sepedi fortalece inclusão de pessoas com deficiência em atividades culturais

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) de Caraguatatuba recebeu nos dias 27 de maio e 3 de junho a “Oficina de Inserção de Pessoas com Deficiência em Atividades Artísticas e Culturais”, realizada dentro do Festival de Artes do Litoral Norte – Festival Felino 2026.

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 08/06/2026