Pesquisar No Site
Campanha de vacinação contra sarampo e pólio começa dia 4 de agosto

Campanha de vacinação contra sarampo e pólio começa dia 4 de agosto

#PraCegoVer: Mulher recebe vacina de enfermeira no braço. (Foto: Luiz Gava/PMC)
A Prefeitura de Caraguatatuba irá realizar a Campanha de Vacinação contra Sarampo e Pólio no período de 04 a 31/08, sendo que em dois sábados (dias 04 e 18/8) também haverá atendimento. O público alvo da campanha são as crianças de 1 ano a 4 anos e 11 meses.
A expectativa é de que sejam vacinadas cerca de 6 mil crianças dessa faixa etária. A vacinação deve ser feita independentemente das vacinas tomadas anteriormente pelas crianças.
Pessoas acima dessa faixa etária, interessadas em atualizar a carteira de vacinação, deverão procurar a unidade de saúde a qualquer dia para serem avaliadas, não necessitando esperar a Campanha. Caso a pessoa não possua carteira de vacinação também deverá procurar a unidade para avaliação.
Todas as UBSs vacinarão no período da Campanha exceto UBS Tabatinga, nos dias de semana, no horário de funcionamento das salas de vacinas.
Nos sábados, dias 04 e 18/8, todas unidades inclusive UBS Tabatinga e um posto volante na praça do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), irão vacinar, no período das 8 às 17h.
Nenhum caso no município
O município não possui nenhum registro de caso de sarampo, porém a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um comunicado, nesta terça-feira, alertando para o aumento do número de casos da doença no Brasil, em especial nos estados de Roraima e Amazonas, que fazem fronteira com a Venezuela, país que ocupa o primeiro lugar na lista de casos confirmados. Segundo a entidade, o Brasil é o segundo na lista por causa do fluxo de imigrantes venezuelanos atravessando as fronteiras brasileiras.
Em 2016, o continente americano foi o primeiro do mundo a receber o certificado da Organização Pan-Americana de Saúde de que estava livre do sarampo. Entretanto, desde o ano passado o número de casos tem crescido na região: em março eram apenas oito países com notificação da doença, agora já são onze.
Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), no momento o Brasil tem um surto em andamento em Roraima: com 234 casos notificados, 42 deles confirmados (34 venezuelanos e oito brasileiros), com duas mortes registradas (duas crianças venezuelanas), em Boa Vista, capital do estado. Já no estado do Amazonas, quatros casos foram confirmados (todos brasileiros).
Veja Também Recentes

Agricultores familiares de Caraguatatuba participam de capacitação sobre legislação ambiental
Agricultores familiares de Caraguatatuba terão a oportunidade de participar do curso de Administração Rural sobre Legislação Ambiental na sexta-feira (4). A formação será realizada no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, das 8h às 17h, e tem como objetivo apresentar a legislação ambiental vigente e auxiliar na adequação das propriedades rurais.

Final da Copa Nova Liga e Torneio Início marcam domingo de futebol em Caraguatatuba
Para comemorar os 168 anos de Caraguatatuba, a programação esportiva do município reservou para o último domingo (20), a final da Copa Nova Liga de Futebol e o Torneio Início de Aniversário da Cidade, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Na disputa do título da Copa Nova Liga, E.C.

Membros do Conselho de Alimentação Escolar de Caraguatatuba participam de Encontro Regional em Ubatuba
Membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de Caraguatatuba participam do Encontro de Formação do Conselho de Alimentação Escolar das Cidades do Litoral de São Paulo, nos dias 24 e 25 de abril, na Câmara Municipal de Ubatuba. O evento tem como principal objetivo fortalecer o papel fiscalizador e deliberativo

Palestra sobre religiosidade de matriz africana integra programação de aniversário
O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” realiza no dia 10 de abril (quinta-feira), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana”. A atividade faz parte da programação de aniversário de Caraguatatuba. A entrada é gratuita

Audiência Pública para Elaboração do Plano Plurianual PPA 2026-2029 e Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2026
Além de serem uma obrigatoriedade da Lei de Orçamento e Constituição Federal, as audiências públicas são a oportunidade da participação popular na elaboração das peças orçamentárias, promovendo a cidadania. É através das audiências que a população ajuda a Prefeitura a entender e ordenar as demandas necessárias para elaboração das políticas