Pesquisar No Site
Profissionais da Saúde recebem treinamento sobre diagnóstico de doenças pulmonares

Profissionais da Saúde recebem treinamento sobre diagnóstico de doenças pulmonares

#PraCegoVer: participantes sentados enquanto assistem palestra do pneumologista (Foto: Luis Gava/PMC)
Caraguatatuba recebeu nesta quinta-feira (19/07), no auditório do Hotel Jangada Flat, no Centro, capacitação sobre “Matriciamento para atendimento de doenças pulmonares”, aos profissionais da Atenção Básica dos quatro municípios do Litoral Norte.
O treinamento foi ministrado pelo vice-presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT) Regional Campinas, Dr. Paulo Tonidandel; pela coordenadora do AME da região, Giselle Oliveira, e pelo pneumologista, Dr. João Paulo Megdar.
O objetivo do encontro foi preparar os profissionais para fazer o diagnóstico precoce das doenças pulmonares como Asma, Fibrose Pulmonar Idiopática e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), conhecida como enfisema pulmonar.
A DPOC é causada principalmente pelo cigarro, poluição, infecções respiratórias e exposição ocupacional. Pessoas com mais de 40 anos de idade, fumante ou ex-fumante, devem ficar atentas aos sintomas: tosse frequente, expectoração ou “catarro” constante, cansaço ou dificuldade para respirar.
“Consulte um médico, pois algo está errado. Estes sintomas não são apenas parte do envelhecimento. Com esse treinamento, os profissionais da atenção primária estarão aptos a realizar o diagnóstico precoce da doença e a realizar o tratamento e acompanhamento dos portadores da DPOC”, explicou Amélia Ferreira, coordenadora da Atenção Básica de Caraguatatuba.
A articuladora da Atenção Básica da Secretaria Estadual de Saúde – DRS 17 Taubaté, Denise Mendes Ribeiro, destacou que com a constatação do diagnóstico já na Atenção Básica, diminuirão as filas de espera para atendimento de consultas e exames. “Assim, melhoraremos o tempo de resposta da patologia”, disse.
No encontro foi realizada rodada de casos clínicos em DPOC com espirometria, aparelho que mede a quantidade de ar que a pessoa expira e a rapidez com que ela faz isto.
“A espirometria pode detectar a DPOC antes dos sintomas aparecerem. O médico também pode usar o resultado do teste para descobrir a gravidade da doença, além de ajudar a definir seu tempo de tratamento”, explicou o médico Paulo Tonidandel.
A capacitação foi promovida pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e Laboratório Boehringer, direcionada aos médicos, farmacêuticos, fisioterapeutas e enfermeiros que compõe o corpo técnico das Unidades Básicas de Saúde (UBS), dos municípios de Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela.
Veja Também Recentes

Representantes de Conselhos Municipais e empresários debatem destinação do Imposto de Renda na Associação Comercial
Os presidentes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI) e do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) fizeram uma ação conjunta, nesta quinta-feira (24), durante a comemoração de 60 anos da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba para mobilizar e sensibilizar os participantes

Secretaria de Serviços Públicos segue com ações de zeladoria em vários bairros de Caraguatatuba
As limpezas e bota-foras da Secretaria de Serviços Públicos continuam simultaneamente nos bairros do Perequê-Mirim, Travessão, Porto Novo, Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio e praças), Camaroeiro (Complexo Turístico) e Praia da Cocanha, nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba (vide cronograma abaixo). Desde segunda-feira (14/4), grupos de

Programação dos Jogos Abertos da Juventude sub-18 continua no fim de semana
A programação esportiva dos Jogos Abertos da Juventude sub-18 continua no próximo fim de semana em Caraguatatuba, com as modalidades ‘basquete masculino’ e ‘tênis de mesa masculino’. Pelo ‘basquete masculino’, Caraguatatuba entra em quadra para enfrentar São Sebastião, na casa do adversário, no Ginásio Municipal “Gringão” (José de Souza Gringo),

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba realiza abertura de novas exposições no aniversário da cidade
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) abriu no último sábado (19), três novas exposições – “Edna Lins – Tributo”, que apresenta uma homenagem em memória da pintora (1937 – 2022); “terra terreno território”, da fotógrafa e artista visual Dani Sandrini; e “Loucuras Anunciadas”, que reúne uma coleção

Núcleo Comunitário e Cultural do Massaguaçu recebe Pré-Conferência de Direitos da Pessoa Idosa da região norte nesta quarta-feira
Os moradores do Massaguaçu e dos bairros da região norte têm a oportunidade de discutir, opinar e propor ações voltadas aos idosos do município, durante a pré-conferência de Direitos da Pessoa Idosa, nesta quarta-feira (16). O encontro será no Núcleo Comunitário e Cultural “Calixto Leandro, na Avenida Geraldo Alves, 42,