Pesquisar No Site
Profissionais de enfermagem recebem capacitação em primeiro atendimento de urgência e emergência

Profissionais de enfermagem recebem capacitação em primeiro atendimento de urgência e emergência

#PraCegoVer : Enfermeiros e enfermeiras das UBSs acompanham a explicação dos enfermeiros do Samu sobre técnicas de ressucitação em boneco (Foto: Lucas Camargo/PMC)
Até o mês de agosto, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Caraguatatuba estarão aptas a fazer os primeiros atendimentos de urgência e emergência em munícipes, pois receberão um kit de medicamentos e equipamentos como desfibriladores e oxímetros.
Para preparar os profissionais que serão responsáveis pelas práticas, a Prefeitura de Caraguatatuba está promovendo um curso de Capacitação em Urgência e Emergência de Enfermeiros e Auxiliares de Enfermagem da rede municipal de Saúde, entre os dias 24 a 27 de julho, na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI).
Hoje (24/07) o curso foi voltado para uma turma de 14 enfermeiros das UBSs. Segundo o organizador do curso e coordenador de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, André Leonardo, as aulas visam atualizar os profissionais para o atendimento à população.
Durante o curso, André Leonardo aborda a Política Nacional de Urgência e Emergência e explica como é feita a avaliação inicial do paciente em estado grave.
O curso conta também com aulas práticas de Suporte Básico de Vida (Basic Life Suport), ministradas pelo enfermeiro e responsável técnico do Samu, Marcelo Santana de Melo, pela enfermeira Renata Pelino e pela técnica de enfermagem Evelyn da Silva Macedo, ambas também do Samu.
Nas aulas práticas são abordadas as manobras de ressuscitação cardiopulmonar em adultos e crianças utilizando simuladores para procedimentos de respiração, compressões torácicas e o uso do Desfibrilador Externo Automático.
Também dão aulas de Suporte Avançado de Vida os enfermeiros Bruno Bueno Coordenador de Enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento e Ana Paula, do Núcleo de Treinamento.
Cursos:
Das 8 às 18 horas, na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI)
Dia 24 – Enfermeiros (as)
Dia 25 – Enfermeiros (as)
Dia 26 – Auxiliares de enfermagem
Dia 27 – Auxiliares de enfermagem
Veja Também Recentes

Caraguatatuba apresenta experiência sobre atenção à saúde de adolescentes em evento estadual
Caraguatatuba participa da 38ª edição do Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado paralelamente à 21ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e ao 14º Prêmio David Capistrano. O evento é promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (COSEMS/SP) e reúne

Fim de semana com muito esporte agita Caraguatatuba
O fim de semana foi marcado por atrações esportivas em Caraguatatuba. Teve Jogos Abertos da Juventude sub-18 com partidas do futsal masculino e feminino, final do campeonato municipal de beach soccer (categoria de base), quartas de finais da Copa Nova Liga de futebol de campo, Adrena Run e muitas outras

Cerimônia “Barcos ao Mar” marca fim do defeso do camarão neste domingo
A 26ª edição da tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, que marca o fim do defeso do camarão, será realizada neste domingo (27/4), às 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Na ocasião, a comunidade pesqueira do município se reúne para pedir a proteção de São Pedro Pescador e

Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi” é destaque em Caraguatatuba; quinta-feira
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” realiza nesta quinta-feira (10/4), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A ação integra a programação de aniversário da

Servidores municipais se mobilizam para doar chocolates ao projeto Padrinhos da Alegria em Páscoa Solidária
Servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão entraram na corrente solidária e arrecadaram bombons, que serão doados à “Páscoa Solidária” do projeto “Padrinhos da Alegria de Caraguatatuba”. A ação teve o objetivo de angariar caixas de bombons para atender 500 crianças dos bairros Morro do Algodão, Golfinho,